quarta-feira, 4 de abril de 2012

Arquitetura de Sotc: Lago do Avion!


Mais uma vez falando da arquitetura de SotC, a arena escolhida de hoje é outra das mais belas do game, são as ruínas inundadas do Avion!

Ao que tudo indica, a arena do Avion foi inspirada na arquitetura medieval, mais especificamente o estilo gótico.
Os arcos são um dos elementos principais na arquitetura gótica, e o castelo do Avion também tem muitos. Desde a entrada da arena até a torre principal, e até a parte de baixo da ponte que passamos, que também formam arcos.


E a torre principal também está parcialmente destruída, mas o padrão dela parece com uma "abóbada", que é como a junção dos arcos.

Outra característica da arquitetura gótica era a verticalidade, pois tendiam a fazer construções altas e elementos que apontavam para o céu, como os arcos mais "pontudos", que formavam uma espécie de seta.

A arena do Avion também tem essa verticalidade. Parte das construções da arena são altas e estreitas(ainda mais levando em conta a parte submersa), principalmente a torre principal, e em seu topo existe um arco invertido, formando duas pontas pra cima. Sem falar nas colunas menores que aparecem na imagem, que também apontam para o céu.

Essa inspiração foi muito conveniente, afinal estamos falando do lugar onde vive o Avion.


Uma característica interessante da arena do Avion é que ela é uma das únicas a possuir metal. Pelo que eu li o bronze e cobre eram comuns na arquitetura gótica, mas das imagens que eu vi eu não achei nada de metal além das molduras dos vitrais.

Mas em construções relativamente mais recentes, chamadas de neo-góticas, já é um pouco mais comum, como o castelo da imagem que também tem grades em metal.



Já as torres onde esperamos o Avion não seguem tanto a inspiração das outras com a verticalidade. Tirando o arcos das portas, é bem menos enfeitada e é mais quadrada. Mas outra vertente da arquitetura gótica, que é a gótica vitoriana, dá essa ideia de gótico sem tanta extravagância:



E fica muito parecido com o estilo das torres do jogo lol


Assim como a cidade do Cenobia, o lago do Avion provavelmente é o único outro local que servia como habitação. Poderia ser um castelo particular, mas imagino que fosse uma pequena cidade fortificada. Isso pela localização, pode parecer insano fazer uma cidade num buraco como aquele, mas seria estratégico do ponto de vista militar, já que inimigos só teriam uma entrada, e seria muito mais fácil proteger a cidade, ainda mais com aquela muralha.

Apesar disso a entrada da cidade ainda é estranha, pois não é uma simples descida, é realmente um penhasco, só seria possível se houvesse algo construído por eles próprios.


E quando a enchente invadiu a cidade, apenas as construções mais resistentes resistiram, coisas mais simples como casas seriam destruídas facilmente, explicando o vazio entre as poucas construções na arena atual.



Algo estranho é que as construções não seriam acessíveis do chão, pela parte submersa das torres vemos que não existe nenhuma porta ou escada, mas na parte alta existe, e naturalmente seriam inacessíveis sem a água.

Pra mim dá a impressão que seria outra muralha dentro da cidade, e que cada par de torres seriam interligadas pelo muro, assim as passagens seriam acessíveis, pois só precisaria de uma escada em algum canto da muralha. E assim como a maioria das construções, esse muro poderia ter sido derrubado pela água, deixando apenas as torres principais.

Enfim, a arena do Avion também está entre as minhas favoritas lol, provavelmente um terreno seco exploraria mais os ataques do Avion, mas acho que visualmente a cidade inundada é muito mais bacana e dá um ar mais místico à arena.

Aliás, enquanto procurava as informações pra esse post, eu achei o modelo daquelas colunas com rampa da arena do Argus, então eu fiz um pequeno update no post da fortaleza lol

O post de hoje fica por aqui, até semana que vem!

Outros posts da Arquitetura de Sotc:
Arquitetura de SotC: Cidade do Cenobia
Arquitetura de SotC: Fortaleza do Argus
Arquitetura de SotC: Shrine of Worship

1517 comentários:

1 – 200 de 1517   Recentes›   Mais recentes»
Mr.Rehac

ótimo post!A arena do Avion sempre foi uma das minhas preferidas lol
Só acho estranho uma cidade ou castelo ter aquele clima escuro,mas talvez tenha sido algo relacionado a enchente lol

Moritaka Mashiro

legak vc sempre faz essas pesquisas comparando estruturas reais ao jogo
adoro essas pesquisas

cara deixa eu te perguntar uma coisa?
vc poderia ou sabe onde posso arrumar a versão preview de shadow of the colossus eu achei no black bird mais ta no megauplad me ajuda?

Douglas

Muito bom :)
A água é parte importante da arena já que na primeira vez que jogamos é comum cairmos do Avion (pelo menos comigo foi assim)
LOL

Jhow

Num sei pq mas eu nunca gostei da arena do avion

Clarice

olá..

Ditto

Muito bom o post!

E eu inconscientemente também relacionava estruturas góticas a arena do Avion lol

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

Lol, eu nunca vi a água como uma enchente, mas sim como uma cidade construída em cima de um lago, parece mais natural pra mim lol

E apesar de ter estudado muito bem as arquiteturas o Team Ico misturou Maias, Góticos , Árabes e outras coisas num grande caldeirão cultural lol

D.YURY

"Blackbird singing in the dead of night,
Take these broken wings and learn to fly.
All your life,
You were only waiting for the moment to arise."

D.YURY

Um amigo meu que é um desenhista talentoso passara aqui em breve...

aguardem...



W

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

http://www.betagames.org

Esse site é um paraíso ಥ_ಥ

Marcos

Eu sempre gostei da Arena do Avion por causa desse estilo gótico;
Eu sempre vou lá e fico olhando as construções lol

Marcos

"http://www.betagames.org

Esse site é um paraíso ಥ_ಥ"

MOTHER OF GOD

adam rambo

seria melhor se tivesse como mergulhar em sotc

Nemesis

Excelente post,gostei da lógica.

Nemesis

E que vergonha de mim,tava no outro post ainda josechi

Nemesis

"http://www.mediafire.com/?pz3kz64658nuooo"

LOL

Kaique

Valeu galera XD

"E que vergonha de mim,tava no outro post ainda josechi"

lol, o Vaizard tá lá ainda[chinajo]

Nemesis

Mas não me arrependo,é ruim ter muita noção do tempo e=e

Mr.Rehac

Hoje de manhã eu já ia ir no histórico,aí lembrei que era quarta lol

adam rambo

eae gents,more noobisse coming,no gta sa,dá pra por mod em um cd que já tenha o jogo?

adam rambo

perae galerë,existe mod de sotc?

Nemesis

"perae galerë,existe mod de sotc?"

Não.

"eae gents,more noobisse coming,no gta sa,dá pra por mod em um cd que já tenha o jogo?"

Também não lol

adam rambo

e o que acontee no gta sa quando se tira todas as fotos especiais,se pega todas as ferraduras e as ostras?

Nemesis

"e o que acontee no gta sa quando se tira todas as fotos especiais,se pega todas as ferraduras e as ostras?"

Você libera armas nos esconderijos,pra quando quiser pegar,e alguns atributos seus aumentam,como Sex Appeal,etc.

adam rambo

tomar no cú ein,tá foda,nem que eu grave o conteúdo do cd no pc(ou copie lol)e junte um mod na pasta?

Nemesis

"tomar no cú ein,tá foda,nem que eu grave o conteúdo do cd no pc(ou copie lol)e junte um mod na pasta?"

Você quer instalar o mod no jogo gravado,ou quer gravar o jogo e o mod separados?
No segundo caso,só vai dar certo se você comprimir o jogo lol

adam rambo

que se foda(yao ming)já arrumei jeito de ter todas as armas do jogo num pack só,double minigun rocks

adam rambo

não,o fato é o seguinte:
eu tenho um cd do jogo que comprei
e quero colocar mods nele
TEM COMO?

Nemesis

"eu tenho um cd do jogo que comprei
e quero colocar mods nele
TEM COMO?"

Você vai ter que fazer uma cópia dele no PC,desmontar a imagem,colocar os mods,e montar a imagem de novo,e gravar.

Mas se for de PS2,não tem jeito lol

adam rambo

ae fodeo,não sei fazer saporra ñ






















































preguiça tbm de aprender

adam rambo

tá bom,#comofaz?

Nemesis

E flws,vo continuar a fazer as missões ali lol

Nemesis

Google kbelojo
Agora fui mesmo e-e

Vaizard

"Ok lol, pelo jeito ele nem tá mais aqui mesmo XP"

Na verdade eu estava,mas tava vendo outras coisa,se não tivessem me avisado eu teria ficado lá um bom tempo.E bom post kaique!

Kaique

lol, valeu Vaizard XD

Kaique

Acabei de colocar tags nos posts do blog, mas não sei se coloco um menu com elas em algum lugar, o modelo normal ocupa muito espaço e o modelo nuvem é muito feio lol

Davydson

Ótimo post! Realmente ficou muito bem comparado.

Kaique

Valeu Davy XD

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

[gayjose]

PSP emulado

Agora só preciso saber como ter mais Fps lol

LuckXd

otimo post!!!
AVION RULES!!!

Mr.Rehac

hoho

Kaique

lol, valeu LuckXd! XD

Cavaleiro Wander

``E apesar de ter estudado muito bem as arquiteturas o Team Ico misturou Maias, Góticos , Árabes e outras coisas num grande caldeirão cultural lol´´

Sotc:Jogo-obra de arte-caldeirão cultural.

Cavaleiro Wander

The bunny reaper has returned to tell something else.

Isso é raro

Cavaleiro Wander

E legal o post!

Sobre a parte da inspiração,tem razão.

Só que sobre a parte da ``entrada´´ do castelo,talvez tivesse uma passagem de pedra que nem a do Celosia,mas que com a erosão e outras coisas foi destruída.

Também tem uma parte da parede da arena em que tem como agarra,é um bug mas existe um lugar assim.Também mais ao Sul tem um desenho no mapa beta bem próximo da arena.No qual corresponde à aquela passagem por um terreno montanhoso que citei na minha fiction

Cavaleiro Wander

*agarrar

Kaique

E aí Wander o/, e valeu lol

LuckXd

ae como eu muda a foto no blogger??
eu sabia mas agora num sei :(

Mr.Rehac

Olá Wander

Cavaleiro Wander

E mais uma coisa,as construções de sotc não fazem muito sentido como construções reais,digo na parte de viver lá e outras coisas

Cavaleiro Wander

Oi pessoaL!

Cavaleiro Wander

Tem uma coisa importante.

Se você comenta apenas com a conta do e-mail eu não sei se dá para colocar.Acho que precisa criar uma conta de blogger ou coisa assim.Não me lembro bem

Vaizard

Oi Wander

Cavaleiro Wander

*pessoal

Cavaleiro Wander

Ok.Já tenho Skyrim,mas terei de esperar até sábado para os meus pais pesquisarem e comprarem uma TV de resolução maior(é como Malus enxergar Wander),letras pequenas demais

Mr.Rehac

http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/430851_251299631611034_219555498118781_556590_1128316161_n.jpg

LOL

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

"Ok.Já tenho Skyrim,mas terei de esperar até sábado para os meus pais pesquisarem e comprarem uma TV de resolução maior(é como Malus enxergar Wander),letras pequenas demais"

Eu zerei com as letrinhas lol

Nemesis

Eu topo zerar numa de 14 lol

Marcos

"Ok.Já tenho Skyrim,mas terei de esperar até sábado para os meus pais pesquisarem e comprarem uma TV de resolução maior(é como Malus enxergar Wander),letras pequenas demais"

Qual resolução é a sua TV?

Mr.Rehac

Eu só joguei Snes em uma de 14 lol
Depois ganhei uma maior *-*

Cavaleiro Wander

``Qual resolução é a sua TV?´´

TV tubo 29 polegadas acho que resolução 480 alguma coisa.

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

"qual resolução é a melhor: 800x600 ou 1024x768 e porque?
sempre tive esta duvida , e resolvi postar aqui no forum e como já fui questionado a respeito, para não dizer bobagem, conto com a colaboração de vocês.

Obrigado"

Josechi

Marcos

"TV tubo 29 polegadas acho que resolução 480 alguma coisa"

A minha é de 29 também e eu jogo de boa ._.

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

"Eu só joguei Snes em uma de 14 lol
Depois ganhei uma maior *-*"

Joguei NES, SNES, PSOne, Ps2 e PS3 na mesma

Vou jogar o Wii U nela também [Feiojo]

Davydson

Josechi[2]

Nemesis

E eu vou é vazar porque essa conversa não é pra mim.

Mr.Rehac

LOL Eu troquei uma de 25 por uma de 21 porque a maior não tinha entrada video componente

Cavaleiro Wander

``A minha é de 29 também e eu jogo de boa ._.´´

Lê as letras sem esforço?

Cavaleiro Wander

PS:Não tenho cabo HDMI(se chama assim?)

Davydson

http://hbdia.com/wordpress/tech-toys/menos-um-motivo-pra-comprar-o-ipad/

Mr.Rehac

Se eu estiver usando óculos eu também enxergo normal letras pequenas na de 29,e sem estar muito perto lol

Cavaleiro Wander

``Se eu estiver usando óculos eu também enxergo normal letras pequenas na de 29,e sem estar muito perto lol´´

Não uso óculos.

Davydson

http://img593.imageshack.us/img593/6606/hibachi.png

Eu li ''chibahi'' e;e

Cavaleiro Wander

(Esperando)

Kaique

Me convida pro batizado? lol

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

Dafuq?

Kaique

Piada velha do Chaves[kbelojo]

Cavaleiro Wander

Já vou,alow wi ús!

Kaique

Falows Wander lol

Davydson

Allow Wii US Wander

Mr.Rehac

Flw Wander e.e

adam rambo

porra,me ferrei,fui instalar saporra de mod e o jogo parou de funcionar '¬_¬

Davydson

Chinajo

adam rambo

To querendo fazer um livro,se chama
"a morte e sua vida"

Marcos

"porra,me ferrei,fui instalar saporra de mod e o jogo parou de funcionar '¬_¬"

Não sei porque mais isso me lembrou o mod que coloca missões e carros beta no jogo e.e

adam rambo

instalei a porra do img tool,belezinha,replace,papapa,coolest,daí a porra parou de funcionar e disse file beyond end,e fui tentar jogar,e o jogo ñ entra mais.

adam rambo

morrer é foda(sentido ruim),morrer por algo que vale a pena é foda(sentido de fodástico)

adam rambo

agora eo vo desinstalar tudo e reinstalar

adam rambo

alguem ae?

adam rambo

meu jogo não tem cleo3

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

"morrer é foda(sentido ruim),morrer por algo que vale a pena é foda(sentido de fodástico)"

Faz sentido lol

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

"O Blogger vai ganhar uma nova aparência em abril. Atualizar agora."

_15jose

Vou me sacrificar por vocês e ver como é, atualizarei agora deter1

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

É feio ._.

Nemesis

Lá vem merda,e das fedorentas com milho hoho

[̲̅ร̲̅υ̲̅x̲̅g̲̅σ̲̅т̲̅α̲̅v̲̅]

Agora não sei aonde editar o perfil

Marcos

Eu atualizei só pra ver como era e agora, oh god why...

Mr.Rehac

Não aguentei,voltei ao design antigo lol

Nemesis

Onde exatamente está a opção de experimentar o visual? e=e

Sxgtv

Nome .rar lol

Mr.Rehac

Blogger.com :)

Nemesis

chinajo O meu já estava há meses,por isso não achei a opção no Blogger.com lol

SX~GTV

Estou tentando re-estilizar meu nome lol

Suxgotav

THIS

kbelojo

Kaique

O meu também já tava no novo lol, eu não achei tão ruim, o modo de visualizar os posts ficou bem melhor pelo menos lol

adam rambo

foda-se,assim não tenho que comentar e ir lá pra baixo ver que os outros comentaram tbm

adam rambo

sux,you sucks(duplo sentido)

Suxgotav

lol

Davydson

Atualização para 1.2.5 do Minecraft já está disponível ._.

Vaizard

E quais são as novidades?

Davydson

''E quais são as novidades?''

Apenas tiraram alguns bugs

Ditto

Já vou,alow wi ús!

Vaizard

Que merda

Vaizard

Adios,Ditto

Ditto

Oi pessoal!

Marcos

Dafuq?

Vaizard

Olá,Ditto

Suxgotav

Ok, fudeu lol

Meu pai chegou aqui dizendo que andou lendo um blog que eu participo sobre gigantes de pedra çç

Tem muita coisa que eu falo aqui que ele não sabe

Fico imaginando se ele viu o "Me casar com ela" no meu perfil lol

Denise(Mono)

"Ok, fudeu lol

Meu pai chegou aqui dizendo que andou lendo um blog que eu participo sobre gigantes de pedra çç

Tem muita coisa que eu falo aqui que ele não sabe

Fico imaginando se ele viu o "Me casar com ela" no meu perfil lol"

Talvez isso seja um problema para você...

Suxgotav

Nem tanto, mas achei incomodo, não ter mais privacidade lol

Denise(Mono)

Talvez ele só tenha lido os posts,mas não é muito provável...

"Fico imaginando se ele viu o "Me casar com ela" no meu perfil lol"

Agora tem mais chances de ele ver...

Denise(Mono)

Suxgotav,não é possível você ser sincero com ele?

Suxgotav

"Suxgotav,não é possível você ser sincero com ele?"

Nope... Ele é louco lol

E se ele souber que eu gosto de uma garota vai me infernizar o resto da vida lol

Mr.Rehac

"E se ele souber que eu gosto de uma garota vai me infernizar o resto da vida lol"


Imagina então se gostasse de um garoto e.e

Suxgotav

"Imagina então se gostasse de um garoto e.e"

Desculpa Rehac, eu não entendo a mente de pessoas como você... Pra que gostar de homem se temos mulheres?

Ainda mais se forem lindas, inteligentes e divertidas como a Allana WW

Mr.Rehac

"Ainda mais se forem lindas, inteligentes e divertidas como a Allana WW"

Esqueceu de falar do Super Nintendo *-* LOL

Denise(Mono)

"E se ele souber que eu gosto de uma garota vai me infernizar o resto da vida lol"

Depende de como você gosta dela.

Mr.Rehac

A Géssica me confessou hoje também ter assoprado fitas de Snes e.e

Denise(Mono)

"Esqueceu de falar do Super Nintendo *-* LOL"

Videogames tem sexo...?

Suxgotav

"Esqueceu de falar do Super Nintendo *-* LOL"

ARGH! Me lembrou da porra do Donkey Kong

"Depende de como você gosta dela."

Bom, eu amo muito ela, há um bom tempo. Tipo, uns 5 anos.

Suxgotav

"Videogames tem sexo...?"

Você entendeu errado [kbelojo]

É que além dela ser linda, inteligente, gostar de Pokémon, ela tem um fucking SNES *-*

Denise(Mono)

"Você entendeu errado [kbelojo]

É que além dela ser linda, inteligente, gostar de Pokémon, ela tem um fucking SNES *-*"

Ah...

Suxgotav

Entom tia Denise, tem novidades? :)

Denise(Mono)

"Entom tia Denise, tem novidades? :)"

Acho engraçado o Nomad dizer "Wanderful" em um video do Pikol...

Suxgotav

Lol, que bugado

Denise(Mono)

"Entom tia Denise, tem novidades? :)"

Deixe-me ver...acho que meu irmão se decepcionou com o último jogo dele,só zerou uma vez.E ele tinha esperado tanto para jogar... :(

Suxgotav

Qual jogo é?

Denise(Mono)

"Qual jogo é?"

Era...não me lembro bem,era um no qual vocês chamam de Evil,algo como residência.Tinha haver com uma missão,jornada,operação?É isso?

Suxgotav

Vish

Jornada me lembrou Journey lol

Denise(Mono)

Sabe qual jogo é?

Suxgotav

Sei sim

Denise(Mono)

Preciso ir,tchau

Suxgotav

Tchaue

Mr.Rehac

Também ja vou

Suxgotav

Somebody stop me!

Ditto

Repararam que Denise usou aspas normais?

Suxgotav

Aliens [kbelojo]

Jhow

pq hj o post teve pouco comentário???

Suxgotav

Porque progride aos poucos...

Vaizard

Porque o Wander não ficou aqui muito tempo

PC Nobia

Ótimo post como sempre sr. KIQnator, mas no momento estou com preguiça de comentar algo relevante haha

Olá pessoas

Mr.Rehac

Voltei lol

Marcos

Eu vou sair gente flw

Mr.Rehac

Flw Marcos

Vaizard

Flw Marcos

Ditto

Adeus Marcos

Mr.Rehac

Alguém tem algo de novo?

Ditto

Eu tô com um óculos novo =D

Kaique

Valeu Nobia XD

Eaê galera o/

Ditto

Olá Boss

Kaique

"Alguém tem algo de novo?"

Eu peguei Batman Arkham City hoje lol

Vaizard

Oi Kaique

Ditto

"Eu peguei Batman Arkham City hoje lol"

Jogo muito ótimo (y)

Cavaleiro Wander

``Porque o Wander não ficou aqui muito tempo´´

Ok,ok,eu fico mais tempo

Mr.Rehac

e;e

Cavaleiro Wander

``Repararam que Denise usou aspas normais?´´

Percebi isso faz acho que meses

Ditto

Olá César

Suxgotav

``Repararam que Denise usou aspas normais?´´

Percebi isso faz acho que meses"

_15jose

Kaique

Eaê Wander o/

Cavaleiro Wander

Oi sapo(Ditto)

Cavaleiro Wander

Oi pessoal!


``_15jose´´

What?

Suxgotav

"What?"

pokerface

PC Nobia

Olá Wander =P

Cavaleiro Wander

Suxgotav,you know that he(Marcos) don´t know

Ditto

Avatar provisório, perdi a vontade de usar avatares

Cavaleiro Wander

``Avatar provisório, perdi a vontade de usar avatares´´

Falta só ficar permanentemente com esse.


E oi cabeça de pedra!

Suxgotav

"Suxgotav,you know that he(Marcos) don´t know"

Eu tinha lido "If you know what I Mean"

"Avatar provisório, perdi a vontade de usar avatares"

Ainda bem, esse é horrível ._.

Cavaleiro Wander

``Um amigo meu que é um desenhista talentoso passara aqui em breve...

aguardem...´´

Pode ser o ``luck´´.

Ditto

Meu DA tá com frescura '-'

Vaizard

Chocolate amargo é horrível

Cavaleiro Wander

``Meu DA tá com frescura '-'´´

Ele deve estar usando seu avatar e dizendo ``Me obrigue´´

Ditto

MINHA INTERNET TÁ COM FRESCURA D:<


QUE RAIVA!

Cavaleiro Wander

``Chocolate amargo é horrível´´

A verdade é amarga,mas eu gosto de alguns chocolates amargos

Cavaleiro Wander

``MINHA INTERNET TÁ COM FRESCURA D:<


QUE RAIVA!´´

É seu avatar

Ditto

"É seu avatar"

Dá pra parar um pouco? ¬¬

Mr.Rehac

LOL

Cavaleiro Wander

``Dá pra parar um pouco? ¬¬´´

Ok.

Última:Me obrigue a parar.

Suxgotav

Alguém segure esse menino

Cavaleiro Wander

Eu não gosto muito desse meu lado,fazer o que?Eu já fiz uma mini história que eu lutava com minhas outras personalidades.

Vaizard

O gosto não sai da minha boca,é muito ruim

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

Mr.Rehac

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1517   Recentes› Mais recentes»