segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Master of the Valley deixa o garoto viver?

 
O Master of the Valley tenta o tempo todo impedir que Trico e o garoto escapem do Ninho, enviando armaduras e tricos que colocam os dois em situações perigosas diversas vezes. O garoto poderia facilmente morrer em diversas dessas situações, mas será que o Master of the Valley realmente quer matar o garoto?
 
Uma parte em especial do jogo me fez questionar isso.


Essa parte é quando o garoto se perde de Trico e encontra o trico do mal. Ali estamos sozinhos e bem vulneráveis, portanto a fera tenta nos atacar sem nenhuma piedade. Mas como a batalha acaba? O garoto se enfia em uma jaula, cai no meio do cenário e começa a ser jogado de um lado para o outro pelo bichano até que os chifres dele brilham e ele vai embora.

Naquela situação, embora o trico não pudesse atingir o garoto diretamente, seria muito fácil feri-lo até a morte jogando a gaiola contra as paredes ou pelos barrancos. Mas o Master of the Valley ordena que ele vá embora, deixando o garoto vivo. Claro que se Trico não aparecesse o garoto acabaria morrendo de fome ou sede, mas se o Master of the Valley realmente quisesse a morte dele essa seria a escolha mais imbecil possível.

Então dá para concluir que o Master não quer simplesmente impedir que o garoto vá embora, ele ainda quer usá-lo e o garoto precisa estar vivo para isso. Enquanto o garoto está fora da gaiola, o trico do mal poderia engoli-lo e levá-lo ao Master, mas assim que o garoto entra na jaula isso não é mais possível, portanto faz sentido que o Master of the Valley tenha impedido que ele continuasse atacando. 
 
Talvez ele enviaria armaduras para capturá-lo, mas como o local é de difícil acesso Trico acabou chegando antes e resgatou o garoto.


Outra situação que chamou a minha atenção é que as armaduras também não tentam matar o garoto, apenas levá-los para o Master. Eles possuem armas, mas não usam nenhuma delas contra o garoto.

Um local que evidencia isso é o corredor que dá acesso à arena. Não existe nenhuma porta azul, então se as armaduras capturam o garoto elas simplesmente ficam lá paradas, sem saber o que fazer. Por que não atirar o garoto para a morte? Seria uma forma fácil de acabar com o problema. Eu não acho que a Team Ico se esqueceu de colocar uma porta azul aqui, ou que se esqueceu que as armaduras não foram programadas para agir nessa situação.


Isso nos leva ao ponto chave: qual a real importância do garoto?

Talvez os humanos aptos a se tornarem sacrifício são bem raros. Sabemos que o rapto do garoto foi o primeiro a ocorrer na aldeia naquela geração. E também vemos no final que muitos tricos voltam ao Ninho com o chamado do MotV, mas apenas dois trazem oferendas. Talvez seja difícil de encontrar os escolhidos e portanto o Master não pode deixar um deles morrer quando já está no Ninho.

Outra possibilidade é que cada um dos escolhidos seja muito especial e necessário para a vida do Master of the Valley. O garoto, no caso, já estava marcado pelo poder dele, então talvez já estivesse ligado ao Master de alguma forma.

Na luta final é possível dizer que é onde o garoto passa mais perto da morte. Um dos tricos o agarra com o bico e o joga para a morte, enquanto o outro trico faz manobras no ar tentando derrubá-lo. Acho que isso fortalece a primeira opção, de que o Master simplesmente não quer desperdiçar um dos escolhidos, mas nessa altura da história é melhor matá-lo do que deixá-lo escapar.

Enfim, é um comportamento interessante do Master of the Valley que achei que valia comentar um pouco. Deixem suas opiniões e até a próxima!!

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Novos trailers, imagens e um novo item!



A Paris Games Week começou ontem e a Sony já fez sua conferência, incluindo mais uma dose do nosso remake de Shadow of the Colossus para o PS4.


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O Castelo vs O Ninho


ICO e The Last Guardian possuem diversas semelhanças, sendo uma delas o próprio objetivo principal: escapar desse lugar doido no qual você foi parar.

Assim somos apresentados ao Ninho e ao Castelo. Inicialmente lugares que não fazemos ideia do que são, mas que logo vamos descobrindo seus caminhos, perigos e etc. Eles praticamente se tornam personagens da história, pois através das suas formas de manter nosso personagem preso é que toda a história do jogo caminha.

Mas qual deles é o mais legal? Sem dúvida é difícil decidir, então no post de hoje faremos as devidas comparações para descobrir qual é o melhor cenário inescapável!

E não, eu não inventei essa palavra!

Sigam-me os bons!


terça-feira, 26 de setembro de 2017

A Colossipédia está de volta!


http://colossipedia.blogspot.com.br/


Depois de um bom tempo arrumando nossa Colossipédia, estou feliz em colocá-la novamente no ar!

Você pode acessá-la clicando na imagem acima ou no endereço www.colossipedia.blogspot.com .

Muita coisa mudou nessa nova versão, as principais são:

Layout responsivo - O tema, que é um dos novos do Blogger, é totalmente responsivo. E para criar cada página eu também considerei mais como fica em diferentes dispositivos.

Busca - Isso é bem básico, mas na organização anterior não era possível implementar uma busca, pois o Blogger só busca nas postagens, não em páginas. Agora a grande busca no topo da página é uma grande mão na roda!

Mais conteúdo - Chegamos no número de 100 páginas. Agora também temos conteúdo de ICO, completando a trilogia, mas também temos conteúdo novo de SotC e TLG.

Claro que ainda não está completo, quero aumentar as páginas de ICO e incluir as galerias das principais páginas - algo que eu quero desde o início -, mas acho que já está bem melhor que a versão anterior, então estava ansioso para colocar no ar! Conforme tivermos conteúdo novo talvez eu faça algum aviso por aqui, mesmo que no final dos posts.

Até a próxima!

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Novo trailer na TGS!

O remake recebeu um pequeno novo trailer ontem na Tokyo Game Show! Podem conferir abaixo:

É curto e não mostra muita coisa, mas vamos aos detalhes:


Começamos com Wander entrando nas Forbidden Lands. Novamente eu tive a sensação do ambiente estar mais amplo, e comparando com uma imagem do original, talvez não seja apenas impressão. A própria Shrine of Worship parece menor e mais distante, o canyon do Celosia está bem visível e não dá para ver a planície central. Talvez seja a atmosfera, mas de qualquer forma, existem motivos para ter essa impressão.

Uma diferença mais real é o céu, está com um tom mais alaranjado e com o local do Sol mais evidente, enquanto no original o céu tinha até um tom de roxo e a luz parecia vir de todo lugar. Não acho ruim do jeito que está, mas sem dúvida é diferente.


Depois vemos trechos de algumas batalhas com colossos. A única cara nova é Avion, que está do jeito que eu esperava. Também vemos Phalanx, Gaius, Valus e Quadratus.


A destruição que o Quadratus faz agora é muito mais detalhada, com inúmeros pedaços saindo da parede. Claro que isso é apenas uma cutscene, mas é in-game, então vamos esperar que o gameplay seja parecido com isso.

Nesse trailer deu para ver um pouco melhor os movimentos dos colossos, e as animações estão idênticas ao original. Acho isso muito bom, se refizessem isso do zero tiraria parte da identidade do jogo.

Mas claro que se adicionassem uns ataques eu acharia bem legal!


Valus é o que mais aparece, com alguns momentos de gameplay e com a cutscene da sua morte. E é em Valus que está a coisa que achei mais incômoda em todo o trailer:


A virilha dele, por increça que parível. Eu pensei "Diabos, eu nunca achei isso estranho, o que era diferente? Será que tinha pelos?"

Na verdade não tinha, só era mais "escondida", sem aqueles traços dividindo as pernas do torso. Desse jeito eu acho consideravelmente estranho, por mais que seja um detalhe.


Já Wander parece estar mais fiel ao original que no trailer anterior. É difícil julgar pelos ângulos que o trailer mostrou, mas é a impressão que dá.


A data permanece indefinida em 2018... e a Shrine of Worship está muito bonita!! Em questões de atmosfera acho que essa imagem é a que mais impressiona, espero que consigam chegar num nível assim em todos os cenários do jogo.

Enfim, por hoje é só. Até a próxima!!

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Porque Horizon é o meu SotC do PS4


Pouco tempo após zerar Horizon Zero Dawn eu já quis escrever sobre isso, mas achei que estava apenas empolgado com o jogo. Agora que se passaram alguns meses eu posso confirmar: Nenhum outro jogo me trouxe um sentimento tão parecido com o de SotC quanto Horizon Zero Dawn. Nem mesmo The Last Guardian!

Mas por quê? Horizon não chega nem perto do estilo artístico da Team Ico, tem um visual tecnológico em contraste ao ar antigo de SotC, as diferenças são inúmeras, é estranho que justamente ele tenha alcançado essa semelhança. Mas no fundo tudo faz sentido, então no post de hoje falaremos como Horizon se tornou o meu SotC do PS4!


terça-feira, 5 de setembro de 2017

Um épico mapa de madeira das Forbidden Lands

Fan art de qualidade de Shadow of the Colossus é o que não falta por aí, mas me deparei com uma que me chamou a atenção essa semana: um mapa das Forbidden Lands gravado a laser em uma peça de madeira!

Vejam só que legal:

Vocês podem ver em tamanho bem maior aqui!

É bem fiel ao mapa original, mas é estilizado e deixa visível todo tipo de coisa que vemos no jogo, desde as Save Shrines até detalhes das arenas dos colossos. E eu achei isso sensacional!


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ideias descartadas de The Last Guardian


The Last Guardian de longe foi o jogo que a Team Ico demorou mais para fazer, mas ainda assim foi o que permaneceu mais fiel ao projeto original. Se olharmos o trailer de revelação, ou até mesmo o trailer do projeto, vemos que nada mudou tão drasticamente.

Mas é claro que houveram mudanças. Algumas eram ideias bem interessantes que agora só podemos imaginar como seriam no jogo final.

Sendo assim, vejamos quais são! Sigam-me os bons!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Porque eles deveriam incluir colossos no remake



A esperança de enfrentar alguns colossos a mais passou pela cabeça de boa parte dos fãs ao ver o remake de Shadow of the Colossus sendo anunciado. Uma terceira versão do jogo, agora reconstruída do zero, parece o momento perfeito para a Sony ir um pouco mais longe e adicionar os míticos colossos excluídos.

Mas a vida não é feita de algodão-doce e rapidamente essa expectativa foi despedaçada pelas declarações que afirmaram que o jogo permaneceria com o mesmo conteúdo. Alguns dias depois Ueda revelou que possuía uma lista de mudanças para o remake, mas também colocou a adição de colossos como fora de questão.

Sendo assim, sabendo que eles realmente não pretendem colocar nenhum grandalhão de pedra inédito, falaremos no post de hoje como isso é um grande erro!

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Ninho, uma colmeia gigante


O Ninho funciona através de um sistema muito organizado e hierárquico, com cada um dos seus habitantes trabalhando em uma função para um propósito em comum: alimentar e manter viva a esfera que conhecemos como Master of the Valley.

Muitos jogadores notaram similaridades entre o Ninho e colônias de insetos, como formigas e principalmente abelhas. E isso vai muito além de papéis parecidos, existem vários detalhes que reforçam ainda mais essa temática dentro do jogo.

No post de hoje analisaremos essas similaridades! Sigam-me os bons!

sábado, 5 de agosto de 2017

Agora estamos no Facebook!


https://www.facebook.com/blogforbiddenlands/




Agora o blog tem a sua própria página no Facebook! Clique na imagem ou aqui para visitá-la.

Lá serão postadas todas as atualizações que o blog receber e algumas outras coisas, como notícias do remake, curiosidades, imagens dos jogos e etc.

Como o blog ficou muito tempo parado e agora estamos retomando acho que a página pode trazer um público novo. Então curtam e compartilhem com os amigos que gostam de games, eu ficarei muito agradecido! XD

Até mais!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Os melhores momentos de The Last Guardian!


The Last Guardian é considerado uma jornada extraordinária. E para uma jornada ser extraordinária ela sem dúvida precisa de muitos momentos marcantes. Então, enquanto eu jogo mais uma vez pela história de TLG, eu decidi juntar os momentos mais legais, que mais trouxeram arrepios ou me deixaram impressionado. É o nosso Top 10 melhores momentos de The Last Guardian!

Como é de se imaginar, esse post está recheado de SPOILERS!

sábado, 22 de julho de 2017

Teoria - Os tricos são geneticamente modificados



Trico sem dúvida foi criado pela Team Ico para ser de uma espécie estranha e fascinante. Características de vários seres que nós admiramos, comportamento de um animal de estimação, capacidade de voar e outras características mais. Mas dentro do universo do jogo, tais características podem ser explicadas naturalmente? A evolução ou o deus do universo do jogo criou uma espécie tão superpotente assim?

Alguns indícios do jogo deixam uma certa dúvida sobre isso, levando alguns a pensar que os tricos poderiam ser frutos de mentes humanas, criados em laboratório.

"Oras Kaique, mas o jogo se passa em uma civilização primitiva! Como isso faria sentido?"

Pois isso é o que torna tudo ainda mais legal, meu caro! Vamos analisar os fatos!


sábado, 15 de julho de 2017

Teoria - Dormin é o Master of the Valley


A origem do Master of the Valley é um dos pontos mais misteriosos de The Last Guardian. A única coisa que o jogo conta é o nome pelo qual ele é conhecido, fora isso temos que tirar nossas próprias conclusões através do que é mostrado e das pistas que pegamos pelo jogo.

Existem diversas teorias sobre sua natureza, e uma delas é que de alguma forma ele tem ligação com Dormin. Afinal, a energia maligna mostrada no jogo é semelhante ao que vemos em Ico e Shadow of the Colossus, então é uma conexão que fazemos naturalmente. Mas como fundamentar isso no que aparece no jogo? Pois é o que veremos hoje!


quarta-feira, 12 de julho de 2017

Coisas que queremos iguais no remake!


Já falamos em posts passados sobre as melhorias que esperamos no remake e as novidades que seriam bem-vindas. Agora chegamos num ponto ainda mais importante: aquilo que a Bluepoint não deve tocar ou que deve refazer da forma mais igual possível.


sábado, 1 de julho de 2017

Ueda tem uma lista de mudanças para o remake

Boas notícias para quem espera algo a mais no remake de Shadow of the Colossus!

Em entrevista, Fumito Ueda revelou que tem uma "lista de mudanças" que gostaria de ver no remake. "Transmiti o meu pedido sobre o conteúdo e ajustes, mas não sei se a implementação será o que eu disse".

Como ele não tem certeza se as mudanças serão feitas ele não pode revelar quais são, para não criar expectativas e não corresponder. Mas ele claramente fala de conteúdo, portanto algo novo pode realmente vir!

Entretanto, novos colossos continuam sendo algo fora de questão. Ueda disse que "nesse jogo existem 16 inimigos e existe uma história para esses 16 inimigos. Então para mudar essa história... eu não penso em mudá-la. Está terminada com 16 inimigos. Está ok."

Enfim, acho que agora dá para ter mais esperanças sobre novidades no remake, pois se boa parte dos fãs e o próprio criador são a favor disso, seria estranho ignorar totalmente. Vamos esperar e ver o que acontece!

Até o próximo post!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

A melhor coisa sobre o segredo é que ele não era real


Enquanto zerava The Last Guardian pela primeira vez e via alguns vídeos do jogo no Youtube eu me deparei com um vídeo relacionado que falava do "final secreto" e como liberá-lo. No final das contas era mais uma cena pós-créditos do que um final secreto de verdade, mas o que importa é que quando eu li o nome do vídeo tudo que eu pensei foi "Poxa, mas que sem graça".

E depois eu parei para pensar: por que um final secreto, algo que muitos procuraram no SotC, seria algo sem graça agora? Então eu percebi que o segredo nunca foi importante, o que importava era procurar por ele. Na verdade, a melhor coisa sobre o segredo foi o fato dele não existir.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Novidades que gostaríamos de ver no remake!


Yoshida já disse que o conteúdo do remake não será diferente do PS2. Mas nós somos sonhadores e não conseguimos deixar de imaginar que algo possa vir, afinal a voz dos fãs pode ser ouvida, ou eles podem colocar algo que não está nos planos ainda. Algumas coisas seriam simples, outras seriam literalmente gigantescas.

Por mais que seja difícil, o próprio Ueda disse que pensou em incluir conteúdo novo na Collection e, que embora tenha desistido, poderia fazê-lo em uma oportunidade futura, caso fizesse um remake. E lá estão eles fazendo um remake, é a chance que temos!

Sem maiores delongas, vamos para a lista, partindo do mais fácil para o mais difícil!


domingo, 18 de junho de 2017

Melhorias que queremos ver no remake!


Shadow of the Colossus está indo para sua terceira versão, e se na época da Collection já ficamos animados em ver o que seria melhorado no PS3, agora que o jogo está chegando no PS4 e não é apenas um remaster, mas um remake, temos muito mais motivo para antecipar as novidades e o lançamento do jogo.

Por isso hoje vamos imaginar um pouco o que podemos ver de legal na mais nova edição do jogo!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Shadow of the Colossus para PS4 terá novos controles


Todos estamos vendo o trailer do remake de Shadow of the Colossus e imaginando o que exatamente será mudado. Em entrevista, Shuhei Yoshida esclareceu um pouco mais sobre isso.

O jogo será um remake, não um remaster. O conteúdo permanece o mesmo, mas todos os modelos estão sendo refeitos. Os controles também estão sendo modificados para chegar no padrão atual de gameplay.

Mas para quem quiser, o estilo original dos controles também estará disponível. Assim ninguém fica insatisfeito.

Também ficamos sabendo que Fumito Ueda está presente no desenvolvimento, embora de forma mais distante. Ele é supervisor e consultor do remake.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Shadow of the Colossus vindo para PS4!


Primeiramente, peço desculpas pela falta de postagens sobre The Last Guardian. Realmente tem muito mais para falar sobre o jogo, mas por motivos pessoais (em menos de duas semanas eu serei um homem casado!) tem sido mais difícil arrumar tempo para cuidar do Forbidden Lands.

Mas hoje não dava para evitar, afinal a Sony nos pegou de surpresa ontem. No geral foi uma conferência sem graça, e se analisarmos friamente um remake de um jogo do PS2 que já recebeu remaster no PS3 também não é digno de muito mérito.

MAS A GENTE NÃO CONSEGUE ANALISAR FRIAMENTE, É SHADOW OF THE COLOSSUS! NÓS ADORAMOS SHADOW OF THE COLOSSUS!


No início do ano já havia sido dito que a Bluepoint (que fez a ICO e Shadow of the Colossus Collection) estava dando um tapa em mais um clássico Playstation. Ninguém imaginava que seria mais uma vez o clássico da Team ICO, mas agora sabemos que é, e está sensacional!

Vamos para as imagens!



Para começar, uma visão do nosso cenário. O que se destaca é que muita coisa que era detalhado através de texturas agora foi transformado em polígonos. Podemos ver como a rocha da passagem ganhou mais vida e realismo. Também podemos ver isso na Shrine of Worship, o que antes era modelado com pouca resolução nessa distância agora está muito mais detalhado.

Um detalhe adicionado foi a vegetação crescendo pela Grande Ponte. Apesar disso, tanto a ponte como a SoW perderam um pouco do tom esverdeado, que se destacava no original, para ganhar um tom mais real.



Olhando os colossos então, a diferença fica ainda mais impressionante. Todos aqueles símbolos na pedra, que eram texturas, agora são modelados e isso dá um destaque tremendo para eles.

E como não falar no visual dos pelos? A técnica da Team Ico no PS2 sem dúvida era milagrosa, mas o tratamento que eles receberam agora os transformou completamente. Eles até reagem ao vento!

Recomendo que vejam a imagem acima por inteiro e com zoom, dá para ver cada fio se contorcendo pelo vento e movimento do colosso, é sensacional!


É difícil descrever como os colossos ganharam nova vida com essas mudanças. Os colossos que vimos ontem foram Valus, Quadratus, Gaius, Barba e Phalanx. Os que mais me impressionaram foram Valus e Gaius (OLHA AQUELAS GRAVURAS NO BRACELETE, AQUELAS RACHADURAS NA ESPADA! AAAAAARGHRURBURGBRUBRRR), mas foram os que apareceram mais e mais de perto, portanto acho que todos vão nos impressionar.


A atmosfera segue no clima do original, mas é visível que a iluminação sofreu melhorias. O "bloom" da Team Ico não apareceu, mas a iluminação está bem forte, como podemos ver quando Wander está no braço de Valus e passa da sombra para a luz.

O layout dos cenários permanece o mesmo, mas é visível que a atmosfera nova cria uma sensação diferente. Ao ver o covil do Barba e a arena do Kuromori o meu pensamento foi "Eita, aumentaram os cenários!", mas ao ver melhor acho que não foi o que aconteceu, apenas parecem diferentes.


Agora é esperar mais novidades, e torcer para que dessa vez possamos ter conteúdo novo. Não quero ver o Adar Flam e o Arachnis escapando mais uma vez.

Até a próxima!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Sabe de onde vêm os desenhos da abertura de TLG?


Como disse nas minhas primeiras impressões, a abertura de The Last Guardian conta com desenhos científicos de diversos animais, algo que é bem interessante e contrasta bastante com o universo do jogo.

Eu inicialmente achei que fossem criados pela própria GenDesign, apenas buscando imitar o estilo de desenhos antigos. E por mais que isso fosse algo muito mais legal, na verdade os desenhos são baseados na enciclopédia Historiae Naturalis, escrito por Plínio entre os anos 77dC e 79dC.

A única diferença é que a equipe espelhou os desenhos. As comparações:






 





 




 
 
 
 

E para minha surpresa, não só os animais reais foram tirados do livro, animais mitológicos e lendários também!





 
 
 

Logicamente, o único que não foi tirado do livro, e nem teria como, foi esse:


Enfim, esses são os principais, durante os loadings outros aparecem e também são retirados do livro. É interessante ver de onde tiraram, mas algo mais interessante é ver algo desse tipo incluído em um jogo da Team Ico, afinal é notavelmente diferente do universo do jogo.

Algo interessante é que boa parte dos animais ilustrados possuem características em comum com Trico. Asas, penas, chifres, estrutura do corpo e cabeça, e até mesmo

[SPOILERS]o comportamento, no caso das formigas e abelhas, já que os Tricos são condicionados a uma espécie de comunidade onde existe um exército de operários que serve um único líder.[SPOILERS]

Até a próxima!