O Ninho funciona através de um sistema muito organizado e
hierárquico, com cada um dos seus habitantes trabalhando em uma função
para um propósito em comum: alimentar e manter viva a esfera que
conhecemos como Master of the Valley.
Muitos jogadores notaram
similaridades entre o Ninho e colônias de insetos, como formigas e principalmente abelhas. E isso vai muito além de papéis parecidos,
existem vários detalhes que reforçam ainda mais essa temática dentro do jogo.
No post de hoje analisaremos essas similaridades! Sigam-me os bons!
O Master of the Valley - a abelha rainha
A
esfera que conhecemos como Master of the Valley também é chamada de
"núcleo" pela equipe da GenDesign. E esse nome reflete sua importância,
ele é o motivo para todas as atividades exercidas pelos demais
membros do Ninho.
Ele corresponde à abelha rainha porque,
da mesma forma, a rainha é o núcleo da colmeia e a única abelha
totalmente crucial para a colônia.
Tanto o Master of the
Valley como a rainha dependem totalmente do trabalho dos outros para
sobreviver. A rainha não consegue sair da colmeia nem se alimentar
sozinha, enquanto o Master é ainda mais dependente, agindo apenas como
um cérebro.
Um detalhe diferente e crucial é que numa colmeia o poder não está realmente com a rainha, mas com os operários. Se a rainha estiver velha ou improdutiva os operários podem escolher uma nova abelha para tomar seu lugar. Mas no ninho os tricos não possuem vontade própria, portanto o Master of the Valley controlava tudo sem problema nenhum.
Um detalhe diferente e crucial é que numa colmeia o poder não está realmente com a rainha, mas com os operários. Se a rainha estiver velha ou improdutiva os operários podem escolher uma nova abelha para tomar seu lugar. Mas no ninho os tricos não possuem vontade própria, portanto o Master of the Valley controlava tudo sem problema nenhum.
Os tricos - os operários coletores
Uma abelha operária realiza diversas funções durante sua curta
vida. Os tricos são especializados em apenas uma delas, a de se separar do
grupo para buscar alimento, que no caso são os humanos.
Muitos
acham que os garotos são transformados na substância azul dos barris, mas isso não é o que acontece. A equipe esclarece que eles são
usados para algo muito mais importante, que é dar energia ao MotV.
Vemos muito bem o processo de captura dos garotos: eles são engolidos por
inteiro, armazenados vivos no interior do trico e depois regurgitados no
topo da torre branca. E como as abelhas coletam o néctar? Elas ingerem e o armazenam em um estômago especial, para então voltar à colmeia e regurgitá-lo. A semelhança é evidente, é exatamente o mesmo conceito nos dois casos.
Também temos um segundo trico que permanece no Ninho durante nossa
aventura. Embora ele esteja lá nos atacando, não acredito que ele seja um guardião, mas que ele sofreu algum acidente e está se
recuperando, afinal ele também está incapacitado de voar. Numa colmeia
as abelhas doentes são tratadas de forma especial, com tipos
diferenciados de mel, para que se recuperem.
O nosso Trico pode ter sido levado para a caverna pelo mesmo motivo, ou por algo bem diferente que falaremos a seguir.
As armaduras - os operários
Os membros mais versáteis desse sistema, as armaduras estão por
todo lado no Ninho. Vemos algumas de suas funções no jogo, mas
especulamos que existam várias outras. A que mais vemos é a proteção do
Ninho, perseguindo potenciais ameaças como Trico e o garoto. Entre as abelhas operárias também existem as que protegem a colmeia de invasores, como
vespas e abelhas de outras colmeias.
Também vemos as armaduras
buscando Trico após o acidente e transportando-o para as cavernas.
Talvez elas estivessem resgatando Trico para reabilitá-lo, ou deixando-o
na caverna para morrer, visto que a máscara quebrou e ele não está mais
sob controle do Master. Um tratamento semelhante acontece quando uma
abelha morre, as outras operárias carregam seu corpo para longe da
colmeia. No caso as armaduras não conseguiriam levá-lo para fora do
vale, então a caverna poderia ser um local para isso.
Essas
atividades são esporádicas, mas eu tenho certeza que elas fazem outras
tarefas no Ninho. Produzir a gosma azul, colocá-la em barris, levar para
o topo da torre, transformar os garotos capturados na energia para o
núcleo, sem falar do resfriamento da torre branca que provavelmente
precisa de manutenção. Todas essas tarefas precisam ser feitas por
alguém e as armaduras são as únicas capazes disso.
Além
disso tudo, as armaduras são um exemplo perfeito de "mente de colmeia",
termo que se refere a um grupo agindo com o mesmo raciocínio.
Mas
um detalhe ainda mais interessante é como as armaduras surgem. Notamos 4
tipos de armadura no jogo, mas uma delas - a branca, que só aparece em
uma parte da torre - não é realmente um tipo distinto, mas uma
armadura em um estado anterior de metamorfose.
A própria cor esbranquiçada dessas armaduras foi feita para lembrar o estado de pupa dos insetos, incluindo as abelhas. No momento que vemos essas armaduras brancas as suas peças estão moles, mas com o tempo endurecerão e ela se tornará um dos outros três tipos de armaduras que conhecemos.
O Ninho
Agora falando do próprio cenário, um detalhe que sem dúvida passaria despercebido para sempre, mas que foi ressaltado pela equipe, mostra mais uma semelhança entre o ninho e uma colmeia: o material da torre branca e da câmara do espelho possui um padrão hexagonal na parte interna das paredes - visível na rachadura pela qual o garoto entra na câmara -, assim como uma colmeia.
E não só isso, outro detalhe que aprendi sobre colmeias é que elas necessitam de uma temperatura específica. Algumas abelhas operárias são encarregadas de fazer o resfriamento batendo as asas na entrada da colmeia, ou em casos mais graves, trazendo água. Embora as armaduras não façam esse serviço manualmente, a torre branca também precisa ser mantida em uma certa temperatura e possui um sistema para isso.
Enfim, as semelhanças são inúmeras e eu particularmente considero incrível como isso parece tão superficial a princípio, mas possui uma profundidade tão grande quando procuramos mais informações. Sem falar que podem existir vários detalhes que ainda não notamos.
Até a próxima!
7 comentários:
Wow, cara! parabéns! você analisou cada detalhe! que foda! tá de parabéns! XD
Muito obrigado Hexdrls! Fico feliz em ouvir isso! XD
post sensacional! Como fico feliz em ver o blog voltando ^^
Obrigado Arthur! Também fico feliz em voltar a escrever para o blog :D
Oloco, muito foda Kiq!
Bee movie mas na vdd é TLG :v
Por essa a gente não esperava LOL
Valeu Ditto o/
melhor blog :3 fico esperando a cada post
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