quarta-feira, 24 de junho de 2015

A sensação de altura em The Last Guardian

Faz uma semana que The Last Guardian reviveu, e apesar de dedicar um post para a sua re-revelação, deixei de comentar sobre um dos aspectos que mais me agradou no que vimos, pois acho que merece mais que dois ou três parágrafos: A sensação de altura!

Esse é um aspecto que tem muita importância, já era muito presente em Shadow of the Colossus, mas parece que em TLG estão focando ainda mais nisso, com vários fatores. Então vamos analisar o que vimos!

Estamos bem no alto


Ok, começando pelo motivo principal e mais óbvio: O lugar é realmente alto.

Na parte que vimos do gameplay, por exemplo, nem mesmo é possível ver o chão, as plataformas chegam a sumir na neblina. E olhando ao redor, as ruínas vão ainda mais longe, várias delas são muito mais altas, e é muito provável que as visitemos em algum momento.

E vamos descer muito também


Já dizia um velho sábio, "Você só conhece a verdadeira altura depois de passar pelo ponto mais baixo."

...
Ok, inventei isso agora, mas não importa, o que importa é que apesar de ter cenários absurdamente altos, também devemos passar momentos bem mais perto do chão. A prisão do Toriko, por exemplo, que está no começo do jogo, é um calabouço dentro de uma caverna, o que eu suponho que seja na base da montanha que cerca as ruínas.

Sem falar nas cavernas subterrâneas, que muito provavelmente estão localizadas em um ponto bem baixo. Ou seja, momentos diferentes do jogo se passarão em locais com altitude bem diferentes, e ao menos que a história "pule" algumas cenas e mude o cenário, teremos que subir/descer grandes distâncias, o que nos leva a...

Escalada


Escalar é sempre uma mecânica nos jogos da Team Ico, e continua aqui, afinal escalar o Toriko é uma das coisas que mais vamos fazer.

Ao que vimos, o garoto escala muito bem. Ele escala o Toriko com mais agilidade que Wander escala os colossus. Ainda não o vimos em ação escalando o cenário, mas imagens já o mostraram agarrado em beiradas.

E nos momentos em que a câmera gira no novo gameplay, é possível ver locais que parecem ser feitos para seções de plataforma com o garoto. Podem ser apenas partes do cenário, mas caso sejam locais acessíveis eles colocariam em prática a agilidade do garoto na escalada.

Vento


Como dá pra ver, o pessoal da Team Ico (Ok, GenDesign, ainda vamos nos acostumar) colocou uma atenção especial ao modo que as penas do Toriko interagem com o ambiente. E o resultado final vale o esforço, pois as penas se movimentando constantemente com o vento criam a sensação de um local alto demais.

De fato, entre os locais que a equipe visitou como referência para o jogo estão arranha-céus, para melhor representar essa sensação.

E além da parte visual, a música é bem sutil, assim como em SotC, e como resultado o som que ouvimos na maior parte do tempo é o vento soprando e balançando a vegetação.

Saltos de fé


Em Ico, saltos de fé eram conosco de um lado estendendo a mão e Yorda do outro lado relutante em pular. Em TLG os saltos continuam, mas nós é que temos que confiar no Toriko, e pular sabendo que ele vai dar um jeito de nos salvar do abismo.

Diferente do que eu imaginei, o resultado desses saltos não é scriptado, assim como vemos resultados diferentes nas duas ocasiões do gameplay, também podemos ter resultados diferentes durante nosso jogo, e claro, até mesmo morrer.

Então o receio de pular e realmente cair no abismo é real, pois é uma possibilidade. Vamos ter que pular com tudo e realmente confiar que o Toriko estará lá pra nos pegar.

E eu duvido que alguém poderia ser pego pelo colarinho no meio de uma queda e não sofrer nada, mas hey, quantos resgates de super heróis não entrariam nessa mesma questão?

Estruturas frágeis


Mais uma para aumentar nossa insegurança. Porque andar nas alturas em estruturas maciças de pedra é bem tranquilo, mas atravessar pontes de madeira sustentadas nas alturas por colunas finas de metal com um grifo de toneladas é outra história.

E se elas começam a desabar bem diante de nós, o que resta é CORRER COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ! E acham que eles perderiam essas chances de derrubar tudo e nos obrigar a sair correndo até a próxima plataforma?

Por mais que provavelmente sejam da mesma seção, inúmeras imagens mostraram momentos desse tipo, então é certeza que será uma ação bem explorada no jogo.

Será que...


Com tanto foco na altura me vem uma dúvida: Será que com o passar do jogo, com Toriko crescendo, as asas também crescerão? As asas são uma adição complexa ao design do Toriko para a animação, eu acharia estranho que estivessem lá só como um adorno ao bicho.

Já vimos algumas diferenças no tamanho dos chifres do Toriko, e até agora nada nas asas, mas como poderia ser um ponto importante na história, faria sentido que a Team Ico escondesse isso para não estragar a surpresa. E caramba, chegar no final do game e vê-lo totalmente crescido com asas que podem realmente levantá-lo do chão seria sensacional!

Ora bolas, ensiná-lo a voar demais! Imaginem só isso!


E por hoje é só galera, até a próxima!

Fontes:
The Guardian
Eurogamer
GameInformer

43 comentários:

Hellen Furusho

O que é scriptado? O: kkkk

Kaique

É uma ação que já está "programada", quando tudo acontece sempre da mesma forma, independente do que você fez.

Eu achei que depois de pular acontecia isso, o Toriko nos pegaria sempre e de uma forma já programada, mas na verdade não é, podem acontecer coisas diferentes.

Hellen Furusho

Ahh, entendi. Gosto de coisas diferentes!

E também gosto de curiosidades tipo easter egg <3
Pior o jogo SOTC tem vários easter egg. Espero que terá easter egg no jogo TLG :D

Sux

É, realmente, vendo por esse lado a altura é uma grande parte do jogo, nem tinha notado.

Imagino a quantidade de rage do pessoal que não vai saber "convencer" o Toriko a ajudar a passar as plataformas lol. Vai ser mais xingado que a Ashley do Resident Evil 4.

Hellen Furusho

Imagina sem Trico... O garoto impossível escapar tipo como garoto subir, porque ficou muito alto por isso precisa com Trico :v

Void

wow muito bom Kaique e ficou bem bonito o novo layout do site (ou blog =p)

Estava com saudades daqui, legal ver você voltar com "tuto".

D.YURY

Fui procurar o significado de Scriptado no dicionario e não tinha nada escrito,
apenas essa imagem...

http://guides.gamepressure.com/tombraider2013/gfx/word/442787359.jpg

Hellen Furusho
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaique

"wow muito bom Kaique e ficou bem bonito o novo layout do site (ou blog =p)

Estava com saudades daqui, legal ver você voltar com "tuto"."

Muito obrigado! XD

Ainda devo mexer nas imagens da barra lateral, mas bom saber que as mudanças agradaram

Douglas Balloni

Novo banner 'u'

Sabe, eu não tinha pensado nessa coisa do Toriko ir crescendo durante o jogo mas agora que você disse me parece fantástico! Até porque faz imaginar que o jogo será longo e é isso que eu espero...

Hellen Furusho
Este comentário foi removido pelo autor.
D.YURY

Ansioso para ver como o blog vai ficar,
desde que eu entrei não lembro de ter visto muitas mudanças no visual...

é bom respirar novos ares...

Hellen Furusho

Agora achei minha foto de meu cosplay de Trico no ano 2010 já faz tempo HAUAUUHAHUAHUA que saudades... mas meu cosplay não ficou perfeito. Ficou meio torto xP

http://www.cosplay.com/big/35/3557868.jpg

D.YURY

Você Pretende voltar com os posts semanais KIQ?...

Lodger(Wander)

É tão estranho ver posts novos.Bom post.

Lodger(Wander)

``Eu achei que depois de pular acontecia isso, o Toriko nos pegaria sempre e de uma forma já programada, mas na verdade não é, podem acontecer coisas diferentes.´´

Devem ter ganhado inspiração do jogo Alien Isolation.Mas sério,usar aquele jogo como base para fazer as reações do Toriko pode ajudar.Aparentemente no jogo o Alien reage a sons,luz,entende suas estratégias por repetição e não tem um padrão programado.Ele pode "ser gerado" e ir para uma sala ou outra na segunda vez.

Será que programaram o Toriko para reagir a alguma coisa "inútil"?Como Yorda indo atrás de pombas apenas porque ela gosta?

Lodger(Wander)

Porque seria legal se em uma sala fechada ele de vez em quando andasse de um lado para o outro.Como ir para um canto,abaixar a cabeça e depois ir para um canto de flores e cheira-las.

Lodger(Wander)

Ou até mesmo beber água de uma poça.

Lodger(Wander)

Eu esqueci de dizer/escrever mas tem um objeto estranho em uma das imagens de um dos posts passados.É a imagem do Toriko dormindo com o menino em cima só que eu não sei o que tem embaixo.

http://1.bp.blogspot.com/-79F0GGTLly0/VYCY5ichRFI/AAAAAAAANpM/BOZ79048UOc/s1600/bbfooter_img.jpg

Embaixo do Toriko tem um objeto longo e azul com duas formas em "U" no meio e na direita.Não é um lago porque você pode ver que encosta na cauda do Toriko e ela está em chão firme.Na esquerda tem uma parte laranja(perto da cabeça do Toriko),parece metal mas não sei o que é.

Para mim parece que é duas barras,uma em cima da outra.Uma delas é laranja e a outra é azul.A azul está em cima da laranja e a cauda do Toriko está em cima dela.

Lodger(Wander)

Já vou,volto amanhã.

Sux

"Fui procurar o significado de Scriptado no dicionario e não tinha nada escrito,
apenas essa imagem...

http://guides.gamepressure.com/tombraider2013/gfx/word/442787359.jpg"


SHSASAHUSAHUAS BOA

Kaique

"Você Pretende voltar com os posts semanais KIQ?..."

Sim, estou programando para continuar assim, estou pensando em criar algumas coisas novas também. Mas no visual eu não vou mexer muito mais, não quero mudar totalmente o estilo que o blog sempre seguiu...

"Eu esqueci de dizer/escrever mas tem um objeto estranho em uma das imagens de um dos posts passados.É a imagem do Toriko dormindo com o menino em cima só que eu não sei o que tem embaixo."

É um tipo de trilho. Outra imagem que mostra de um ângulo diferente:

http://www.gamesnmore.it/wp-content/uploads/2015/06/the-last-guardian-concept-art-23-06-22-250x150.jpg


Lodger(Wander)

``É um tipo de trilho. Outra imagem que mostra de um ângulo diferente:´´

É estranho ter 2 cores mas ok.

Lodger(Wander)

Agora fiquei pensando.Nas partes onde o Toriko está nadando como vamos controlar o Toriko?Ele não pode nos ouvir.Parece que o menino está agarrado da mesma forma que Wander segura em Hydrus então não tem como ele fazer muita coisa a não ser que seja um "puxão" para dar o comando.

Lodger(Wander)

Aliás,no que o Fumito está trabalhando além de TLG?

Lodger(Wander)

Vou escrever mas se alguém aparecer comente que eu volto.

Lodger(Wander)

Já vou.

Ditto

Só quero ver esse Toriko com asas gigantonas

D.YURY

...

PC Nobia

O design do blog tá muito bom *-*

Parece que o castelo em que vai se passar o jogo vai ser bem grande. Imagino se vamos andar por outros lugares além dele... Claro que não seria umas Forbidden Lands da vida, mas seria legal ir além da premissa do Ico.

Eu lembro de terem falado em algum lugar que estariam planejando fazer o menino crescer ao longo da história, que se passaria por vários anos... Mas não sei se era verdade mesmo >_<

D.YURY

"O design do blog tá muito bom *-*"

A cada dia Melhor...
Gostei bastante da fenda do vento no Welcome, ficou bom demais...

Kaique

"O design do blog tá muito bom *-*"
"A cada dia Melhor...
Gostei bastante da fenda do vento no Welcome, ficou bom demais..."

Valeu galera XD

Davydson

Blog revivendo? Oloco
Also, bom post, Boss!

Ditto

Olar

Henrique

Que surpresa entrar no blog e ver esse visual lindo O:
Se o blog reviver quero o Helder aqui,sdds Memesis.

Henrique

Wryyy

Ditto

lol

PC Nobia

JOESTAR-SAN! IT'S DIO! HE'S ALIVE!

Sux

Exijo o Nemzis

the ICOn

Essas construções, poderiam ser a Forbidden Lands em construção numa época em que as criaturas Colossais (Toriko), ainda viviam em harmonia com a civilização ali estabelecida...

Apesar de achar que não vai ser isso...acho que não deixa de ser uma boa visão né XD

Pelo menos é o que eu gostaria que fosse de fato e.e

Kaique

Eu também adoraria ver as Forbidden Lands em seus dias de glória. Mas a cidade do TLG parece ter uma tecnologia bem mais avançada, com alavancas e mecanismos, então acho que seria outro local bem depois que as FL já estavam abandonadas.

Mas acho que se existir uma relação vai ser bem sutil, assim como SotC e Ico. Tanto que da última vez Ueda disse que ainda nem tinha pensado em conectar as histórias...

the ICOn

"tecnologia bem mais avançada, com alavancas e mecanismos" - É a arena do Barba x1000 XD.

Pois é, ia ser muito interessante ver os dias dourados das FL, com seu povo convivendo com os colossos...

Mas é verdade, se tiver alguma conexão, será bem sútil, assim como Ico -> SotC...

Pelo menos, lá vem mais um monte de content sobre Easter Eggs e Teorias XD

Denise(Dashenka)
Este comentário foi removido pelo autor.