terça-feira, 16 de junho de 2015

O que pudemos ver de The Last Guardian nessa E3

ACONTECEU!

6 ANOS DEPOIS, MAS ACONTECEU!

VALEU A PENA ACREDITAR!

ALEGREM-SE!

...

A essa altura muitos nem mais acreditavam na existência dele, muitos achavam que a Sony enrolaria e enrolaria até admitir que cancelou de uma vez, mas entre diversas outras ótimas surpresas (caçar dinossauros robóticos com uma ruiva badass no que restou do nosso mundo? CONTE COMIGO!), a Sony trouxe o que esperamos há anos: a re-revelação de The Last Guardian, agora oficialmente para PS4, e finalmente com uma sequência de gameplay!

Para quem não viu, o gameplay pode ser visto aqui! Ou se quiser a melhor qualidade, pode baixar a versão do Gamersyde aqui!

Algumas novas imagens também foram reveladas. Então o que podemos concluir de tudo o que vimos? Sem maiores delongas, é do que falaremos agora!

Nada mudou na direção artística


Muitos estavam preocupados que o jogo poderia estar muito diferente do que conhecíamos e perdido sua essência, tanto que foi o tema do meu último post. Mas para a alegria de todos (ou não, porque sempre tem gente pra reclamar) o jogo manteve toda a direção artística de antes.

De fato, não notei nem mesmo um detalhe que está diferente. Tanto o garoto quanto o Toriko estão iguais, e o cenário é até um mesmo local que já apareceu outras vezes.

Pensando bem, como já vimos esse cenário antes, poderiam ter usado outro local para a demo. Mas diabos, não dá pra reclamar disso!

Também não mudou muito graficamente



Como falei, ainda teve gente pra reclamar, porque graficamente o jogo não está tão diferente. É uma reclamação que faz sentido, a primeira imagem acima, por exemplo, é de 2009 no PS3, e a segunda é uma das que foram mostradas ontem, e a diferença existe, mas não era como muitos esperavam.

Não acho que é motivo para reclamar. Muita coisa foi feita para o PS3, então é natural que ele não sofra uma mudança tão drástica, ao menos que fosse totalmente refeito.

E se demorou tudo isso dessa forma, imaginem se começassem tudo de novo!

Enfim, como eu dizia no último post, eu tinha minha dúvida de como rodariam tudo aquilo no PS3. A iluminação e física eram bem complexas, e sendo que o jogo não é tão linear assim, acharia difícil alcançarem isso com um bom desempenho.

E claro, ainda existiu um upgrade para o trailer que vimos ontem, nos detalhes, texturas e iluminação, e acho que isso já é o bastante, não muda a visão artística original e eu sinceramente continuo gostando dos visuais, mesmo que seja em uma nova e mais potente plataforma.

Toriko é quase uma Yorda gigante


Sempre foi falado que TLG era uma mistura de ICO e SotC, e agora no gameplay pudemos ver como ele foi influenciado pelas mecânicas de Ico, principalmente na interação com Toriko.

E ele é praticamente uma Yorda, só que gigante, destrutivo, fofinho e bem útil!

...
Ou seja, não, ele não é nada parecido com a Yorda...

Mas enfim, temos um comando para chamar por Toriko, e isso sim funciona como funcionava com a Yorda. Pelos detalhes dados há muito tempo, há várias formas de atraí-lo, por exemplo com potes de comida, mas na demo gritar por ele foi a única forma mostrada.

E algo legal é que mesmo sendo grande, Toriko é mais vulnerável do que parece. De alguma forma aquelas estruturas o deixam apreensivo e com medo de seguir por um caminho, o que nos obriga a tirá-las do caminho para continuar. Então podemos esperar que boa parte dos puzzles girem em torno disso.

Mas ainda assim, é ele que nos segura na hora de pular penhascos, e não o contrário!

A ação é mais "cinematográfica"


Ok, esse é um dos termos muito usados para jogos recentes e que já encheu o saco faz tempo, mas é a única forma de explicar isso.

A demo parece ser uma parte aleatória do jogo, e não de uma parte importante da história, e mesmo assim ela contém bastante ação. Juntar um grifo de toneladas com estruturas de madeira pouco confiáveis só poderia dar nisso, o caminho vai se destruindo assim que Toriko sobe, então a la Uncharted temos que correr antes que tudo desmorone, dar saltos loucos confiando que o Toriko vai nos salvar e etc.

A cena scriptada depois de subir na cauda do Toriko por exemplo é o tipo de ação que é mais cinematográfica que tudo o que vimos em SotC e principalmente em ICO. É nessa parte que o jogo se distancia dos puzzles e valoriza a ação, e eu gostei bastante disso.

A única coisa que não me agradou tanto foi a câmera lenta no momento do pulo, é uma boa ideia mas ficou demais, talvez deixá-la só no começo do pulo ao invés do pulo todo seria melhor.

O cenário é bem destrutível


No comportamento, Toriko é praticamente um cachorro colossal e desastrado, então derrubar coisas é comum na sua rotina. E no gameplay isso reflete no cenário, que se mostrou bem destrutível, com Toriko derrubando colunas, plataformas e etc.

Só resta saber se ele é sempre assim. A destruição que acontece no gameplay é bem scriptada, talvez apenas as colunas do começo não sejam, mas não dá pra ter certeza. Cenários destrutíveis são uma coisa bem legal de se ver, então espero que isso possa acontecer a qualquer momento, e não só nos momentos específicos.

Toriko tem reações e animações espetaculares


Alguns podem reclamar dos gráficos, mas a verdade é que a tecnologia do PS4 foi usada muito bem em coisas mais relevantes: As animações e a inteligência artificial de Toriko!

Só vamos poder saber exatamente como a IA é boa quando jogarmos, mas já é possível ver que ele reage muito naturalmente a tudo que fazemos. E isso também se deve as animações, que fazem o bicho parecer totalmente vivo.

Sem dúvida é uma coisa difícil de alcançar, pois muita coisa é envolvida para criar uma expressão convincente. Mas Toriko move as orelhas, os olhos, o corpo, e tudo junto nos convence como o bicho está se sentindo.

Na minha opinião o Toriko vai ser a companhia de IA mais legal de todos os tempos!(Não o matem por favor)

Boxart


Talvez mude, mas por enquanto essa é a boxart apresentada para o jogo. Simples mas muito bonita, torço para que fiquem com ela. Talvez o logo do jogo possa melhorar, mas essa imagem é muito bonita mesmo.

E por fim, o lançamento ficou para 2016, sem especificar em qual momento. A espera está chegando ao fim meus amigos!! XD

E antes de acabar o post, fiquem com as outras imagens reveladas ontem:





Até o próximo post! Espero que as próximas novidades cheguem em breve, e aí estarei aqui novamente!

12 comentários:

PC Nobia

YES

YES

YEEEESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

FINALMENTE

THE DREAM IS NOT DEAD

Dá pra ver nos movimentos que a jogabilidade vai ser bem parecido com ICO e SotC mesmo. O menino até tem aquele tropeço do Wander lol

Pelo que eu peguei do gameplay, vai ser tipo Ico só que ao invés da Yorda você tem um colosso que se comporta feito o Agro. Uma coisa que me preocupa é se com esse estilo de ação scriptada o jogo não vai ser curto/linear demais, que nem o Ico foi. Tudo bem que aquele era um jogo do início do ps2 né, mas pra agora vai ficar um pouco fora das expectativas. É um jogo de 2009, tô com medo de as pessoas torçam o nariz demais se ele não for tudo isso ;-;

E mais, não tem nem como negar. Vocês SABEM que o Toriko vai morrer no final. e_e

Unknown

Um novo amanhecer para as FL!

Caramba eu só queria mais algumas informações pois sabe-se lá quando vão mostrar o jogo denovo...
E eu não vou levar esse "2016" muito a sério, mas valeu a pena esperar *-*

Myra

A última imagem, é bem parecida com a suposta "posição" do Black Bird ^-^
P.S: Finallyyy !!!! XD

Ditto

Uhul \o/

.

Não sei se tambem repararam,mas quando o menino chama o Toriko no começo, e aponta pro outro lado da ponte que estava quebrada,começa a dar pulinhos no ar...uma mimica pro grinfo entender que era pra ele pular..enfim,só um detalhe que achei legal.

E caralho,eu não quero ver o cachorro com penas morrer no final..é um cachorro pô D:,ja chega do nosso amigo animal sofrer.Alem do que,eu fui imediatamente fazer carinho nos meus cachorros depois de ver ele,a movimentação realmente esta show.

Como ja disse,eu suspeito que ainda vou preferir o SOTC devido as batalhas com colossus,aquela liberdade,ter que achar o local do esconderijo deles...

Enfim,ja que demoraram tanto assim pra mostrar o jogo,e já que ainda vão demorar mais um ano pra lançar,que trabalhem muito bem o Level Design no sentido de amplitude,pra não ser algo totalmente linear.

Vai ser bem puzzle/plataforma,mas parece muito legal de se jogar. Agora,será que vai ter um vilão ? Aqueles olhos lá assustam o Toriko,pode ser algo relacionado a um boss DU MAL ou então seria um equipamento que utilizaram pra capturar os grinfos (suspeito que o Ultimo Guardião possa ser ele,por ser talvez o ultimo da especie).

Enfim,espero ate 2016 ter dinheiro pra comprar todos esses putas jogos anunciados na E3...viva a ruiva gostosa que mata dinossauros \o/.

Kaique

"Não sei se tambem repararam,mas quando o menino chama o Toriko no começo, e aponta pro outro lado da ponte que estava quebrada,começa a dar pulinhos no ar...uma mimica pro grinfo entender que era pra ele pular..enfim,só um detalhe que achei legal. "

Verdade, não mencionei no post mas esse detalhe é muito legal. Disseram que nesse trecho eles já têm uma ligação, mas que mais a frente vai ser ainda mais fácil dizer para o Toriko o que ele tem que fazer.

"Uma coisa que me preocupa é se com esse estilo de ação scriptada o jogo não vai ser curto/linear demais, que nem o Ico foi."

Também me preocupo com isso. Mas lembro de falarem que poderíamos até visitar locais que já passamos, então espero que tenha uma liberdade na exploração. Talvez voltar a um local depois de ensinar novos "truques" para o Toriko e usá-los para conseguir coisas que não era possível antes, isso seria bem legal.

Ditto

Poladoful é muito ruim no Dark souls haha

Ditto

Mas eu também sou ;-;
Nem consigo matar aqueles cavaleiros gigantes da primeira parte ._.

Unknown

Mano, eu acompanhava esse blog anos atrás, e fui parando conforme as coisas foram mixando. Quando soube do TLG na E3 vim correndo pra cá ver se tinha algo, e vi que a última postagem era de 2014. Agora voltei pra olhar de novo, e aqui estamos nós. Boa sorte e espero que agora dê certo.

Kaique

Essa foi a primeira E3 em anos que eu não acompanhei ao vivo, e bem nela acontece isso. Mas agora é um novo gás, dá pra manter atualizado com as novidades do jogo, e depois do lançamento dá pra ficar muito tempo já falando sobre o jogo final, assim como foram esses anos falando de SotC.

Obrigado por acompanhar!

Pistrix

O SONHO NÃO ACABOU!

Sinceramente, nem tinha mais esperança que eles fossem continuar TLG, achei que mais tarde eles iram finalmente anunciar o cancelamento do jogo... MAS NÃO!!! 2016 já é amanhã pra quem esperou até agora!
O jogo está visualmente bonito, o que é uma característica dos jogos da Team Ico. Eu sei que ainda é muito cedo pra dizer alguma coisa, mas desde já eu fico imaginando de que forma TLG se liga a história de SotC e Ico... O que resta agora é fazer o que a gente já fez até agora, esperar (só mais um pouquinho).
Teorias vão rolar...

Dodô

É de chorar, me faz lembrar todos os momentos que passei aqui...