terça-feira, 7 de julho de 2015

Teoria - A criação dos colossos

Talvez vocês lembrem de um post de muito tempo atrás sobre a existência dos colossos antes de Dormin ser selado (e se não lembram, nada os impede de ler agora!). Como eu disse na época, gosto dessa teoria simplesmente por ser legal imaginar a civilização das Forbidden Lands vivendo com seres colossais que poderiam transformá-los em patê com um passo em falso.

Eeeentretanto, existe também a teoria de que os colossus não estavam lá pra transformar as pessoas em patê, mas foram criados, ou pelo menos "materializados" justamente no selo de Dormin. E essa teoria também tem vários pontos a seu favor.

Sendo assim, vamos ver um pouco sobre ela!


A primeira coisa que é questionável na outra teoria é: Se os colossus já existiam, como eles foram parar dentro das arenas?

Barba é o principal exemplo para isso. Sua arena é subterrânea e tem poucas entradas, se ele é uma criatura antiga, anterior a população das Forbidden Lands, como diabos ele foi parar ali dentro?

Não sei se aquele buraco no teto é do tamanho dele, mas mesmo que fosse, estamos falando de um bicho de dezenas de toneladas, ter uma magia mais forte que 500 guindastes para colocá-lo lá dentro é terrivelmente exagerado. E construir aquela estrutura em sua volta é ainda mais.

Mas de acordo com a teoria do tema de hoje isso não seria necessário. Barba, Quadratus, Gaius e todos os outros que estão em locais estranhos já teriam sido criados ali mesmo, bonitinhos dentro de suas arenas respectivas.

Tanto que podemos notar que os colossos geralmente lembram bastante os locais em que eles vivem. A cor da armadura, dos pêlos, na maioria das vezes se assemelha aos seus respectivos cenários:




A parte rochosa de Dirge e Phalanx parecem com as montanhas dos seus cenários, a rocha de Basaran parece com o chão e montanhas da arena, a armadura do Celosia é marrom escura, como o templo, e etc.

Gaius então é o melhor exemplo disso. Essas são algumas de suas texturas:



E em sua arena podemos ver as seguintes gravuras:


Blocos em volta da arena.


Na rampa.


Em várias partes das laterais(sei que não dá pra comparar por essa imagem, mas são os mesmos símbolos).

Ou seja, Gaius tem vários dos símbolos da arena, e é o exemplo perfeito de um colosso criado a partir do cenário. Se pensarmos que os colossus foram criados com base nos ídolos, mas com os "materiais" disponíveis no cenário, é muito plausível.

Dá até pra imaginar o xamã criando o feitiço e de repente os elementos se juntando até formar algo segundo a imagem do ídolo.

Só é estranho que Gaius seja o único que combine exatamente com sua arena, enquanto os outros possuem apenas semelhanças



Outro detalhe nas armaduras dos colossus é que alguns têm o símbolo do ponto fraco, como Malus na imagem acima e também Valus e Pelagia.

Não sabemos o significado desse símbolo, mas é ligado ao povoado de Wander, e não aparece em nenhum outro local das Forbidden Lands(esse primeiro bloco até parece uma versão simplificada, mas é o máximo que temos). Então esses símbolos podem ter aparecido durante a criação apenas porque foi a tribo de Wander que aprisionou Dormin.


Uma questão que fica são os colossus guardiões: Celosia, Cenobia e Argus. Se eles não estavam lá protegendo nada antes, por que colocar mais essa missão sobre eles? Ainda mais agora que todos esses locais serão abandonados?

Um motivo possível seria para deixá-los mais agressivos, principalmente para Celosia/Cenobia que são bem menores.

Ou claro, talvez a entidade que eles cultuavam, que deu origem ao ídolo, era considerada protetora desses locais, e ao se materializar como colosso apenas seguiu esse papel, agora fisicamente.


Algo a se ressaltar é que Dormin primeiramente fala em destruir os ídolos, e não os colossos, como se os ídolos fossem o que realmente importasse.

Alguns comentários do artbook também enfatizam isso. Essa página diz sobre os colossos serem idolatrados inicialmente, e diz também que o poder de Dormin é o sangue correndo dentro deles.

Ou seja, sem Dormin, sem vida. Eles seriam apenas o recipiente para aquele poder, um monte de terra e rocha moldados para isso, e sem o poder eles não são vivos. Não estamos tirando a vida dos colossos, mas sim o poder de Dormin, que é a única força que sustenta essa estrutura.


Sinceramente, eu não ligava muito para essa teoria, mas analisando o jogo muita coisa vai ao seu favor, então não dá pra deixar assim.

O que eu mais gosto nessa teoria é que significaria que os colossos não são seres tão únicos assim no mundo do jogo. Parece estranho achar isso legal, mas se eles foram criados por xamãs para aprisionar Dormin, a possibilidade de que mais deles possam existir para aprisionar outro mal é bem maior.

E por mais que uma continuação seja algo arriscado demais, imaginar que essa mitologia poderia ser usada novamente é muito legal.

Essa fan art acima, inclusive, é de um dos artistas da Naughty Dog, e caramba, é legal demais!

Por hoje é só galera, até a próxima!

18 comentários:

Unknown

bem legal ^^

Gustavo H.J

Essa teoria é minha favorita.

Sobre os colossus guardiões, eu cheguei a pensar no seguinte. E se os colossus eram pessoas que foram "empoderadas" com a alma do Dormin? Cenobia seria o "prefeito" da cidade, por isso está preso a aquele lugar, Argus o guardião da fortaleza, Celosia o do templo das chamas, etc. Eles eram pessoas importantes e que foram escolhidas pra serem os colossus.

Pelo menos eu gosto de pensar assim lol

Ditto

E phalanx era o vagabundo do deserto? lol

Kaique

Há um tempo atrás eu comecei a fazer uma série de fan arts de versões humanas dos colossos como guerreiros das Forbidden Lands. O meu Basaran era um brutamontes arqueiro com flechas explosivas e uma armadura enorme nas costas.

Mas aí fiquei com preguiça de finalizar o desenho e não fiz mais nada lol

Unknown

Será todos os colossos eram humanos com chifres (só poderosos pelas sombras) transformam em sombras gigantes como Wander transformou em sombra gigante = Dormin??? O.õ

Espero que talvez The Last Guardian explicará sobre esses colossos misteriosos kkkkkkkkk

Dodô

Bom post, curto bastante a idéia de existir mais colossus! Imagino, que todos os colossus descartados ainda existem nesse mundo, mas não foram colocdos no jogo!
Falando em colossus descartados, o post dos colossus que não saíram do papel foi deletado e creio que não foi púnico. Você poderia "reposta-los"?

Kaique

"Falando em colossus descartados, o post dos colossus que não saíram do papel foi deletado e creio que não foi púnico. Você poderia "reposta-los"?"

Sim, eu deletei alguns posts que tinham algumas informações erradas, esse foi um deles. Esse no caso ainda dá pra repostar porque eu não excluí de vez...

Mas sinceramente não achei que alguém notaria que eles sumiram lol

Dodô

"Mas sinceramente não achei que alguém notaria que eles sumiram"

Eu gosto de ler alguns posts antigos! E esse era um dos meus favoritos, mesmo sabendo que na realidade não eram concept arts originais xD

Kaique

Legal saber disso XD

Coloquei ele de volta, pelo bem da história do blog lol

Dodô

"Coloquei ele de volta, pelo bem da história do blog lol"
Muito obrigado :)

Unknown

Porque não to conseguindo acessar os posts sobre fan fictions?

Kaique

Eu também deletei os de fan fictions, mas esses não tem volta mesmo DX

Dodô

Kaique, com certeza você percebeu que de 2012 pra cá a popularidade do Blogger caiu muito, dando lugar para o youtube, que até hoje ainda faz sucesso. Já pensou em criar um canal para o blog? Meio que convertendo os posts antigos para vídeo!

Ditto

Isso seria uma boa ideia, e tem bastante gente pra te apoiar =D

the ICOn

Phalanx vagabundo do deserto kkkk.

Negocio é que o Cenobia, Argus e Celosia já existiam, resto são colossus inferiores, pós modernistas, posers...

Dodô

Ditto tem razão, eu tenho vários amigos que gostam de SotC, apoio é o que não falta :D

Kaique

É uma boa ideia, eu vou pensar nisso. O problema maior é arrumar tempo pra editar os vídeos e tal depois de escrever os posts... mas seria legal, vou tentar fazer algum vídeo e ver como fica :D

Unknown

Sempre gostei mais dessa teoria XP