quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As coisas que fazem de SotC um game épico!

http://chasejc.deviantart.com/art/Shadow-of-the-Colossus-293847481
Shadow of the Colossus é épico, é difícil ver alguém que discorde disso.

A direção de arte que o jogo teve pode ser algo que não agrade a todo tipo de jogador, assim como Ico, mas mesmo as pessoas que não vão com a cara dessa direção artística, devem concordar que o jogo tem aspectos sensacionais, tanto em jogabilidade, design, e etc.

Sendo assim, para o post de hoje eu reuni algumas das coisas que me fazem gostar tanto de SotC, e que fazem dele um game épico!


Os colossus - Uma raça única de gigantes!


Monstros e gigantes não são coisas raras no mundo dos games, mas é difícil de se ver algum que não seja baseado em algum monstro mitológico ou lendário já existente.

Mas os colossus vão além disso. Eles não são simplesmente gigantes, ciclopes, gollems, ou algo do tipo, eles têm um estilo único, uma mitologia criada especialmente pro game.


E além de já serem únicos no geral, criar 16 criaturas serem tão diferentes mas ao mesmo tempo serem todos de uma mesma "espécie" e com semelhanças básicas entre si é algo muito bom. Os detalhes essenciais, como o corpo de pedra e pêlo, os vitais e olhos brilhantes, que aumentam ainda mais o estilo místico dos colossus.

Esse é o principal motivo de eu torcer pra um dia existir um SotC 2, os colossus são uma espécie única de gigantes, e mesmo duvidando que fariam colossus mais legais que esses, mais deles seria simplesmente sensacional.

A escalada!


Eu sempre achei a escalada de SotC sensacional, mas nunca tinha percebido o quanto ela é sensacional, vencendo de longe a escalada de qualquer outro jogo.

Esses dias, por exemplo, eu tenho jogado Dragon's Dogma, um RPG da Capcom. O jogo tem vários inimigos gigantes, onde a estratégia inclui escalá-los, mas mesmo sendo um ótimo game nos outros quesitos, a escalada do game sofre constantemente com a detecção de colisão, onde praticamente entramos no monstro, e também não tem uma jogabilidade boa, sendo difícil de se orientar enquanto se escala.

Já Shadow of the Colossus não sofre de nenhum desses problemas, a jogabilidade é fácil de entender e não dá pra se perder no corpo dos colossus, principalmente pela câmera que fica num bom posicionamento, diferente do DD.

E a detecção de colisão também não é algo que falhe, ao menos que realmente ocorra um bug, a colisão entre o Wander e o colosso sempre funciona normalmente.

Por esses motivos a escalada de SotC é a mais perfeita que eu já vi num jogo!

Trilha sonora!




A trilha sonora é algo que não dá pra discordar o quão épica é, pois ela realmente passam as emoções do jogo sem errar em nada.

Os temas tristes nas mortes dos colossus, os temas calmos em cenas tranquilas, e claro, o principal atrativo, que são as músicas das batalhas, que passam toda a sensação épica de enfrentar um gigante, e também com as suas variações, desde a luta tensa com o Malus até as lutas com mais ação como a do Gaius.Algumas se destacam mais que outras, mas todas são ótimas, e completam a batalha de cada colosso.

O protagonista!


Outra coisa bacana e diferente, ao invés de um cara quase invencível pra uma tarefa tão louca de matar 16 gigantes, temos um adolescente franzino, com habilidades no arco mas sem entender nada de espada, só tendo tanta força pela determinação de salvar a Mono.

O texto sobre SotC a seguir fala bem disso. Não sei quem escreveu, mas é uma boa análise do Wander lol:

"O herói não é nenhum ser supremo com poderes absolutos e sempre crescentes. Ele não voa, não atira raios, não equipa Materiais que dão a ele magias de fogo, gelo e relâmpago, tampouco usa habilidades excepcionais de cura, ataques que derrubam prédios e devastam pradarias. Suas armas não são cada vez mais poderosas e mais mirabolantes. Não vão sendo adquiridas conforme sua jornada segue, cada vez mais caras, com mais slots, com mais efeitos especiais, causando mais dano neste ou naquele inimigo ou matando com um golpe só. Ele não tem dezenas de companheiros de batalha, que o ajudam com mais magias mirabolantes e efitos devastadores. Ele não vai conhecendo mais e mais gente, que se une à sua causa sem ter noção de onde está se metendo. Sua busca não é a salvação do mundo, a erradicação de todo o mal da galáxia, nem desmantelar algum tipo de Império de terror que governa a tudo e todos com mãos de ferro.

O herói deste jogo é somente um rapaz. Normal, como eu, como qualquer um aqui. Seus poderes? Força de vontade, perseverança, um desejo absoluto de chegar até o fim de sua missão, se despir de tudo que lhe foi dado em busca de um ideal. As armas deste rapaz são um arco e flecha comum, como qualquer outro. E uma espada cujo único poder é apontar a direção de seu próximo oponente. Com estas duas armas, este rapaz normal derrota seres milenares gigantescos, um a um. Ele conta apenas com um único companheiro, um fiel cavalo negro, que o acompanhará onde quer que ele vá, como se fosse ciente do fardo de seu mestre e pretendesse ajudá-lo a se aliviar. Sua busca? Salvar sua amada, a mulher mais preciosa de sua vida, em uma jornada suicida que nenhum de nós ousaria cogitar. O que o leva a isso? O que houve com essa mulher? O que aguarda o no fim de sua jornada? Mistérios inexplicados que nos fazem mergulhar na busca deste rapaz.
Pra mim, isso foi o suficiente. Jamais me esquecerei de Shadow of the Colossus, e da jornada daquele rapaz."

Impacto!




Tudo bem que é só na primeira vez, mas pra mim, e certamente pra muita gente, o jogo foi impactante. O tamanho de cada colosso, diante do Wander que como falamos não é grande coisa lol, e saber que a missão é escalar o bichano inteiro até um ponto fraco, é emoção pra caramba na primeira vez!

E pelo menos pra mim não foi só com o Valus. Dirge, Avion, Phalanx e Malus também surpreenderam bastante em suas entradas triunfais.

Cenário!




Não tanto quanto os colossus, mas as Forbidden Lands também trazem consigo uma mitologia própria. Um local amaldiçoado, esquecido e cheio de mistérios é o que faz das FL serem diferentes da maioria dos cenários, tanto que podemos passar muito tempo analisando cada ruína restante pra imaginar o passado do local.

Como eu já vi falar em algum lugar uma vez, SotC não é um jogo "sandbox", pois mesmo tendo a liberdade de ir pra onde quiser, o objetivo do jogo é 1 só. Não dá pra discordar, mas mesmo assim passear pelas FL algumas vezes(sem ser pra matar lagartos, pois isso é chato LOL) é uma coisa legal, principalmente em certos locais, como as planícies do sul, já que não importa o quanto a gente vai lá, sempre parece que tem algo que nunca vimos lol

E indo para o lado mais técnico, graficamente o cenário de SotC também é espantoso. Infelizmente sofre dos pop-ups, mas é uma península inteira, sabemos que o cenário ao longe não são texturas, realmente são polígonos que vimos há pouco tempo, e tudo sem loadings, por isso é um cenário impressionante, tanto na direção artística quanto no lado gráfico.


Por hoje é só galera, o post de hoje fica por aqui, até semana que vem!

2777 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   2801 – 2777 de 2777
«Mais antigas ‹Antigas   2801 – 2777 de 2777   Recentes› Mais recentes»