quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Explicando o final


Shadow of the Colossus tem um final impactante, que traz muitas surpresas e também algumas dúvidas. Aqui vamos esclarecer as principais questões sobre os acontecimentos do final do jogo.

Quem é o Lorde Emon?

Ele é o xamã da tribo de Wander. Como um líder, ele conhece muito bem a história de Dormin e possuía a Ancient Sword, para evitar que o ritual proibido fosse realizado. Quando ele percebe que a espada foi roubada ele sabe que foi para realizar o ritual, e por isso viaja até as Forbidden Lands.

É provável que ele também seja o responsável pelo sacrifício de Mono.

Por que Wander virou um bebê?

Porque ele foi purificado de toda a possessão de Dormin quando foi sugado pelo redemoinho. Ele continua sendo Wander, agora livre da influência maligna de Dormin. Mas nem tudo pôde ser purificado, os chifres ficaram como um símbolo do que aconteceu.

Dormin enganou Wander?

Na verdade não, na conversa inicial dos dois Dormin deixa bem claro que o preço a ser pago pela ressurreição de Mono será muito alto. Wander simplesmente aceita sem questionar, portanto podemos dizer que Dormin não mentiu para Wander nenhuma vez.

O que aconteceu com Dormin?

O destino dele é incerto. Ele desapareceu completamente ao ser sugado pelo redemoinho, mas não sabemos se ele foi aprisionado novamente, exterminado ou ainda outra coisa.

É especulado que apenas parte dele tenha sido sugada no redemoinho, e que a outra parte tomou conta do corpo da Mono - isso porque a voz feminina de Dormin é ouvida por todo o jogo, menos quando ele possui Wander, e quando Mono ressuscita é possível ver fios negros em volta dos seus pés (isso não é visível no remake, mas era no original).

Emon foi o responsável pelo primeiro selo?

Não. O primeiro selo ocorreu muito tempo antes dos acontecimentos do jogo. Ao ser liberto, Dormin usa o termo "você" ao acusar Emon de sua prisão, mas no original japonês o termo é "vocês", o que poderia estar se referindo ao povo de Emon ou aos humanos em geral.

Como Agro sobreviveu?

Por um milagre, pois a queda certamente era fatal. Podemos atribuir isso à Dormin, já que ele é o único ser sobrenatural que temos conhecimento no mundo do jogo.

Por que podemos controlar algumas cenas se não é possível mudar nada?

Isso faz parte da forma da equipe de contar a história. Ao controlar Dormin, por exemplo, eles mostram que Wander ainda está consciente, mas a resposta dos movimentos é lenta porque Dormin está tomando o controle.

Como o jogo se conecta com ICO?

Shadow of the Colossus se passa muito tempo antes de ICO. Com os acontecimentos do final, Wander se torna o primeiro humano com chifres, e após muitas gerações de descendentes chega ao personagem principal de ICO.

Mas como Wander sobreviveu e gerou filhos?

No final do jogo Mono, Wander e Agro ficaram isolados nas Forbidden Lands. Mono certamente cuidaria de Wander, sobreviveria do fruto da terra e, considerando que ela é uma garota jovem, ela ainda poderia ter filhos de Wander depois que ele crescesse.

Eventualmente eles - ou seus filhos - poderiam escapar das Forbidden Lands pelo mar e chegar a outro local.

Se você tiver mais alguma dúvida, é só comentar! Responderemos assim que possível e podemos até adicionar ao post!

13 comentários:

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Ótimas perguntas! Salvei as respostas de novo huehuehue
Pior alguns meus amigos já me perguntaram sobre isso

Unknown

Muito boa teoria,minha teoria seria mesmo o Wander tendo virado bebê ele pode ter se tornado um ser com conhecimento da magia e ao crescer (pode ser rapidamente tbm, estilo a escuridão do supernatural) e usando magia para escapar das terras

Ditto

q sdd q deu do tempo que exploramos o jogo inteiro </3

Nathalia Olivi de Moura

Sobre a Agro: lembro de ter lido um bom tempo atrás que ela, assim como o Wander, vai sendo fortalecida por Dormin. Já sabemos que o Wander, ao absorver partes de Dormin, tem sua resistência e vida aumentadas. Alguém apontou que a Agro pula de lugares mais altos, que antes temia, e se recupera mais rápido quando fica manca lá pelo final do jogo em comparação ao começo. Atribuem isso ao poder de Dormin.

the ICOn

Vendo neste exato momento a live do cara com maior número de relíquias/moedas no mundo. Ele pegou as 79 e neste exato momento, o caminho para o enlightment é real. Estamos de fato, agora com fatos concretos vivendo o hype para o segredo de SotC. E esse tipo de mistério atualmente nem existe, se sabe 100% de um jogo semanas antes de lançar. SotC é realmente muito único, e essas atmosfera e hype que a fanbase criou dá uma magia pra ele.
Me sinto como nos velhos tempos do blog mega ativo nos comments de 2011 de geral pirando nas teorias...

the ICOn

Pode ser que seja trollada do Nomad, mas ao menos as relíquias são reais. Pode ser algo foda, pode ser nada demais, Pode NÃO SER NADA até agora não se sabe. Mas o hype em si faz relembrar os velhos tempos e mesmo que não seja nada, ao menos as relíquias são algo concreto. Antigamente a gente pirava baseado em nada

Ditto

até agora n aconteceu nada =(

Ditto

iih aconteceu

the ICOn

ESPADA DO DORMIIIIIING CARALHOOOOOOOOOOOOO

Kaique

Estava dormindo lol, mas revelação devidamente postada!

Realmente é épico ver um segredo real no jogo. A Bluepoint sabia como os fãs do jogo buscavam isso e decidiu tornar realidade, é muito bom da parte deles.

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

OMG... the ICOn e Ditto estavam acordados das 3h00 à quase 5h00. Corujas XD