Enquanto zerava The Last Guardian pela primeira vez e via alguns vídeos do jogo no Youtube eu me deparei com um vídeo relacionado que falava do "final secreto" e como liberá-lo. No final das contas era mais uma cena pós-créditos do que um final secreto de verdade, mas o que importa é que quando eu li o nome do vídeo tudo que eu pensei foi "Poxa, mas que sem graça".
E depois eu parei para pensar: por que um final secreto, algo que muitos procuraram no SotC, seria algo sem graça agora? Então eu percebi que o segredo nunca foi importante, o que importava era procurar por ele. Na verdade, a melhor coisa sobre o segredo foi o fato dele não existir.
Yoshida já disse que o conteúdo do remake não será diferente do PS2. Mas nós somos sonhadores e não conseguimos deixar de imaginar que algo possa vir, afinal a voz dos fãs pode ser ouvida, ou eles podem colocar algo que não está nos planos ainda. Algumas coisas seriam simples, outras seriam literalmente gigantescas.
Por mais que seja difícil, o próprio Ueda disse que pensou em incluir conteúdo novo na Collection e, que embora tenha desistido, poderia fazê-lo em uma oportunidade futura, caso fizesse um remake. E lá estão eles fazendo um remake, é a chance que temos!
Sem maiores delongas, vamos para a lista, partindo do mais fácil para o mais difícil!
Shadow of the Colossus está indo para sua terceira versão, e se na época da Collection já ficamos animados em ver o que seria melhorado no PS3, agora que o jogo está chegando no PS4 e não é apenas um remaster, mas um remake, temos muito mais motivo para antecipar as novidades e o lançamento do jogo.
Por isso hoje vamos imaginar um pouco o que podemos ver de legal na mais nova edição do jogo!
Todos estamos vendo o trailer do remake de Shadow of the Colossus e imaginando o que exatamente será mudado. Em entrevista, Shuhei Yoshida esclareceu um pouco mais sobre isso.
O jogo será um remake, não um remaster. O conteúdo permanece o mesmo, mas todos os modelos estão sendo refeitos. Os controles também estão sendo modificados para chegar no padrão atual de gameplay.
Mas para quem quiser, o estilo original dos controles também estará disponível. Assim ninguém fica insatisfeito.
Também ficamos sabendo que Fumito Ueda está presente no desenvolvimento, embora de forma mais distante. Ele é supervisor e consultor do remake.
Primeiramente, peço desculpas pela falta de postagens sobre The Last Guardian. Realmente tem muito mais para falar sobre o jogo, mas por motivos pessoais (em menos de duas semanas eu serei um homem casado!) tem sido mais difícil arrumar tempo para cuidar do Forbidden Lands.
Mas hoje não dava para evitar, afinal a Sony nos pegou de surpresa ontem. No geral foi uma conferência sem graça, e se analisarmos friamente um remake de um jogo do PS2 que já recebeu remaster no PS3 também não é digno de muito mérito.
MAS A GENTE NÃO CONSEGUE ANALISAR FRIAMENTE, É SHADOW OF THE COLOSSUS! NÓS ADORAMOS SHADOW OF THE COLOSSUS!
No início do ano já havia sido dito que a Bluepoint (que fez a ICO e Shadow of the Colossus Collection) estava dando um tapa em mais um clássico Playstation. Ninguém imaginava que seria mais uma vez o clássico da Team ICO, mas agora sabemos que é, e está sensacional!
Vamos para as imagens!
Para começar, uma visão do nosso cenário. O que se destaca é que muita coisa que era detalhado através de texturas agora foi transformado em polígonos. Podemos ver como a rocha da passagem ganhou mais vida e realismo. Também podemos ver isso na Shrine of Worship, o que antes era modelado com pouca resolução nessa distância agora está muito mais detalhado.
Um detalhe adicionado foi a vegetação crescendo pela Grande Ponte. Apesar disso, tanto a ponte como a SoW perderam um pouco do tom esverdeado, que se destacava no original, para ganhar um tom mais real.
Olhando os colossos então, a diferença fica ainda mais impressionante. Todos aqueles símbolos na pedra, que eram texturas, agora são modelados e isso dá um destaque tremendo para eles.
E como não falar no visual dos pelos? A técnica da Team Ico no PS2 sem dúvida era milagrosa, mas o tratamento que eles receberam agora os transformou completamente. Eles até reagem ao vento!
Recomendo que vejam a imagem acima por inteiro e com zoom, dá para ver cada fio se contorcendo pelo vento e movimento do colosso, é sensacional!
É difícil descrever como os colossos ganharam nova vida com essas mudanças. Os colossos que vimos ontem foram Valus, Quadratus, Gaius, Barba e Phalanx. Os que mais me impressionaram foram Valus e Gaius (OLHA AQUELAS GRAVURAS NO BRACELETE, AQUELAS RACHADURAS NA ESPADA! AAAAAARGHRURBURGBRUBRRR), mas foram os que apareceram mais e mais de perto, portanto acho que todos vão nos impressionar.
A atmosfera segue no clima do original, mas é visível que a iluminação sofreu melhorias. O "bloom" da Team Ico não apareceu, mas a iluminação está bem forte, como podemos ver quando Wander está no braço de Valus e passa da sombra para a luz.
O layout dos cenários permanece o mesmo, mas é visível que a atmosfera nova cria uma sensação diferente. Ao ver o covil do Barba e a arena do Kuromori o meu pensamento foi "Eita, aumentaram os cenários!", mas ao ver melhor acho que não foi o que aconteceu, apenas parecem diferentes.
Agora é esperar mais novidades, e torcer para que dessa vez possamos ter conteúdo novo. Não quero ver o Adar Flam e o Arachnis escapando mais uma vez.