domingo, 18 de junho de 2017

Melhorias que queremos ver no remake!


Shadow of the Colossus está indo para sua terceira versão, e se na época da Collection já ficamos animados em ver o que seria melhorado no PS3, agora que o jogo está chegando no PS4 e não é apenas um remaster, mas um remake, temos muito mais motivo para antecipar as novidades e o lançamento do jogo.

Por isso hoje vamos imaginar um pouco o que podemos ver de legal na mais nova edição do jogo!


Deformação do cenário


O jogo original já conseguia trazer efeitos bem legais do impacto dos colossos no cenário. A terra já se acumulava ao redor das pisadas, alguns pedaços de rocha já se soltavam, a areia se espalhava pelos ares e etc. Mas com a nova tecnologia dá para levar isso tudo a um patamar muito maior. 

Se essas deformações forem permanentes e se acumularem, fico imaginando como a arena pode ser alterada com a batalha. Ver as pegadas do colosso pela terra e pedaços que se quebraram pelos seus ataques, o resultado final realmente refletiria a proporção da batalha.


E isso não seria só para os colossos que saem pisando e socando tudo, um outro exemplo é Dirge. Ele tinha o efeito da areia voando, mas era simples, a areia em si não se deformava e a cabeça dele apenas atravessava o modelo das dunas. Na geração passada Uncharted 3 já tinha ótimos efeitos de deformação na areia, acredito que dá para maximizar esse efeito em proporções colossais nessa nova geração. Imagina só cavalgar fugindo do Dirge e ver que um rastro está se formando pela arena, seria fenomenal!

Como estão fazendo modelos totalmente novos, acredito que seria possível implementar algo assim. E além disso, as coisas que já eram destrutíveis (como os muros do Barba, a arena do Cenobia, a fortaleza do Argus) podem receber um tratamento muito mais detalhado.

Interação com a água


Nos últimos anos tivemos ótimos exemplos de jogos que capricharam na interação dos personagens com a água, molhando as roupas, cabelos e até as pegadas dos nossos personagens. No PS2 SotC não teve como fazer isso, mas agora seria possível, e teria um efeito bem legal!

Obviamente, Hydrus seria o maior beneficiado. Se a Bluepoint implementar o efeito de molhado no Wander e também nos pelos do colosso, as idas e vindas de Hydrus para a superfície deixarão a batalha muito mais impressionante. Já pudemos ver que a superfície da água está com movimentos mais realistas, então acho que também capricharão nos efeitos que ela traz.

Além de Hydrus e de Pelagia, a luta de Malus também seria muito influenciada por essa mudança. A chuva caindo, escorrendo e formando poças pela arena, aumentaria muito o fator dramático da luta.

Natureza mais dinâmica


Não chove nem anoitece durante a nossa história até a luta com Malus, e não estou pedindo para que coloquem esses fatores em outras lutas. O que eu quero ver é uma natureza mais viva, da mesma forma que vimos na cena inicial do trailer.

Aquela vegetação que forra o chão, as árvores balançando com o vento, folhas se soltando e insetos voando, é sem dúvidas algo muito bonito. Imaginar esse nível de detalhe aplicado em todo o mapa do jogo é algo bem promissor.

Mesmo onde não há muita vegetação, eles podem colocar outros detalhes. Novamente lembrando de Uncharted 3, as tempestades de areia do deserto criavam um efeito legal e esse tipo de coisa pode ser colocado em SotC, seria uma adição muito bem-vinda nos desertos das Forbidden Lands.

Os detalhes


Isso é algo que já pudemos notar no trailer e nas imagens, só nos resta esperar para ver ainda mais. Como estão refazendo todos os modelos, estão aproveitando para detalhar muitas coisas. Não apenas estão transformando o que era textura em polígonos, estão adicionando coisas que deixam os modelos mais ricos e mais interessantes.

A arena do Barba, por exemplo, agora dispõe de pedaços quebrados, vegetação crescendo pelas rachaduras e até musgo se acumulando em alguns pontos. A arena do Kuromori, a Grande Ponte e até as ruínas do Phalanx também possuem vegetação que não estava lá antes.

Se essas adições forem ligadas com um sistema de destruição mais complexo, como já dito antes, será ainda melhor. Imagine se com alguns socos do Barba na parede essas colunas se quebrarem ainda mais? Seria ótimo!

Eu espero para ver o que farão com a cidade do Cenobia, o lago do Avion e a fortaleza do Argus. Acredito que podem fazer muita coisa legal ao detalhar esses locais.

Arrumar o Time Attack


Quando a gente pegou a Collection, jogamos felizes pela história relembrando como o jogo era sensacional. Aí jogamos novamente no hard, talvez passamos pelo Time Attack normal e então chegamos ao Time Attack hard. E é aí que notamos que algo estava errado!

Aparentemente o jogo já era desse jeito em algumas versões no PS2, mas de qualquer forma, a física sobre Wander quando ele está segurando nos colossos e alguns tempos do HTA (o do Gaius, principalmente) não combinam, uma coisa ou outra precisa ser alterada.

É possível completar? Sim, sem dúvida, mas é legal? DE JEITO NENHUM! E nem faz sentido, porque esse modo deveria testar a nossa rapidez para completar a luta, não nos obrigar a usar outros métodos (como o sword jump) para ter uma chance de sucesso.

Por mim, um modo de dificuldade maior do que já temos seria bem-vindo, provavelmente falarei disso no próximo post, mas o que temos hoje não é recompensador e não faz o menor sentido, por isso é um ponto que pode melhorar.

-

Enfim, essas são as melhorias que gostaria de ver no remake para PS4, fale também o que você espera dele. No próximo post iremos um pouco mais longe e falaremos do que pode ser colocado no jogo! Até lá!

7 comentários:

Eric Naibert

Eu acho que fiquei feliz e triste com esse remake, porque o jogo lá de 2004 é ótimo, fazendo um remake dele, eu acho que meio que desmerece o antigo jogo, mas achei no mínimo interessante a atmosfera nova que estão dando pro jogo, como já disseram que não vão adicionar nada além do conteúdo do antigo jogo, eu não fico tão animado assim mas né... Se melhorarem o lance do Time atack já está ótimo, eu to tentando alcançar o troféu de platina no PS3 e ta difícil mesmo o modo HTA.
E por fim, eu gostei pra caramba do blog (ou site, sempre confundo), e até outro dia.

Unknown

Muito boa essas suas ideias seria ótimo se isso acontecer, muita gente ficaria muito feliz (principalmente a velha geração) e também traria uma hipe para nova geração que , uma coisa boa que seria bom se acontecer seria interação com a stamina ( exemplo quando a barra tá ficando pequena o Wander começa-se a fraquejar,ficar mais lento e quando tiver embaixo da água perde-se ao sua stamina acabar)

Unknown

Outra coisa boa seria melhorar a inteligência de alguns colossos, exemplo quadratus que se vc subir em um pedra,as que se localizam perto da praia, ele perde sua inteligência e fica parado por vários minutos

Ditto

Não precisa de colossos novos (mas seria legal), mas ponham umas features novas snif

Skins diferentes, armas novas, sei la ;-;

Kaique

Tem tanta coisa que dá pra colocar, algumas nem precisam de muito esforço da parte deles. Colossos novos são o nível mais alto, a gente só pode sonhar :/

Edu

Teve uma entrevista com o Yoshida, onde ele diz que o jogo ia ter o mesmo conteúdo que a versão PS2. Então eu não espero nada de novo.

Aqui o link para quem quiser ler: http://games.tecmundo.com.br/noticias/remake-remaster-sony-explica-shadow-of-the-colossus-realmente_829660.htm

Unknown

Infelizmente, acho que os fãs gostariam de ver os 24 colossos,mas acho que irão haver muitas melhorias no game e na Gameplay, pra mim já está bom vindo com algumas dessas melhorias