quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Shadow of the Colossus em "Reine sobre mim"

Eu sei que o filme já é um tanto velho e eu já poderia ter falado dele há muito tempo, mas só cheguei a assisti-lo ontem(Enquanto procurava Rei Leão no Netflix lol), portanto, antes tarde do que nunca!

Reine sobre mim conta a história de Charlie Fineman(Adam Sandler) e Alan Johnson(Don Cheadle), que eram companheiros de quartos nos tempos de faculdade de dentista.

Charlie perde sua família nos atentados de 11 de setembro, e desde então passa a viver isolado e tentando esquecer tudo de seu passado. Já Alan se tornou um dentista e vive bem, mas também não se sente feliz com a pressão de seu trabalho e de sua família. Eventualmente os dois acabam se encontrando e Alan decide tentar ajudar Charlie, recomeçando a velha amizade e enfrentando alguns problemas para que Charlie aceite o que aconteceu e volte a se relacionar com as pessoas.

Não vou fazer uma análise do filme, mas é um filme bom. Eu não sou chegado em filmes de drama, assisti mais por SotC mesmo, mas quem curte o gênero deve gostar bastante. Mas vamos a parte importante, a aparição de Shadow of the Colossus!


SotC aparece de uma forma até importante no filme, sendo o principal(ou até o único) passa-tempo de Charlie. Na primeira ideia para o filme, ele jogaria um shooter contra aliens dos anos 80, ou um MMO, mas foi alterado mais tarde para combinar melhor com o enredo.


De fato, SotC foi uma ótima escolha. Charlie, assim como Wander, sofreu uma perda grande e não se conforma com isso, claro que em SotC Wander tem como mudar isso e na vida real Charlie não pode, mas é a história que mais se identificaria com a dele. E assim como Wander, Charlie está completamente sozinho enfrentando seus "gigantes"

Aliás, a forma como ele fala "colossus" é estranha lol, além de falar "Shadows" of the Colossus lol


Além disso, a forma como os games são mostrados no filme é muito bacana. Já estamos cheios de ver na TV os video-games como coisas ruins, é ótimo vê-los no filme como algo saudável, que possui muito mais profundidade que muitos pensam, e que até serve de "refúgio" para alguns. Como o próprio Charlie diz, "It's like another dimension; you take a journey and discover yourself."


Após algumas visitas de Alan ao Charlie, ele faz Alan jogar SotC e até o ensina, e pra fãs como eu foi a cena mais legal do filme, onde ele luta contra Avion e Argus como qualquer um na sua primeira rodada . Após isso SotC só volta a aparecer no final do filme rapidamente enquanto eles lutam com Phalanx.

É uma participação sútil no filme, mas ainda assim é uma participação bem importante na trama, e vale a pena assistir o filme, mesmo sem gostar o gênero, pra ver as tais cenas.


Aliás, além da aparição no filme, algo legal é que após conhecer SotC no filme, o Adam Sandler realmente gostou do jogo, o comprou e passou a jogar mesmo, como podemos ler nesse artigo do Kotaku.

Bom, o post de hoje fica por aqui, ficou bem curto, mas o que se poder fazer, são apenas algumas cenas no filme lol

Até a próxima!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Semelhanças entre Shadow of the Colossus e a Bíblia!

A inspiração por trás de SotC nunca foi um assunto comentado pelo Ueda. Claro que SotC é um jogo bem único, e é difícil pensar em outros games que tenham inspirado Ueda pra isso, mas ainda assim muitas coisas parecem ter sido inspiradas por coisas além dos games, como eu já comentei nos posts da arquitetura de SotC, por exemplo.

Mas na história SotC também parece se inspirar em histórias antigas. No caso, muitas semelhanças com ocasiões e personagens bíblicos já foram notadas por muita gente, principalmente entre Dormin e Nimrod. E como eu nunca cheguei a falar muito desse assunto, o post de hoje é sobre isso!

Dormin e Nimrod


A primeira semelhança entre Dormin e Nimrod, e provavelmente a que mais nos levou a procurar as outras semelhanças, é no próprio nome, que são invertidos. Apesar de ser realmente um personagem bíblico, pouca coisa é dita sobre Nimrod na Bíblia, apenas alguns versículos em Genesis 10:

8: E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.

9: E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR, por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.

10: E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

11: Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,

12: E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).

Como dá pra ver, nada do que é dito sobre Nimrod na Bíblia tem realmente semelhanças com Dormin. Mas existem outros relatos históricos sobre ele, que é onde vemos as semelhanças.

Primeiro, como diz na Bíblia Nimrod era um grande caçador. Certas representações suas, como a da imagem acima, o mostram com chifres na cabeça, que ele teria conseguido matando um touro, algo que seria sua marca e símbolo do seu poder.


Essa já é uma semelhança. A história de Dormin também envolve muito a simbologia dos chifres, ele tem, uma boa parte dos colossus também, além de ser a marca que fica em Wander e na sua descendência por sua causa.


Depois disso, a Bíblia também fala que o início do seu reino foi Babel. Logo no capítulo 11 de Genesis já temos a história da Torre de Babel, que apesar de não mencionar em momento algum Nimrod, ele é considerado o responsável pela construção da torre.


Sobre as semelhanças entre a Torre de Babel e a Shrine of Worship eu até mesmo já fiz um post há tempos atrás, são muitas semelhanças e seria difícil ser apenas coincidência, além da teoria de que as FL já foram inundadas, assim como a Terra um pouco antes da Torre de Babel, como eu falei nesse post.


Outras semelhanças interessantes envolvem a morte de Nimrod. Não existe muita certeza de como foi e são várias versões, mas lendas da Babilônia dizem que Nimrod foi morto, esquartejado, e teve seus pedaços enviados pelo mundo.

Há quem diga que a passagem bíblica de Juízes 19 confirma essa versão. Nela, uma concubina é morta e despedaçada em 12 partes, que são enviadas para cada tribo de Israel. No último versículo é dito que  "Nunca tal se fez, nem se viu desde o dia em que os filhos de Israel subiram da terra do Egito, até ao dia de hoje;" o que significa que alguém já havia sido morto assim antes.

Mas sendo assim ou não, o que importa é que SotC também tem algo parecido. Nada de enviar as partes pelo mundo, mas Dormin também foi dividido e teve cada parte colocada em um colosso, uma situação que lembra bastante a suposta morte de Nimrod.

Após a morte de Nimrod, sua esposa Semiramis, que estava grávida, decidiu encobrir a verdade e inventar algumas coisas, entre elas:


Nimrod ressurgiria novamente por meios místicos. A mesma coisa que ocorre com Dormin, que tudo dando certo também teria ressurgido com o sacrifício de Wander.


Ela também dizia que Nimrod a visitou em um feixe de luz dizendo que o bebê que ela esperava seria sua reencarnação. Em SotC o bebê não se torna uma reencarnação de Dormin, mas ainda assim carrega um pouco dele, é uma situação semelhante.


Assim seu filho foi considerado um deus, mais especificamente o "deus Sol", como foi afirmado por ela.

Outra coisa que lembra muito Dormin. Assim como a suposta visita pelo feixe de luz, Dormin só fala conosco pela luz do Sol, tanto que os lugares fechados precisam da abertura no teto, ou seja, a relação entre o seu poder e o Sol também é grande.


Com essas mentiras, Semiramis conquistou o governo do reino que Nimrod tinha, e também passou a ser adorada como uma deusa.

No que também podemos ver semelhanças com a história de SotC/ICO. A parte masculina de Dormin acaba morta ou aprisionada novamente no final, enquanto no futuro a parte feminina dele alcança o poder novamente e se torna a Queen.



Além da história de Nimrod, podemos também ver uma certa semelhança na premissa de SotC, mesmo que com um certo "exagero", com a história de Davi e Golias. Nas duas temos um inimigo considerado invencível contra um guerreiro inexperiente e aparentemente sem nenhuma chance de vitória. Nesse caso, dá pra dizer que é só uma coincidência, mas entre todas as outras, talvez não seja lol

E o post de hoje fica por aqui, até o próximo!

Fontes:
BaptistBibleBelievers
Koinonia-All

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A jornada do Nomad!

Pra nós que acompanhamos SotC há bastante tempo, vimos que os hackers tiveram uma grande importância em explorar o jogo e desmentir boatos, afinal com as possibilidades que eles têm nada pode impedir de ver tudo o que está no jogo.

No caso, tudo começou com o Pikol, que fez muita coisa interessante como chegar ao topo da SoW e encontrar a Beta Dam. Mas depois de alguns vídeos e um tempo, ele se "aposentou", mas foi legal em deixar um tutorial para hackear o jogo.

E mesmo aparentando que as coisas legais a serem descobertas já tinham acabado, Nomad começou a hackear SotC, junto com WWWArea que ajudava encontrando os códigos para as façanhas.

Eles tiveram um tempo bem maior de hacks e vídeos, mas talvez ele também se aposente assim como Pikol, já que em seu último vídeo ele comentou que talvez não faça mais vídeos de SotC. O que é uma pena, claro, mas não podemos esquecer do tanto de coisa que ele já mostrou (afinal foram mais de 600 vídeos pelo menos), e que pensando bem talvez já não tivesse mais muita coisa a mostrar mesmo. Sem falar que ele ainda pode passar para outros games, o que daria conteúdo para muitas outras descobertas.

Digo, eu acharia legal se tivesse alguém hackeando Crash Twinsanity e ele achasse os restos da Gone a bit Coco e das outras fases excluídas lol

Mas estou divagando, sem maiores delongas vamos a um pequeno resumo das coisas legais que o Nomad fez nesse tempo de exploração de SotC!

Controlar colossos!

Esse hack até venceu a minha lista dos melhores hacks que fiz faz tempo, portanto não tem como não ser memorável, só assistir como nós fazemos não é o impressionante, mas o ato de controlar cada um dos colossus é por si só épico!

Ao que tudo indica, esse hack se deve pelo fato de que no desenvolvimento a Team Ico criou isso para os testes, e eles acharam o jeito de chegar nessa façanha. Assim eles controlaram Gaius, Cenobia, Kuromori, e etc.

Infelizmente nem todos os vídeos do Nomad estão ainda disponíveis no Youtube, no caso dos vídeos de controle dos colossus não restou quase nada, apenas o vídeo acima, onde Nomad não apenas controla Valus, mas controla Valus livremente fora de sua arena!

E mesmo tendo alguns hacks após essa descoberta, pra mim controlar os colossus continua sendo o hack mais épico já feito, portanto merece ser mencionado.

Teorias interessantes!



Não é porque Nomad é um hacker que ele apenas se importa em explorar o lado técnico do jogo, de fato ele já montou uma teoria que sem dúvida é muito interessante e com total sentido: A teoria de outros guerreiros terem ido às Forbidden Lands antes do Wander.

Pra quem nunca leu é uma ótima teoria, e você pode ver aqui. Claro que como teoria não é comprovável, mas como ele mostra existem indícios disso por toda parte, além de que realmente faz sentido em relação a história, afinal um local onde é prometido que até os mortos podem reviver teria grandes chances de atrair outros guerreiros durante todo aquele tempo.


Outras observações dele que também são muito boas estão no vídeo acima, sobre os colossus descartados. O uso das árvores da arena do Adar Flam na arena do Basaran é algo bem interessante que ninguém tinha notado,  e o achado da montanha beta onde ficava o Arachnis Letalis foi simplesmente épico.

Música beta!



Eu tive a impressão de que esse achado passou meio batido, mas foi uma coisa bem legal, um trecho de uma música beta descoberta nos arquivos do Malus. O legal dela é que, diferente por exemplo das músicas excluídas que fazem parte da trilha sonora oficial, ela não se parece com as músicas finais.

Na verdade ela parece, mas ao mesmo tempo não parece lol, ela tem o mesmo estilo de ritmo mas com um som bem diferente, perfeita pra matar um Quadratus quadradão lol

Outros locais inacessíveis!



Além da Fenda do Vento certamente foi o local mais legal que foram desde a Beta Dam, um local que sempre viamos mas obviamente não podíamos acessar. Ele não encontrou nada demais lá, como seria de se esperar, mas ele mostrou o lugar de uma forma que nunca tínhamos visto, mostrando mais uma vez o ótimo hábito da Team Ico de detalhar os locais que só vemos por poucos instantes.


E esse foi só a principal área inacessível que ele foi, a Green Field do vídeo acima foi outro desses locais e também tem muita coisa interessante. Além disso ele também foi aos outros locais da introdução, como podem ver em detalhes nesse post.

E se por algum motivo você não gostar de hacks no jogo, pelo menos em uma coisa você ainda pode aproveitar, uma penca de wallpapers que o Nomad já fez com os pontos de vista privilegiados que ele tem!

É por isso que eu digo que todo jogo devia ter Photo Mode lol

Mas estou divagando... antes do fim do post, caso ainda não tenham visto fiquem com o último vídeo do Nomad:
Aliás, a evolução entre a Mono e a Queen que ele fez no fim do vídeo ficou épico! lol

Mas claro, esse post é apenas um resuminho com algumas coisas que ele fez, no canal dele tem muitos outros vídeo e sem dúvida muita coisa interessante, e também o seu blog, que não sei se vai continuar sendo atualizado mas de qualquer forma já tem muita coisa legal.

Então por hoje é só, esperamos que ele continue com os hacks em outros games, mas se isso não acontecer o trabalho dele em SotC já foi excepcional, portanto valeu Nomad! lol

Até semana que vem galera!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Team Ico no Title Fight - Como poderia ter sido!

Playstation All-Stars Battle Royale foi lançado ontem, e como todos nós que acompanhamos as notícias do game sabemos, Ico e Shadow of the Colossus foram completamente esquecidos para o jogo. Nada do Wander jogável, nada de uma arena nas Forbidden Lands, nada de um colosso invadindo outro cenário, nem mesmo um item relacionado aos dois jogos.

O que é uma pena, já que seria muito interessante ver tanto um personagem ou tanto uma arena da Team Ico no jogo, sem nenhum motivo cabível para a falta deles. Mas enfim, não teve nada de SotC no jogo, mas e se tivesse? Seriam muitas possibilidades, então o post de hoje é sobre como poderia ter sido se SotC aparecesse no jogo!

Wander



Alguns discordam de que Wander teria potencial pra aparecer no jogo. Em questão de popularidade eu não sei se agradaria tanto, mas em questão de seu "moveset" eu não vejo nada a impedir. De fato, ele tem vários tipos de armas e daria pra criar um bom leque de movimentos pra ele. O que eu esperaria do Wander no jogo seria mais ou menos isso:

,, - Três golpes normais com a Ancient Sword
Frente +  - Atira várias flechas
Cima +  - Usa o Harpão do Trovão, mas sem atirá-lo, apenas para jogar o inimigo para o alto
Baixo +  - Wander se abaixa inclinado para a frente e crava a Ancient Sword no chão, ou no caso no pé do inimigo a sua frente.


 - Cria um raio de luz com a Sun Sword para cegar os inimigos.
Frente + - Abana a tocha do Celosia a sua frente, queimando o inimigo mais próximo
Cima +  - Atira a tocha para longe que se incendeia por um momento. Assim como o molotov do Sweet Tooth pode ter a distância controlada.
Baixo +  - Ativa o manto da invisibilidade por alguns segundos

 - Avança com o Harpão do Trovão e joga pra longe o inimigo
Frente +  - Atira o Harpão do Trovão para a frente
Cima +  - Atira uma flecha explosiva. Também tem a distância controlada
Baixo +  - Atira uma flecha explosiva no chão e joga pra longe quem estiver muito próximo

No ar:

 - Espadada comum com a Ancient Sword
Frente +  - Atira várias flechas para a frente
Baixo +  - Impulso para baixo com uma espadada, similar ao pulo+R1+em SotC
Cima +  - Atira flechas para cima

 - Usa o Harpão do Trovão atacando os seus dois lados
Frente +  - Atira um Harpão do Trovão para a frente
Cima +  - Levanta a Sun Sword, de onde saem vários pequenos raios de luz para todos os lados, mas com pouco alcance
Baixo +  - Solta a tocha do Celosia que cai e queima por alguns segundos

 - Dá uma espadada com a Ancient Sword
Frente +  - Avança com a Ancient Sword e leva o inimigo para o chão com a espada cravada nele
Cima +  - Dá uma espadada para cima
Baixo +  - Atira uma flecha explosiva para baixo

Segurar o X - Pára-quedas

Supers:
Level 1: Usa a Queen Sword, e dá dois golpes, matando quem for atingido.
Level 2: Chama o Agro e cavalga pelo cenário por alguns segundos, matando quem estiver no caminho.
Level 3: Wander vai para perto da tela e equipa as flechas sonoras, enquanto Argus aparece em um dos cantos da arena e ataca qualquer local em que atirarmos uma flecha, se for perto dele com pisões, e se for longe com espadadas. É lento mas com ótima área de efeito e difícil para desviar.

Skins:


Padrão: Wander da forma em que começamos SotC




















Desbloqueável: Wander usando o Cloak of Force e a Shamn's Mask, mas sem interferir na força dele logicamente lol


Pré-venda: Wander como aparece no final do jogo


E em uma das cores alternativas, não seria má ideia colocá-lo com as cores da roupa do Ico. Afinal as suas roupas praticamente só diferem nas cores, colocando Wander com uma camiseta vermelha, bermuda branca, o manto com a mesma estampa do Ico e a "tiara" branca seria uma forma legal de lembrar de Ico.

Até porque, apesar de ter mencionado ele e a Queen no primeiro post que fiz sobre o game, realmente só o Wander teria como representar a Team Ico decentemente.

Ico tem um estilo de luta parecido com o Wander, mas tem poucas armas sem variações nos ataques. E as únicas coisas que a Queen pode fazer é se teletransportar, invocar Shadow Creatures e petrificar todo mundo, algo que só faria sentido no Super...


Já as animações do Wander é difícil de pensar, talvez Wander descendo do Agro como animação de chegada, mas animação de vitória e derrota é algo sem muitas opções.


E eu ainda acho que o Wander tem chances de aparecer como DLC. Paul Gale mencionou que Wander estava entre os últimos personagens que deveriam estar no game, mas que acabaram não entrando. E considerando que o Wander é o único dos 4 que realmente é first-party, sua inclusão só depende da vontade da Superbot...

E agora eu fiquei em dúvida, obviamente os personagens de DLC não podem ter a skin de pré-venda, mas será que eles virão com 2 skins desbloqueáveis ou apenas 1? lol


Aliás, o jogo foi lançado e não tivemos uma explicação para a imagem da Yorda. Certamente foi um conteúdo descartado, talvez ela até lutaria com o Ico, ou talvez seria uma arena no Castelo da Queen.

E falando em arenas, vamos a algumas ideias envolvendo Ico e SotC que seriam legais!

E sim, elas já foi postada lá no Play Again há algumas semanas, mas não custa colocar aqui novamente lol:

Kanaloa Bay - Motorstorm + Shadow of the Colossus


Um dia ensolarado em Kanaloa Bay. Na reta final do circuito, rochas e totems de um lado, plataformas de madeira do outro. Frotas de motorstormers atravessam a estrada todo momento, atropelando quem estiver na frente.

Mas então começamos a ouvir estrondos, e os coqueiros, totems e plataformas começam a tremer. Não é um terremoto do Apocalypse, mas ninguém menos que Quadratus!


Ele aparece lentamente na curva logo a frente, começa a andar em direção da arena, e ao chegar, sua única reação é atacar todo mundo com pisões. Mas claro que para os motorstormers isso não é problema, e eles continuam atravessando a estrada, agora entre as patas do Quadratus.

A coisa só muda quando acidentalmente um Thunder Lizard atravessa o lugar errado na hora errada e acaba levando um pisão violento do Quadratus. O monster capota e explode, enquanto Quadratus se debruça no chão por ter sido atingido na pata.

A sua pata debruçada forma mais uma plataforma no centro da arena, e só muda um tempo depois, quando ele se recupera e se levanta novamente. Pra terminar ele dá mais um pisão e a luta acaba.


Malus - Shadow of the Colossus + Ico


Uma arena não apenas em um dos campos de batalha, mas sim no colosso! Na parte de trás da túnica de Malus, com vários andares e precipícios nas laterais, enquanto ao fundo temos a tempestade e os pilares de luz do resto das Forbidden Lands. Na parte mais alta da arena as costas dele, onde os itens aparecem, mas onde Malus também tentaria nos atacar com sua mão.


Após a metade da batalha, Queen surge de seu portal no topo da arena, e invoca suas Shadow Creatures, que saem de vários buracos que surgem nas plataformas. Dos buracos saem as sombras aranhas, que só andam pelo cenário e dão AP quando destruídas, e também saem as sombras voadoras, que ao pegar um jogador levam ele para o alto e o soltam pra cair fora das plataformas. Nos segundos finais da luta os buracos evaporam, a Queen entra novamente no seu portal e a luta acaba.


Outro cenário que também poderia interessante também seria o Windmill de Ico. É bonito, tem algumas plataformas, e com um bom personagem invadindo seria uma arena interessante. Mas sei lá quem poderia invadir a arena lol

E por hoje é só galera, semana que vem voltamos!

Update!

Como o PC Nobia nos informou nos comments, segundo um tópico no forum do PSASBR a culpa da falta do Wander não é da Superbot, e sim da própria Team Ico, que não quis ter sua visão artística em um game trivial de luta XP... então nem adianta esperar Wander como DLC, é quase certo que não teremos...