quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A saída de Fumito Ueda da Sony

Como falei semana passada, foi confirmado pela Sony que Fumito Ueda deixou a companhia. Ele ainda terminará The Last Guardian, mas é apenas pelo contrato, e logo que acabarem o game ele deixará de trabalhar com a Team ICO de vez. Então o post de hoje é sobre isso, o que eu espero de cada um dos lados depois da "separação" lol

Mas sinceramente, eu não me importei muito com a saída do Ueda... talvez por causa dos rumores e pelo clima da Team ICO que já demonstrava que poderia acabar assim, ou por outro motivo que falarei depois...

Sem maiores delongas, vamos ao post, começando pela Team ICO sem Fumito Ueda!


Claro que o mais importante pro futuro da Team ICO é quem irá assumir o comando  no lugar do Fumito, afinal isso afetaria muito os próximos games... existe a possibilidade da Sony contratar alguém que não esteja na Team ICO atualmente, ou promover alguém que já faz parte da equipe.


Eu acharia legal se o Kenji Kaido virasse o chefe. Ele trabalhou tanto em ICO, SotC e em TLG e depois do Fumito, acho que ele foi o mais decisivo no desenvolvimento de SotC, tanto que ele sempre dá entrevistas junto com o Ueda.

Eu achava que ele não tava mais na Team ICO(Culpa da Team ICO Wiki, mal posso ver seus movimentos XP), mas felizmente aquela imagem da entrevista mostra que ele continua lá, então eu torço pra ele... XD

Além dos games da Team ICO, ele liderou a produção de Ape Escape. XD

... ok, não dá pra comparar Ape Escape com Shadow of the Colossus, mas é um game bem legal até, eu jogava pra caramba no PS1 lol

Fora o Kaido eu não sei direito de mais ninguém da Team ICO. Vendo pela lista de membros na Team ICO Wiki(eu não achei essa droga em nenhum outro lugar XP) tem vários outros que têm um cargo importante e que poderiam se dar bem na liderança, como o Yasuhide Kobayashi(Sabia que Fumito Ueda e Kenji Kaido eram nomes fáceis demais pra japoneses lol), que foi produtor executivo de ICO e SotC e está sendo supervisor em TLG, e algumas pessoas que entraram na equipe apenas em TLG, mas dessas não dá pra saber nada...

Mas seja lá quem chamem, o que eu mais espero com essa mudança é uma possível sequência pra Shadow of the Colossus!
Claro que a equipe já tem a manha dos games do estilo, afinal boa parte da galera trabalha lá desde SotC, mas apostar num jogo novo pode ser algo bem arriscado, afinal o cara por trás das ideias se foi. Seria muito mais simples continuar um antigo, ainda mais quando o jogo em questão é SotC, afinal causaria uma ótima impressão, sem falar que seria muito lucrativo!

Claro que nesse caso a gente pode pensar que "sem o Fumito um SotC2 será uma droga", mas não acho que aconteceria. Parte da equipe trabalhou em SotC, ou pelo menos no TLG, então eles já têm uma experiência, e coisas como a mitologia do jogo, o design, a jogabilidade, já tá tudo praticamente definido no original, não existe razão pra mudar.

O grande obstáculo é construir uma história que não seja bizarra, e caprichar bastante nos designs dos colossus e dos cenários, pois são as coisas mais importantes do game, e não teria como jogá-lo sem comparar ao primeiro...

Além de que, com o tanto de ideias descartadas durante a produção, nem é tão difícil fazer uma sequência com alguns elementos inovadores...
Talvez seja por isso que eu não tenha ligado tanto pra saída do Ueda, pois um SotC2 é algo que eu sempre quis, e agora parece a ocasião mais provável pra que apareça um. E caso não aconteça, eles pelo menos podiam lembrar dos colossus descartados e fazer um DLC pra Collection... XD

Agora vamos à segunda parte do post, o Fumito Ueda fora da Sony!


Apesar do Fumito ser o grande responsável pelo estilo da Team ICO, acho que ele vai seguir um rumo bem diferente depois do TLG. Há algum tempo atrás ele já havia comentado que se interessava em fazer games 2D, além de um FPS(Tiro em 1° pessoa).

Bom, como a Sony é uma empresa bem grande, ela sempre financiou muito bem os jogos do Fumito. Mas claro que, saindo de lá, seria muito estranho se nenhuma outra empresa quisesse contratá-lo, afinal ele é um criador prestigiado. Talvez não tenha tanta grana pra financiá-lo quanto à Sony, mas tudo bem. Dependendo da empresa, eu acho muito mais possível um FPS, já que é um tipo de game que vende pra caraca, mas um game em 2D também é possível, já que leva bem menos tempo pra se fazer.

Em qualquer um dos dois eu acho que ele se sairia muito bem, games em 2D normalmente tem um carisma inconfundível, e um feito por ele seria muito legal. Já de FPS eu não sou muito fã, mas não é por isso que eu não jogue, desde que tenha um diferencial interessante eu gosto bastante, como aconteceu com BulletStorm, Call of Juarez, etc... e com as ideias do Ueda ele certamente colocaria algo único pra deixar o jogo muito bom.

Enfim, eu particularmente estarei mais ansioso pelo próximo game da Team ICO, pela possibilidade que falei antes, mas mesmo que isso não ocorra não acho que eles perderão a magia dos seus games. Já o que vier do Ueda é mais imprevisível, e pode ser uma bela surpresa, então estarei a fim de jogá-lo também...

Mas de qualquer forma, isso tudo faz parte de um futuro muito distante, até lançarem TLG já vai demorar um bocado, então até fazer outro jogo ainda há muito tempo... por enquanto vamos só torcer pra que o TLG saia realmente grandioso e não seja afetado por toda essa treta que tá rolando por lá. lol

Bom galera, o post de hoje fica por aqui, até semana que vem, quando eu postarei o especial do Monkey!

2661 comentários:

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Cesar (Wander)

Exemplo do BBB:

João Uzu disse:

``Conclusão final: Acho que Fumito ueda não retirou esse colossu, e sim o enterrou! Tip, ele fez isso com muitas arenas e ligares que foram excluidos... em vez de deletar, eles prefiriram virar de cabeça para baixo no jogo e por cimo colocar o jogo atual entendem? Por isso o forte som de Vento nas fendas naquela região... pra abafar o som de sus passos ao fundo, que se prestar bem atenção da para escutar tremores ao fundo... Tenho certeza doque digo´´

Parece o Mathews dizendo que tem uma pedra embaixo da floresta das Almas.(E5)

AntVaizard

http://1.bp.blogspot.com/-t_CA8WqfxdY/TvJPZbJLsuI/AAAAAAAABAI/Vqv1odDy5uY/s1600/Icone.jpg

Cesar (Wander)

E MrRehac e Nemesis.parem de falar besteira nos videos do Nomad.

``Stop using "XD",you know you are an asshole WW
HyperSNES 2 dias atrás


@HyperSNES Every day you're making less sense,herdo e;e
MrRehac 2 dias atrás

@MrRehac No,your brain becomes more empty every minute,so you can't see sense in nothing anymore.
HyperSNES 2 dias atrás

@HyperSNES (china jose) lol
MrRehac 2 dias atrás´´

Cesar (Wander)

O que é o último link?

AntVaizard

Uma imagem do ícone

Alrand Araya

Codebreaker? Eu tenho isso num CD do Prince of Persia

Cesar (Wander)

Eu já vi o video do Nomad e do MrRehac,então já vi o ícone.

AntVaizard

Eu também

AntVaizard

Enjoei de alguns jogos por causa do CodeBreaker

AntVaizard

Então eu tento não usá-lo

Alrand Araya

Só que nao tinha nada de util la só ter as armas antes de fazer time attack, aparecia a animação do item, mas nao aparecia nada na piscina e bugava tudo

AntVaizard

Vc tem que colocar alguns códigos manualmente

Cesar (Wander)

``aparecia a animação do item, mas nao aparecia nada na piscina e bugava tudo´´

Versão preview?

AntVaizard

Mas primeiro vc tem que criar outra pasta

AntVaizard

"Versão preview?"

Na verdade não,já aconteceu comigo também

AntVaizard

O código é que é uma droga

Alrand Araya

Não Wander. É que eu tava vendo uns códigos do tipo trapaça e tinha um de ter itens sem fazer time attack fui testar só por curiosidade porque eu ja tinha tudo e aconteceu isso que mencionei acima

Cesar (Wander)

``Na verdade não,já aconteceu comigo também´´

Acho que já vi esse bug de não aparecer o item em um video do Nomad.

AntVaizard

Eu tentei usar esse código no hard pra ter os itens do normal

AntVaizard

Seria legal ter todos os itens

Alrand Araya

Foi isso mesmo que eu tentei fazer

Cesar (Wander)

Falando em itens do TA.vamos checar.

A flecha explosiva é mais usada pelo Adam(usei no passado)

A flecha sonora eu uso.A AS também.

O manto da invisibilidade é da Denise.

A Sun Sword da Walker(fiction)

A Queen sword da Queen.

O arpão do trovão é do HHH.

Alrand Araya

E eu não uso nada Wander?

Alrand Araya

Tirando minha Rebellion, Ebony e Ivory e mais trocentas Devil Arms

Cesar (Wander)

``E eu não uso nada Wander?´´

Eu só indiquei as pessoas que já falaram algo como ``Pega a flecha explosiva e atira´´ e que disseram isso várias vezes durante o tempo.Isso considerando só os itens de sotc.

Alrand Araya

O negocio é que eu nunca estive com vcs numa mini-historia né?

Cesar (Wander)

Eu não sou muito fan de jogos em que você é muito poderoso(aka god of war) mas eu gosto do sstar wars force unleashed 1,mas é porque é do star wars...

Em compensação jogo Demon Souls e na no geral é ``1-4 golpes você morre´´

Cesar (Wander)

``O negocio é que eu nunca estive com vcs numa mini-historia né?´´

Não que eu lembre

Alrand Araya

Experimentem jogar Devil May Cry 3 no modo Dante Must Die.

Até eu que sou um ótimo Devil Hunter apanhei muito

Cesar (Wander)

Para se ter uma ideia naquele jogo onde estou uma flecha tira 1/3 ou 1/4 da vida ¬¬

Cesar (Wander)

Mas no Demon Souls a dificuldade é assim na primeira vez.Depois aumenta 40% e vai aumentando quanto mais você zera,

AntVaizard

Já fechei o DMC3 em todas as dificuldades

Cesar (Wander)

Parei.

AntVaizard

Também já zerei God of War 2 no Very Hard(levei umas 27 horas pra conseguir isso)

Alrand Araya

Prove então Vaizard

AntVaizard

Como?

Alrand Araya

Esse aí ja zerei no Titan (very hard) e foi dificil.

MORRI 238 VEZES. UMA VERGONHA PRA ALGUME QUE ZEROU O NORMAL E HARD COM 1 MORTE NA ESTATISTICA

AntVaizard

Qual a parte que vc mais odiou?

Alrand Araya

A parte que vc fica trancado numa sala com um bando de Juggernauts e varios Cerberus e a parte de alcançar o vaso com as cinzas da Fênix

Cesar (Wander)

Já vou,alow wi ús!

AntVaizard

A que eu mais odiei foi aquela parte que vc tem que levar aquele cara até um livro,que no meio do caminho aparecem um monte de inimigos,acho que fiquei SETE HORAS só nessa parte,nunca bati a cabeça dele naquele livro com tanto prazer...

Alrand Araya

Adios Wander

AntVaizard

Tchau Wander

Alrand Araya

Ah sim. O primeiro tradutor foi dificil porque tua energia diminui bem rapido e inimigos por todos os lados.

Cara quando eu consegui vencer e o Kratos foi obrigá-lo a ler eu tava assim no controle:

"KEEP GOING! REAAD!

AntVaizard

Pra matar o Zeus eu tive que ficar só refletindo os ataques dele

Alrand Araya

Eu dava 3 golpes e desviava.

Alrand Araya

Mas cara DMC 3 no DMD ta ruim

AntVaizard

Já terminou?

Alrand Araya

Nao agora que to na missao 2

Ditto

Novo post galero

AntVaizard

Acho que vou zerar denovo amanhã

AntVaizard

ok

Alrand Araya

Post aonde?

Ditto

Aqui ¬¬

Já é Quarta

Gabriel Cavalcante

Ueda curte games em 2D? e_e Seria ele o Kikiyama, criador de Yume Nikki? :O Não, aí é viagem demais shuahsuahsuhasuhaushauhsuahs Tipo, eu ficaria muitíssimo feliz se ele iniciasse uma carreira indie. Recurso é o que não falta e fazer jogos 2D não é menos trabalhoso que um 3D. Tiro por Lone Survivor, de Jasper Byrne. Li algumas postagens sobre o desenvolvimento, desde o game que deu origem a LS, e avaliando por tudo que ele fez, o game é muitíssimo bem feito. Claro que qualquer fã de gráficos fodas acharia uma porcaria, mas as coisas que o cara fez não são brincadeira. Isso até me lembra uma postagem que fiz no meu blog sobre "e se SotC fosse um game indie (ou se Ueda fosse um desenvolvedor indie)?"... Não acho que ele precise de um contrato para ganhar dinheiro, ainda mais com a grande fama por conta de SotC. Não é difícil reunir uma equipe para trabalhar em um game indie sério, só é difícil achar gente capacitada para fazer o que queremos shuahsuahsuahsuhasuha Enfim, sinto-me feliz por ter encontrado esse blog :) Está cheio de informações sobre um dos meus jogos favoritos, e aparentemente, informações verídicas. Parabéns!

Nemesis

uid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuyuid3ge7u gfikwefgywfyuwegyuegfywfgyuuy

Gustavo H.J

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Nemesis

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Nemesis

Até aqui eu fui feliz

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