quarta-feira, 1 de julho de 2015

Comparando The Last Guardian de 2010 e de 2015

Todo mundo viu The Last Guardian ressuscitando na E3, e praticamente todos disseram que ele está do jeito que a gente lembrava, seja como um alívio por ver que a visão artística está intacta, ou só pra dizer que os gráficos ainda parecem de PS3, o que só mostra como eles são chatos.

Mas comparando o material de divulgação dessa E3 com tudo o que tinham revelado antes é possível notar algumas mudanças. Pequenas, sim, mas existem.



Na verdade teve uma coisa que mudou bastante: O cenário.

Na maioria das imagens mostradas antes da seção que vimos no gameplay, o cenário é no meio de montanhas. A imagem acima mostra uma mudança drástica, o fundo que era apenas a parede de uma montanha com uma ou outra cachoeira, agora é uma cidade inteira.



A mesma coisa podemos ver aqui. O fundo agora tem torres, muralhas, construções enormes, enquanto antes era apenas uma fenda e uma cachoeira.

E sim, a fonte de luz está em outro lugar, é por isso que a parede da versão nova quase não tem contraste de luz e sombras.


De fato, o cenário de The Last Guardian tem mudado muito a cada vez que aparece. Para quem não se lembra, a versão beta do jogo (que não devia nem ter sido mostrada) tinha esses prédios beges feitos de blocos de Tetris.


Então, quando foi oficialmente revelado, as estruturas eram mais realistas, lembrando bastante as estruturas da cidade do Cenobia.


Mas então, quando vimos o jogo de novo em 2010, poucas construções ao redor eram vistas, apenas vimos montanhas. E as construções que vimos estavam com cores diferentes, mais para verde/cinza, ao invés do bege/laranja de antes.


E então, agora temos uma panorâmica da cidade novamente, e apesar do estilo não ter mudado tanto desde a última vez, a quantidade de construções ao redor mudou drasticamente.

As construções são todas arredondadas, diferentes das construções retas vistas na revelação, existem mais torres pequenas espalhadas, e a diferença de tamanho entra as construções é bem maior, criando uma cidade bem mais variada visualmente.


Ao que eu estou entendendo, essa cidade de TLG está dentro de uma cadeia de montanhas. Não apenas com algumas montanhas ao redor, mas totalmente cercada. Essa concept acima, por exemplo, mostra apenas uma montanha, mas não mostra nada de construções. E algumas imagens mostram montanhas bem altas que aparentemente cercam o local todo:


Essas montanhas estão altas demais e com muitos detalhes para serem montanhas no horizonte, elas provavelmente estão bem perto da cidade, cercando tudo, fazendo desse local uma cidade escondida no centro de uma montanha gigantesca, dificultando a entrada e saída de qualquer um.

O que faz muito sentido com a premissa do jogo, já que o desafio é escapar desse local.



Quanto aos personagens, nada mudou visualmente. O que é muito bom, como eu já havia dito antes, a última coisa que eu gostaria de ver diferente era o Toriko, pois seu design já é muito bonito e cumpre exatamente o que buscam.

Já o garoto eu não veria problema em ver mudanças, mas não vejo problema em estar igual também.


Mas não é porque nada mudou no design dos personagens que não teve nenhuma melhoria.

Algo que me impressionou bastante foi a diferença na animação das asas. Antes era como se elas estivessem ali quase imóveis, só subiam ou desciam e reagiam ao movimento do corpo, mas melhorou muito!

Quando Toriko está agitado ele não para de mexê-las, e quando ele está pendurado ele fica batendo como se elas fossem ajudá-lo a subir, é uma animação extremamente convincente, tanto que me fez questionar se eles vão usá-la para algo a mais no decorrer da história.


A animação das orelhas também está melhor, mas já era muito boa antes, então a diferença é menor.


E creio que o efeito dos olhos brilhando ao ficar assustado também seja novo. Talvez só não vimos antes, mas Toriko já tinha aparecido mais apreensivo, só que sem esse efeito.

Enfim, essas são as pequenas mudanças que eu notei ao ver The Last Guardian novamente. Esperamos ver mais dele em breve, lembrando que a Tokyo Game Show 2015 acontece entre 17 e 20 de setembro, então mesmo que não divulguem nada antes, é muito provável que mostrem mais coisas no evento!

Até o próximo post!

36 comentários:

Unknown

Sim, também percebi isso.
Também o Trico e o garoto mudam um pouco:

-------------------

TRICO: Em 2010, a boca do Trico ficou bem aberta, quando viu aquela coisa estranha:

https://farm1.staticflickr.com/495/18940356522_11720d2072_o.jpg

Então, viu a boca de Trico de 2010 nesse site.
E agora, em 2015, mudou um pouco, boca não ficar aberta:

http://2.bp.blogspot.com/-WeeTU9YBwT4/VY__cK2A2_I/AAAAAAAAN0c/X7J4Xl5HHC4/s1600/8.jpg

Tipo, boca lateral dele ficar pele fina por exemplo de Tiranossauro Rex:

http://static1.squarespace.com/static/50fb8575e4b0dcfb3cb34546/t/51035ed1e4b08b960482bca8/1359175379859/IWG-trex-teeth-vector.jpg

-------------------

GAROTO: Em 2010, o garoto está usando sandália masculina, certo?
Em 2015, tirou sandália masculina e agora pé sem sandalia por exemplo da Yorda.

Kaique

Realmente, não havia notado esses dois detalhes, obrigado por nos mostrar Hellen!

Unknown

De nada, Kaique :)

Cesar (Wander)

Eu nem tinha percebido a mudança no cenário,bom post!

Cesar (Wander)

``Ao que eu estou entendendo, essa cidade de TLG está dentro de uma cadeia de montanhas. Não apenas com algumas montanhas ao redor, mas totalmente cercada. Essa concept acima, por exemplo, mostra apenas uma montanha, mas não mostra nada de construções. E algumas imagens mostram montanhas bem altas que aparentemente cercam o local todo:´´

Se eles ainda estão usando a concept art como base e você está correto então eu me pergunto o quão grande é aquela montanha.Pode ser que a cidade seja gigante ou não tão grande mas com vários ``níveis´´ de construção,como você ir por baixo de uma ponte que você passou antes.

Cesar (Wander)

TLG vai usar um sistema de vida como SotC ou será como Ico onde você só morre se cair de uma grande altura ou algo acontecer com seu parceiro?

Cesar (Wander)

Se eu já não estivesse escrevendo três fanfictions eu faria uma de TLG.

Cesar (Wander)

Já vou

Kaique

"TLG vai usar um sistema de vida como SotC ou será como Ico onde você só morre se cair de uma grande altura ou algo acontecer com seu parceiro?"

Acho que vai ser como Ico. O Ueda só falou de morrer caindo em precipícios e sendo pego por guardas, e pelo que mostraram até agora o jogo nem tem HUD, acho que vai ser só coisas desse tipo mesmo.

Kaique

Que fan fictions você está fazendo Wander?

Eu tava planejando uma fan-fiction(ou uma fan-comic na verdade) de Crash, mas cadê a coragem de começar isso de uma vez? lol

Unknown

Ah, quase esqueci. Aquele garoto tem tatuagens pelos braços e pernas... Me lembrei de trailer de jogo ICO na versão PS1, mas foi cancelado (você já sabe)

Imagem do Garoto com tatuagens no TLG: http://vignette2.wikia.nocookie.net/t__/images/a/a3/TLGprotagonist.jpg/revision/latest?cb=20090603063548&path-prefix=teamico

Imagem da mulher desconhecida com tatuagens no ICO (PS1):

- http://1.bp.blogspot.com/-Ql_mcVHjqME/U85PVJhcT6I/AAAAAAAAHq8/Oks1fzmzihY/s1600/Yorda+touching+Ico%27s+face.jpg

- http://4.bp.blogspot.com/-b00Lzm4cxTQ/U85Y1Wx4MhI/AAAAAAAAHsY/_mZGLMa0r2s/s1600/Early+Yorda+and+couch.jpg

- http://4.bp.blogspot.com/-aw0ICq19iy0/U85bZY5uvnI/AAAAAAAAHss/K8QfWnRHRgI/s1600/Yorda+arm+designs.jpg

Cesar (Wander)

``Que fan fictions você está fazendo Wander?´´

Uma de Monster Hunter(desde Fevereiro de 2014)

Um crossover de Demon´s Souls e Dark Souls.

Uma ``mini´´ fanfiction de Knock Knock(indie game por Ice pick Lodge)

Cesar (Wander)

E as duas primeiras eu provavelmente só vou terminar depois de 2 anos.Mas são ``projetos´´ que eu estive planejando por muito tempo.No final vou imprimir os dois e mandar encadernar para deixar como lembrança.

Dodô

Só espero que façam uma versão anti-geração, assim como Mortal Kombat X
Whatever, como vocês vão gente? Já faz tempo...
É estranho imaginar que eu cheguei aqui com 8 anos xD

LunaLu

AEHOOOOOOO voltou com o blog :D

Gustavo H.J

Dodô tem quantos anos agora?

Dodô

"Dodô tem quantos anos?"
14
Krl, eu to aqui á mais de meia década!

Denise(Dashenka)

Muita coisa mudou desde 2010...outras não...

Denise(Dashenka)

"Krl, eu to aqui á mais de meia década!"

Mesma coisa comigo...O tempo voa quando se curte a vida...

Ditto

Que coisa

Denise(Dashenka)

"Que coisa"

?

Denise(Dashenka)

Olá Ditto...

Denise(Dashenka)

Como você vai...?

Ditto

Olár Denisa o/

Ditto

Eu vou bem, e tu?

Denise(Dashenka)

"Eu vou bem, e tu?"

Bem...eu acho...

Denise(Dashenka)

Quantos anos você tem agora...?

Denise(Dashenka)

Preciso ir...tchau...

Ditto

Desculpe a demora D:
Tenho 18 aninhos

Dodô

Gente, tá todo mundo com 18 ou mais 'o'
Mas ainda devem ser os mesmos virjões de sempre!

Ditto

Claro lol

.
Este comentário foi removido pelo autor.
.

"Um crossover de Demon´s Souls e Dark Souls."

Não deve ter muito dialogo,nem enredo....se quisermos achar alguma informação da lore da fic temos que ver nos fóruns.

Unknown

Primeiramente parabéns pelo blog Kaique ele é muito foda, até divulguei no meu blog e já visitei aq lá pra 2010-2013 e não sei pq nunca me manifestei aq mas enfim :v
Eu acredito que muitas ideias descartadas da versão de PS1 do ICO vão ser botadas em pratica no TLG, assim como o Hellen disse as tatuagens no garoto e o fato de até o momento os inimigos do game serem seres cm aparência humana assim como era pra ser no ICO de PS1.
Pra min o gráfico deu uma melhorada sim em questão a versão de 2010 que seria lançada para PS3. Tem muito mais ''nitidez'' nos elementos do cenário, mais quantidade de vegetação e tbm n é pra se esperar mt do gráfico do jogo pois o PS4 foi lançado a 2 anos atrás e esta nem na metade da sua vida útil para os jogos, diferente do SotC que foi lançado 1 ano atrás do lançamento do PS3, então as produtoras já sabiam até onde a capacidade do PS2 iria. Além do mais que diferente do PS2 o PS4 tem atualizações do sistema que cada vez mais otimizam o console. E dps de tanto tempo esperando é inaceitável a Team ICO adiar o jogo para lançar 1 ano antes do lançamento de um futuro PS5 para usar toda a capacidade do PS4. Se caso a Team ICO lançar um outro jogo que não demore tanto como o TLG demorou para o PS4 esse novo jogo irar vir cm o gráfico mais impressionante possível ;-;

Kaique

Muito obrigado Leo!

Verdade, tem muita coisa descartada do Ico, o que é bem interessante. Ico nem tinha os chifres durante a produção, então a história era outra, talvez eles tenham usado alguns elementos dessa história que nem conhecemos.

E o gráfico ficou mais bonito sim, a galera que nunca tá contente lol. Tudo tá mais polido, e considerando que a versão de PS3 nem estava rodando decentemente, o que foi mostrado é o esperado. Eu vejo da mesma forma que SotC, o personagem principal é até simples, mas as criaturas que são o foco (os colossos e o Toriko) receberam uma atenção enorme nos detalhes.

Jefferson Almeida

OS CHIFRES DO TORIKI NÃO ERAM AZUIS EM 2010