segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A origem do Ninho


O mundo de The Last Guardian é bem misterioso. Como alguém que sempre gostou de especular e teorizar sobre SotC, fiquei muito feliz em ver que The Last Guardian possui uma história tão cheia de mistério quanto os outros dois jogos da Team Ico.

Muita coisa fica para a nossa interpretação, mas a que mais me pegou foi o ambiente. O local conhecido como "Ninho" é geograficamente peculiar, repleto de ruínas abandonadas e habitada por criaturas estranhas. Como era esse local no passado? O que transformou-o no local que conhecemos? Pois é isso que falaremos aqui hoje!

Esse post tem alguns spoilers.




Para começar, é evidente para todos que um dia o vale foi habitado por uma civilização, afinal existem indícios dela por toda parte. Mas a principal característica dessa cratera é que a única forma de entrar ou sair é pelos ares, então como uma civilização se ergueu ali?


Para mim a resposta só pode ser essa: eles domavam tricos.

Não da forma que o Master of the Valley faz, controlando suas mentes, mas como animais de guerra. Imagino que eles viviam em outro local por bastante tempo e lá eles dominaram as criaturas. Quando isso aconteceu eles acharam o vale, um local que aproveitaria da vantagem que eles já tinham, e ali começaram a construir o império que conhecemos.

Nessa época foram criadas algumas das coisas que vemos no jogo, como:


Estátuas de Trico


Em alguns locais das ruínas vemos diversas estátuas da espécie de Trico. Então já fica claro que no mínimo a civilização daquele local conhecia essas feras.

Mas além dessas estátuas existirem, elas representam os tricos com coleiras e máscaras, o que indica um domínio dos construtores sobre a espécie.

Equipamento de guerra


Como representado nas estátuas, os tricos já eram equipados com aparatos de proteção, os mesmos que vemos nos tricos controlados pelo MotV, como podemos ver pelos padrões desenhados nas máscaras e nas suas representações.

Não acho que as máscaras fossem mágicas, mas que a magia controladora foi colocada nelas posteriormente pelo MotV. Na época elas seriam apenas uma proteção comum para combate.

Armaduras


Da mesma forma, creio que as armaduras humanas também foram criadas por esse povo. Os guerreiros lutariam montados em tricos e nada mais apropriado que as armaduras representassem essas feras. Assim as armaduras possuem chifres, bicos e penas.

Espelho


O espelho seria uma arma poderosa na batalha. Além do trico desferindo golpes diretos, o guerreiro que o conduzisse na batalha poderia usar o espelho para um poder ainda mais destrutivo e certeiro.

Creio que os espelhos não sejam encontrados facilmente no jogo porque após o controle do MotV eles não tinham mais utilidade. Os tricos estavam sozinhos e ninguém estaria controlando sua energia. O espelho que encontramos poderia ser um "reserva" para ser usado pelas armaduras em algum caso especial.

Vitrais


Os vitrais seriam um artefato muito importante no treinamento das feras e um ótimo jeito de garantir que elas não saíssem do controle. Eles não são necessariamente mágicos, apenas uma forma natural de aproveitar do instinto dos tricos, ou até mesmo eles poderiam ser condicionados a temer esses objetos.

Barris


Eu não acredito que a substância dos barris seja mágica. Acho bem possível que essa substância foi descoberta, ou mesmo criada artificialmente com outros elementos químicos, pelos antigos moradores para alimentar suas feras.

Isso explicaria porque vemos barris por toda parte, enquanto os lançados pelo Master of the Valley não poderiam parar tão longe da sua torre.


Sendo assim, com um exército de feras aladas ao seu dispor, o povo sem dúvida se tornaria invencível. Que outro exército teria a capacidade de invadir a cidade pelos ares? Ou mesmo que outro exército poderia combater essas criaturas?

O povo estaria totalmente protegido e sem dúvida poderia usar seus tricos para atacar e saquear outras cidades. E dessa forma eles prosperaram, criando o império tão rico que vemos.


Aí entramos em outra questão: Como esse reino ficou sob domínio do Master of the Valley?

Pois isso é assunto para um próximo post. Até lá!

4 comentários:

Dodô

First pela primeira vez! Só vim deixar aqui meu primeiro first em 8 anos de blog. Ainda não li o post porque não zerei TLG ainda.

Ditto

Muito bom post! Uma pena que não explicam o medo do trico pelo vitral

Unknown

veio q tempo q n entro nesse blog

Unknown

Gostei muito do seu artigo. A sua suposição sobre os vitrais abriram minha mente, porque esse era um detalhe que eu não conseguia pensar numa explicação, mas, no contexto da sua teoria, faz sentido pensar neles como artifícios utilizados pelos antigos para domesticar os Tricos. Explicaria, talvez, o temor do Trico diante deles.