sábado, 15 de julho de 2017

Teoria - Dormin é o Master of the Valley


A origem do Master of the Valley é um dos pontos mais misteriosos de The Last Guardian. A única coisa que o jogo conta é o nome pelo qual ele é conhecido, fora isso temos que tirar nossas próprias conclusões através do que é mostrado e das pistas que pegamos pelo jogo.

Existem diversas teorias sobre sua natureza, e uma delas é que de alguma forma ele tem ligação com Dormin. Afinal, a energia maligna mostrada no jogo é semelhante ao que vemos em Ico e Shadow of the Colossus, então é uma conexão que fazemos naturalmente. Mas como fundamentar isso no que aparece no jogo? Pois é o que veremos hoje!




Começando pelo que mais impacta nas semelhanças entre SotC e TLG: a piscina da câmara do espelho e a piscina da Sow. Lado a lado, observamos que elas são quase idênticas, apenas diferenciando-se no tipo de material.

Poderia ser um easter egg, mas Ueda dá informações interessantes sobre ela no novo livro do jogo, o "The Last Guardian: An Extraordinary Story", sugerindo que ela pode ser literalmente um portal entre os mundos:

"Eu não estou dizendo que ela conecta The Last Guardian e Shadow diretamente, mas a piscina é algo como o espelho, e o lado de baixo do espelho pode ser conectado com o mundo do outro lado da piscina. Outro mundo poderia existir do outro lado, mas... talvez seja um mundo de coisas que não aconteceram, ou talvez é o mundo de Shadow...você pode pensar no que isso significa."


Seguindo a sugestão do Ueda e pensando no que isso pode significar, a questão mais importante sobre a piscina da SoW é que lá ocorre o ritual feito por Lord Emon, onde Dormin simplesmente desaparece. E se esse ritual não prendeu Dormin novamente, mas o baniu de vez para um outro mundo?

Digamos que Dormin tenha sido jogado no mundo de TLG sem sua imortalidade: ele surgiria no meio de uma civilização próspera, cheia de tecnologia e com controle sobre feras. Se ele conseguisse obrigar, ou persuadir o povo, ele poderia chegar a uma posição de liderança


Aí chegamos no outro elemento da mesma câmara: o sarcófago. A arquitetura única em meio às ruínas sugere que ele pertence ao líder daquela civilização. O tamanho é anormal para um ser humano, mas como não sabemos a forma de Dormin não podemos concluir muito.


Já a temperatura da câmara e o fato de que ela é conectada à torre principal (não é parte da mesma estrutura, mas é ligada) nos fazem concluir que aquele corpo está sendo preservado - talvez isso também poderia explicar o tamanho incomum - e que o ritual envolvendo os tricos e as crianças seja para alimentá-lo e até ressuscitá-lo quando possível, o que é confirmado no novo livro do jogo.

E outra informação que o livro dá é de que o sarcófago é composto de 16 partes. Isso não pode ser uma mera coincidência e dá ainda mais crédito para a teoria. Talvez a divisão de Dormin em 16 partes tenha causado efeitos permanentes, ou ele poderia ter partes separadas antes mesmo do selo acontecer.


Como a torre e a câmara estão separadas, eu imagino que quando Dormin chegou a torre já estava presente com a tecnologia que vemos, mas servindo para outro fim. Como líder, ele poderia usar dessa tecnologia construindo uma outra câmara para ser sua tumba, conectando-a à torre para dar andamento no plano de ressurreição e de controle do vale através da esfera.


A esfera é outro ponto interessante. Acho que todos concordam que ela não é uma criatura, apenas um artefato imbuído de magia ou tecnologia e carregando a mente e a vontade do verdadeiro Master of the Valley.


E se olharmos para Ico vemos duas esferas muito parecidas com a de TLG na entrada do castelo. Elas não recebem tanta atenção, mas possuem energias e funcionamentos semelhantes.

Seria muita coincidência dois seres distintos de mundos diferentes usarem artefatos tão semelhantes, mas se considerarmos que Dormin se transformou no MotV faz todo o sentido. Já é de comum acordo que a Queen é uma das partes de Dormin, se o MotV for a outra parte os dois possuiriam o mesmo tipo de pensamento e poderiam usar soluções parecidas para seus planos.


E o espelho é descrito como uma "chave" no livro. Claro, ele é usado dessa forma no jogo para entrar na torre, mas se Dormin deixou o espelho e a piscina na mesma câmara do seu sarcófago, talvez exista um jeito certo de usar o espelho que transforma a piscina em um portal, assim Dormin poderia voltar ao mundo de SotC.

Enfim, acredito que seria bem plausível que o MotV fosse a parte masculina de Dormin e acho interessante ver isso como a conexão dos jogos. Mesmo que sejam mundos paralelos eles possuiriam uma forte ligação. Comentem também o que vocês acham sobre essa teoria ou sobre a origem do Master of the Valley!

Até o próximo post!

9 comentários:

Clarice

Zerei TLG hoje
Preciso de mais informações dessa história, meu deus

Old Stone Sacred

Excelente post!
Acho que só vou poder jogar TLG quando eu conseguir uma versão pra PC pq n vale apena comprar um PS4 pra jogar uns poucos jogos, vale mais apena esperar

Clarice

Old Stone, só comprei o ps4 nesse momento porque eu tive a certeza que ia ter SotC nele. porque se não, não me livraria do meu ps3 (tenho a collection) hahaha
Claro que vou jogar vários jogos, mas aí não tem como TLG não ser o primeiro enquanto isso.

Kaique

Valeu OldStone!

Essa geração tem sido devagar mesmo, mas tem jogos que valem a pena. The Last Guardian, Horizon (que é o meu favorito da geração até agora), Crash para quem é nostálgico, e etc.

Ditto

Ótimo post, Boss!

Eu não imaginei que teria tanta ligação assim de um jogo pra outro lol

Kaique

Valeu Ditto! Quando eu terminei o jogo eu fiquei meio "pooxa, bem que podia ter uma conexão XP", mas pelo jeito está lá, a gente só precisa procurar lol

Nathalia Olivi de Moura

A informação do espelho como chave também permite uma certa conexão entre ele e a Ancient Sword - dois artefatos estranhos, com poderes relacionados a luz e funcionam como chaves. Digo isso pensando na arena do Malus, claro. Cara, você tem esse livro ou ao menos um pdf dele inteiro? Parece ter muito conteúdo importante.

Kaique

Nathalia: Não tenho, estou esperando venderem aqui no Brasil mas até agora nem sinal dele. Essas informações vieram de uma pessoa no Reddit que postou algumas imagens do livro:

http://imgur.com/a/VGaM8

Se essas poucas imagens já dão tanta informação relevante, imagina o livro inteiro!

Unknown

Para que futuras pessoas que passem aqui saibam.
A cronologia correta é The Last Guardian onde Dormin está deixando sua forma física para se tornar uma entidade, e seu corpo está mantido em um sarcófago de 16 partes, e o jovem garoto o derrota ao final do jogo o que faz entender que Dormin alí se tornou uma entidade livre.
Depois ocorre os acontecimentos de Shadow of The Colossus onde Dormin já é um entidade porém foi selada em 16 colossus e Wander o liberta desses 16 colossus, porém Dormin é mais uma vez e seu ser é divido em duas partes, uma está em Wander que nasce com chifres acarretando na maldição das crianças de chifres e a outra parte de Dormin toma o corpo de Mono a transformando na rainha de Ico.
Após 3200 anos as gerações de Wander, as crianças de chifres vão sendo sacrificadas no castelo da Rainha Mono, assim ajudando no processo de imortalidade da mesma e ao mesmo tempo unindo os resquícios de Dormin presente nas gerações de Wander com as crianças de chifres.
Após Ico matar a Rainha Mono ele foi um final nessa maldição destruindo Dormin presente na rainha cortando a maldição.