sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Como é voltar para SotC depois de tanto tempo


Como disse no post passado, decidi voltar a jogar SotC no PS3 em antecipação ao remake. E de repente me ocorreu que já são quase 10 anos desde que eu joguei pela primeira vez.

Diabos, 10 anos!

Eu perdi há muito tempo a conta de quantas vezes já zerei o jogo. Foram dezenas de lutas contra cada colosso e muitas horas explorando a Forbidden Lands, mas fiquei um bom tempo sem jogar desde a última vez. E voltar a jogar depois de tanto tempo é interessante, algumas coisas mudam bastante.




Primeiramente, é doido perceber como eu fiquei enferrujado. Eu tenho todas as estratégias e ataques decorados na minha mente, mas na prática nem todas as minhas investidas dão tão certo quanto eu planejava.

Em Avion e Phalanx eu caí tantas vezes que tenho vergonha de admitir. Eu até mesmo consegui morrer caindo do Phalanx! Ele é o único que nem tenta nos matar e eu consegui fazer o trabalho por conta própria!

Na verdade não é só falta de prática, boa parte do problema é achar que está tudo calculado. Quase sempre vem aquela vontade incontrolável de aproveitar os impulsos do colosso para pegar uns atalhos. Em outros tempos eu sabia a hora certa para fazer isso, mas hoje em dia eu não acerto uma.

Eu tentei um R1+Quadrado ao pular do templo para a cabeça do Argus achando que ia chegar com tudo e passei direto para o chão da arena.

E não só isso, mas eu também decidi reprisar Red Dead Redemption recentemente e não foram poucas as vezes que me peguei tentando usar os comandos do jogo da Rockstar para alguma ação do Agro.


Mas a parte boa disso tudo é que as batalhas que mais me deram trabalho também foram as que mais manteram a emoção do jogo. A sensação de desafio diante dos colossos se perde muito rápido depois de zerar, mas levar uma pequena surra de alguns deles me fez lembrar um pouco essa sensação.

A necessidade de agir com precisão e numa fração de segundo, como pular do Agro para a asa do Phalanx, ou ter que arriscar a sua escalada em alguns momentos, como aquele pequeno pedaço sem pelos nas asas de Avion, passam quase tanta adrenalina hoje como passaram para mim lá em 2008.


Por outro lado, algumas batalhas se tornaram meio "mecânicas" e perderam a graça quando as comparamos com as primeiras vezes.

No meu caso quem mais sofreu com isso foi Cenobia. A primeira coluna que subimos está a alguns passos de Wander quando a luta começa, não dando nenhuma chance ao Cenobia de atacar, e a partir daí a estratégia nos mantêm longe do colosso até praticamente o final da luta.

E como a minha mente guardou bem alguns truques, ficar em uma coluna até ele bater a cabeça e cair inconsciente faz com que o resto da batalha acabe rapidamente enquanto Cenobia mal se mexe.

Por razões como essa que eu realmente acredito que o remake poderia trazer variações das batalhas. Faz uma coluna cair para o lado errado e nos deixe coçando a cabeça para descobrir como diabos derrotamos o bichano agora! Seria muito bem vindo para quem tem as estratégias decoradas.


Mas enfim, mesmo com essa parte ruim, voltar a jogar SotC é muito bom! A gente se lembra porque gosta tanto do jogo e percebe mais uma vez como ele é especial.

E ah, eu decidi platiná-lo de vez agora. Peguei o bendito Endangered Lizards e agora poucas coisas me separam da platina!

Colher frutas é chato, mas vamos lá, uma última vez!

... ou penúltima, duvido que não vão enfiar o mesmo troféu no remake do PS4.

Até a próxima pessoal!

3 comentários:

Ditto

Bom post Kiq!
Não faz mt tempo que eu zerei de novo, e COMO EU ME PERDI NA CAMERA INVERTIDA MDS UHEUHEHUEHUE

Kaique

Valeu Ditto! o/

Eu lembro de um artigo na época da Collection que várias pessoas estavam testando o jogo e todo mundo caía antes de chegar na arena do Gaius. Aí uma hora eles perceberam que ninguém estava segurando o R1 na hora de pular, porque os jogos mais novos já fazem isso automaticamente LOL

Dodô

Joguei pela primeira vez há 9 anos, eu tinha só 8 anos. Matei o Valus e não conseguia encontrar o Quadratus pq n entendia a mecânica da luz da espada. Zerei pela última vez tem uns 2 anos. Estou louco pra comprar o de PS4