quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Porque eles deveriam incluir colossos no remake



A esperança de enfrentar alguns colossos a mais passou pela cabeça de boa parte dos fãs ao ver o remake de Shadow of the Colossus sendo anunciado. Uma terceira versão do jogo, agora reconstruída do zero, parece o momento perfeito para a Sony ir um pouco mais longe e adicionar os míticos colossos excluídos.

Mas a vida não é feita de algodão-doce e rapidamente essa expectativa foi despedaçada pelas declarações que afirmaram que o jogo permaneceria com o mesmo conteúdo. Alguns dias depois Ueda revelou que possuía uma lista de mudanças para o remake, mas também colocou a adição de colossos como fora de questão.

Sendo assim, sabendo que eles realmente não pretendem colocar nenhum grandalhão de pedra inédito, falaremos no post de hoje como isso é um grande erro!



Os fãs gostariam de enfrentá-los


Provavelmente o nosso motivo principal, afinal não haveria razão para incluir conteúdo que os fãs não querem ver. Creio que a maioria sempre olhou para os colossos descartados com um desejo de enfrentá-los.

Particularmente, gostaria muito que Phoenix e Spider estivessem no remake, principalmente por serem imponentes e diferentes do que já temos. Roc, Dionin e Monkey também seriam bem-vindos, já Devil, Griffin e Sirius estariam no fim da minha lista.

Algumas pessoas consideram que incluir colossos estragaria parte da mitologia do jogo, que "Dormin foi dividido em 16 partes e não mais", "16 já é um número icônico no jogo" e etc, mas creio que mesmo esses fãs não se importariam se os colossos fossem incluídos em um modo separado, sem alterar a história principal.

Mais fãs se interessariam pelo remake


Nem todo mundo é fã no mesmo nível, enquanto alguns são fascinados pelo jogo outros zeraram uma ou duas vezes e não se importaram mais. Então não são todos que gostaram de SotC que serão convencidos por um visual mais bonito.

Mas conteúdo inédito sem dúvida mudaria parte da situação. Existiria algo novo a se esperar do jogo, então sem dúvida seria o fator decisivo de muitos jogadores, rendendo mais vendas do jogo e mais grana para a Sony! Qual é, não tem nenhum ponto negativo nesse processo!

O prazo foi o principal inimigo desses colossos


Claro que cada um dos colossos excluídos tinha seus problemas - Phoenix era poderoso demais, a estratégia do Spider era confusa e etc -, mas a Team Ico teria resolvido tais problemas e colocado essas figuras no jogo se o prazo permitisse.

A data de lançamento se aproximando obrigou a equipe a cortar conteúdo, já que não seria possível incluir todos os colossos previstos com qualidade. Embora tenha sido, sem dúvida, a melhor opção para o jogo no PS2, agora temos novos prazos e seria possível trazê-los novamente para os planos.

Claro que incluir oito colossos é muita coisa, mas não haveria necessidade. Existiria uma controvérsia para quais escolher, mas mesmo que fossem dois colossos descartados já seria um belo presente aos fãs. E se fizessem uma enquete de quais deles são os favoritos dos fãs seria ainda mais legal.

Parte do trabalho já está feita


É claro que eles teriam muito mais trabalho com os descartados do que com os outros, mas também não teriam que criá-los do zero. O conceito já está pronto, o design só precisa de alguns ajustes para combinar com o resto e boa parte do comportamento e estratégia também já estavam definidas.

E alguns deles nem viriam com os problemas originais, como Roc, que possuía problemas de colisão. Com tudo sendo refeito e com o sistema de colisão novo a dificuldade que a Team Ico teve não faria mais a menor diferença.

Seria um novo desafio


Existem formas mais fáceis de fazer isso, posso admitir, mas essa seria a forma mais legal. Os jogadores mais dedicados já dominaram cada uma das batalhas, então se deparar com uma nova seria um novo desafio, seria como jogar o jogo pela primeira vez novamente.

No Crash Bandicoot, por exemplo, a fase Stormy Ascent foi cortada pela sua dificuldade alta. Mas o remake é feito principalmente para os fãs de longa data, então todo mundo gostou de poder jogá-la. Os colossos excluídos teriam um papel parecido no caso de Shadow of the Colossus.

É provavelmente nossa última chance


Depois do original no PS2 e da Collection no PS3, é de se imaginar que o remake será a última versão do jogo - diabos, seria muita exploração se não for -, então a ausência dos descartados nele significa que as esperanças realmente acabaram.

Irônico é que na época da Collection Ueda considerou incluir os colossos, mas desistiu e disse que se um dia chegasse a fazer um remake poderia finalmente incluí-los. E de fato seria o momento perfeito para tal.

Claro que eles podem lançar como DLC, assim como a Activision fez no Crash, mas se eles já estão negando isso agora considero difícil mudarem de ideia depois. Acho mais capaz de lançarem um reboot ou continuação com colossos novos. E eu preferiria mil vezes ver um ou dois colossos novos no remake do que ver uma continuação sendo feita.


Enfim, isso é o que eu penso sobre a adição dos colossos. Comentem o que vocês acham e contem qual colosso descartado você mais gostaria de ver no remake! 

 Até a próxima!

36 comentários:

Unknown

Post fantastico e FIRST!!!

Unknown

Muito bom o post!
Sobre os colossos que eu mais gostaria de ver no remake, escolhendo quatro, são: Aberth, Adar Flam, Black Bird e Pholux.

Eu não descarto totalmente a possibilidade de ter colossos que foram exluídos nesse remake.
A declaração do Yoshida, é meio vaga sobre ´´O jogo será exatamente o mesmo, terá o mesmo conteúdo``, já que não perguntaram a ele diretamente sobre os colossos deletados. Já no caso do Ueda, também acho muito estranho a declaração sobre se haveriam colossos excluídos.

Quando perguntaram para ele se ele está envolvido em todo o projeto do remake, ele disse:´´Com o remake, estou supervisionando o processo de atualização dos personagens, bem como outros conteúdos e o ajuste da nova versão. Mas não estou diretamente envolvido na implementação. Eles estarão seguindo a versão original para o PS2.``

Sobre os colossos excluídos e a outras adições no remake:´´As coisas que mencionei, eu gostaria de mudar - não consigo mencionar nada especificamente. Se eu mencionar algo que não termina na versão final, isso seria um problema. Mas no jogo, há 16 inimigos, e a história é de cerca de 16 inimigos. Para mudar essa parte da história, não penso nisso. Essa parte da história está terminada. Está certo com 16 inimigos. No entanto, não posso implicar muito sobre o remake. Prefiro concentrar meu pensamento em nosso novo projeto.``

Primeiro ele fala que não pode falar sobre as coisas que ele gostaria que fossem adicionadas no remake, e dada essa resposta, ele não falaria mesmo sobre os colossos excluídos, então, ele inventaria qualquer coisa sobre (no caso sobre que a história do jogo terminou bem assim e etc). Porém, o mais interessante é o que ele diz depois:´´No entanto, não posso implicar muito sobre o remake.`` Ele é a principal mente por trás de Shadow of the Colossus, verdade, mas não quer dizer que mesmo se ele não quisesse esses adicionais (os colossos descartados), ele poderia influenciar diretamente. Creio que quando ele falou que não pode implicar muito sobre o remake, ele falou sério.

Detalhe, esse trecho que eu tirei é da entrevista completa que ele deu. Muitos sites (como a IGN BR), só repassaram a notícia com poucas coisas que o Fumito Ueda falou, não estão completas.
A completa, é nesse link: https://venturebeat.com/2017/07/07/shadow-of-the-colossus-director-fumito-ueda-reveals-his-game-design-philosophy/

Obs: eu apenas traduzi a página com o tradutor de Chrome e já copiei e colei ela aqui já que as informações estão idênticas ao versão em inglês.

Kaique

Obrigado Arthur e Wander! XD

Wander: Realmente, mesmo o que o Ueda quer mudar ele não pode decidir, ele só deu as sugestões. Se a Bluepoint ouvir a opinião dos fãs, e é o que ela deveria fazer, ela poderia repensar a situação.

Unknown

Fico triste por eles não aparecem,mas bem que se eles substituíssem alguns colossos não seria alterar,pois continuaria 16 Colossus

Unknown

Será que se os fãs precionarem eles podem atender o nosso pedido?

Kaique

Mas substituir é complicado, porque qual eles escolheriam para tirar?

O Basaran, por exemplo, é odiado por muita gente mas eu gosto bastante dele, se tirassem acharia muita mancada. Então qualquer um que tirassem seria mancada lol

Unknown

Kaique: também espero isso. Como você mesmo escreveu, essa é muito provavelmente a nossa última chance de vermos os colossos excluídos. Creio que teremos notícias na Paris Games Week, na TGS ou na PlayStation Experience (acredito que teremos especialmente news nessa última).
A maioria dos fãs gostariam muito desses excluídos no remake, sei que posso quebrar a cara, mas ainda creio que a Bleupoint possa pensar seriamente sobre isso (se é que a mesma já não pensou, hehe).

Unknown

Viva Game: não acredito que substituiriam alguns colossus, até mesmo os mais ´´esquecidos``, pois eles seriam injustiçados. Por exemplo o Basaran: muita gente odeia ele, por diversos motivos, mas eu acho a batalha contra ele maneira, haha. O melhor a se fazer, era adicionar novos (novos = excluídos ou realmente novos, quem sabe, kk). Poderiam colocar no Menu antes de você dar New Game, algo tipo duas opções pra escolher qual versão você gostaria de jogar, exemplo: ´´Remake Versão Original / Remake Plus`` ou algo assim. Isso evitaria as brigas das pessoas que são contra a adição de novos conteúdos e de pessoas que querem novas coisas.

Sobre a pressão dos fãs, eu acho que eles já viram que a grande maioria gostaria muito dos excluídos no remake; porém, uma petição ou algo assim, não sei se faria muito efeito (mas eu assinaria, haha).

Ditto

Prefiro nem pensar nesse Remake, pra não me decepcionar depois....

Mas ótimo post Kiq, tu n perdeu o jeito UHEHUEU

Kaique

Obrigado Ditto! XD

Unknown

Acho que a única dificuldade seria alguns cenários (arenas) pois seria difícil criar novos cenários ou cenário adequados aos colossos por exemplo o Adar flam pra mim ele ficaria bom num cenário estilo o do basaran,pois tem aquele clima meio nublado com árvores mortas,acho que o cenário (arena) é uma das partes que marcam cada colosso

Unknown

em relação as arenas dos (colossus que poderiam ser incluídos)temos muitos lugares no mapa onde literalmente sao vazios e poderiam ser a arena de um colosso ex:Perto da arena do Gaius onde nao da pra chegar,ali tem um espaço grande e vazio no mapa que em minha opinião poderia ser a arena de um novo colosso e tbm as partes I e J do mapa ^^

Trykyla

Muito bom o seu post, parabéns! E sim muita gente odeia o nosso querido Basaran, mas se vocês colocarem a cabeça para pensar ele é o colosso que nos "pre-pa-ra" para desafios futuros. Mostrando que a partir do décimo colosso (Dirge / Snake) a estratégia não seria tão fácil como antes as batalhas seriam mais demoradas, as lutas seriam mais intensas, os colossos seriam mais espertos, o dano deles seriam maiores, eles seriam mais "assustadores", as arenas seriam maiores, e entre outras coisas... Mas algo que faz talvez eles acrescentarem os colossos excluídos (ou não) já que Yoshida, diz: "O conteúdo do jogo é o mesmo da versão original, mas todos os assets estão sendo refeitos." Mas se forem parar para pensar mais um pouco talvez ele quisesse nos dizer que não teria tipo modificações na história, cenários, colossos ou as arenas. Ou eles poderiam fazer como no Modo Hard, colocarem uma opção extra ou após vocês zerarem o Shadow of the Colossus, abriria uma nova opção sobre a gente enfrentar os nossos colossos! Ou até mesmo em uma futura DLC. Mas quem sabe? Temos que esperar até ano que vem para saber! Desculpe-me se esse meu comentário tenha ficado grande de mais. Mas como posso dizer eu queria que o comentário fosse mais "explicativo".

Unknown

Vamos usar o Crash remastered que lançou disseram a mesma coisa sobre que não mudariam nada da história original, alguns meses dps saiu a dlc dos cenários excluídos da versão original por serem muito dificil, pode vim a acontecer o mesmo

Kaique

Obrigado Hexdrls!

Pessoal, coloquei uma enquete de qual colosso você mais gostaria de ver no remake, se puderem votar XD

Unknown

Votei, haha.

Unknown

Hexdrls, verdade, cara, ao zerar o jogo no Modo Hard, poderia ter um novo modo que disponibilizasse os colossos novos (mesmo que não fosse no mapa principal).
Sobre notícias do jogo, ainda temos alguns eventos esse ano que em que podem aparecer novidades sobre o remake:
- Tokyo Game Show, entre os dias 21 a 24 de Setembro;
- Paris Games Week, dia 30 de outubro às 13h horário de Brasília (a conferência da Sony);
- PlayStation Experience, nos dias 9 e 10 de dezembro.
Bom, sobre essas conferências, duvido muito que teremos algo de relevante na TGS, e duvido mais ainda sobre novidades de Shadow of the Colossus Remake. Na Paris Games Week, eu já acho possível aparecer algo, porém, na PlayStation Experience, é a que eu mais acredito que teremos notícias (se tivermos, é claro).

Unknown

Wander, a Sony não se apresentará na TGS

Ditto

FL shipuden

Unknown

Viva Game, putz, sério? Mas beleza, se ela se apresentasse na TGS, não creio que teria algo de impactante lá. Haha.
Valeu pela informação! ;)

Trykyla

Wander, pois é né vai que eles falam mais sobre o Remake. Algo que a Sony, poderia fazer para a gente matar aquela vontade de jogar Shadow of the Colossus, Eles poderiam fazer igual eles fizeram com o Playstation 2 disponibilizar DEMOS só que de graça na Playstation Store. Só pra nos livrar um pouco da vontade de querer jogar logo o Remake, concordam?

Unknown

Hexdrls, seria bacana. Eu particularmente acho possível que tenha uma aos moldes daquela do Jampack Volume 14, a qual você enfrenta apenas o Valus para demonstração. Seria legal!

Unknown

Pra mim seria um sonho se tornando realidade ver a Ilha do Black Bird, aquela arena do Kyos, o The Dam com o caminho para o Pholux e etc.

Unknown

Acho difícil eles anunciarem algo a mais de sotc,pois sotc é um jogo como digamos "com a mesma história sem mudanças" ele é um jogo foda mais não tem nada a mostra é a mesma coisa a única coisa que podiam mostrar e os novos design

Trykyla

Wander, pois é seria bem legal! Mas sei lá, quem sabe? Talvez aconteça? Sim nada é impossível... Mas agora só basta sentar e esperar.

Old Stone Sacred

A única coisa que seria melhor que colossos extras seria um modo multiplayer com colossos que só podem ser mortos em equipe como um gaius com armadura completa ou um pelagia sem construções na arena

Unknown

Kkkkkkk Pokémon go versão SOTC

Trykyla

Old, acho melhor não. Seria muito chato e também quebraria o clima de solidão que nós jogadores de Shadow of the Colossus, amamos. Eles poderiam era meio que como um "Easter Eggy" a gente poder controlar os colossos. Pois aí eles poderiam reviver a ideia descartada.

Unknown

Uma coisa legal séria VC salvar os dois modo de jogo hard e normal e liberar um novo level tipo new game impossible, com os novos(excluído) colossus,já que alguns foram excluídos por dificuldade,por exemplo meu favorito Adar flam nesse modo sería una desculpa para a dificuldade de sua batalha

Trykyla

Eu concordo um pouco com a sua ideia. Mas sei lá, acho que seria bem chato. Pois tipo a pessoa teria que zerar duas vezes. No modo Normal e no Hard, isso em minha opinião seria beeem chato. Acho melhor eles aparecerem em DLC mesmo.

Ditto

"Pois tipo a pessoa teria que zerar duas vezes. No modo Normal e no Hard, isso em minha opinião seria beeem chato"

Tu realmente jogou SotC? HUEUHEUH

Pra ter todo o conteúdo do jogo, tínhamos que fazer isso :v
Normal, Hard, e os time attacks

Kaique

E se não fosse o bug do pulo diagonal eles iam nos fazer zerar umas 4 vezes só para acessar o jardim lol

Unknown

Realmente,mas acho que não seja tão Ruim salvar o jogo várias vezes,em sotc não tem muito sentido,faz mais sentido em jogos estilo IB, castelo mogeko que dá pra fazer vários finais diferentes, levando a teoria que se adicionassem um final alternativo daria a possibilidade de adição de colossos já que geraria um final alternativo, mas se a blue point fez isso com Nathan's edition que acrescentaram um novo modo do história.

Unknown

Em relação ao time attack é um pouco chato pois tem uns tempos muito injusto,mas vale apena, agora eu gostaria de ver as estátuas dos colossos que devem estar muito foda

Anônimo

Eu 100% concordo :D Devia ter um modo opcional sem relação à história onde você enfrenta os colossus descartados e o modo história principal intacto. Realmente, vai ser uma mancada não colocar esses colossus, ja que nunca teremos uma chance como essa novamente.

Anônimo

Eu queria votar em todos os colossus aqui no blog mas só da pra escolher um. Eu curto muito o Spider o Avus e o Monkey, eles são muito misteriosos, especialmente o monkey e spider