terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Minha primeira hora com The Last Guardian


Minha cópia de The Last Guardian chegou ontem e apesar de não poder jogar descontroladamente, joguei por um pouco mais de uma hora e hoje trago as minhas primeiras impressões do jogo, afinal não dá para esperar jogar tudo! É preciso compartilhar o que já vi!

O post não tem spoilers grandes da história, mas se você quer manter a surpresa é recomendável evitá-lo.

Eu quando o jogo começou

Todo mundo avisado, lá vamos nós.



Para começar, achei a introdução do jogo muito interessante. Ela mostra desenhos científicos de diversas espécies, desde insetos, mamíferos até que começa a ficar surreal com unicórnios, grifos e finalmente o Trico.

Acho que chama atenção por ser moderna e com um ididioma que conhecemos, enquanto o jogo se passa em um mundo antigo e com idioma próprio. É um contraste inesperado.


Assim o jogo começa e somos apresentados aos dois personagens principais: Trico e o garoto.

Como era de se esperar, o garoto não tem nenhuma característica que o destaque logo de cara. O jogo é narrado por ele, mas não sabemos sua história. De fato, ele mesmo não sabe como foi parar na masmorra com Trico ou como surgiram suas tatuagens, apenas quer escapar.

Trico, por outro lado, é a estrela. Sua companhia é realmente muito agradável e ele conquista nosso carinho rapidamente. Perder um momento ou outro para olhar o que ele está fazendo é inevitável, e de vez em quando nos surpreendemos com algo do seu comportamento.

Ei, você não foi figurante em Shadow of the Colossus?

Ainda não cheguei nos inimigos, tem sido um começo bem calmo desbravando os cenários. Mas já fui capaz de morrer uma vez por me soltar do Trico no pior momento possível.

E duas vezes por superestimar as habilidades de pulo do garoto. Raios!



Uma coisa que aconteceu de forma bem diferente do que eu esperava foi a rapidez em que os dois se tornam amigos. Algumas lanças tiradas, alguns barris de comida e já conquistamos o grandão. Na verdade até onde joguei Trico parece muito mais apegado ao garoto do que o contrário, como aquele cachorro de rua que te segue até em casa só porque você é uma criança legal.
 
Podemos ficar com ele???
Isso não é necessariamente ruim, apenas é diferente do que tinham declarado a princípio, mas eu acho que preferiria se o tempo para conquistas sua amizade fosse maior. Inclusive no primeiro momento que tive controle do garoto eu até saí correndo achando que ele ia me atacar.




Para nós, fãs de Ico e Shadow of the Colossus, o jogo tem um ar familiar e nos sentimos em casa enquanto jogamos. Como todo mundo já notou, o jogo pesa mais para o lado do Ico, a movimentação do garoto e a passagem pelos cenários são semelhantes, enquanto SotC é mais influente no sistema de escalada do Trico.

Espera aí, eu já vi isso antes...

Esse local acima me chamou a atenção e me fez olhar duas vezes, se parece muito com a piscina do fundo da SoW, mas em outra estrutura. Imagino que esse caso seja apenas um easter egg, mas estou torcendo para que o jogo se conecte aos outros de alguma forma. Também torço para encontrar muitos easter eggs pela jornada!



A coisa mais significativa dessa primeira hora que não conhecíamos é uma energia poderosa que é emitida pela cauda de Trico sob certas circunstâncias, no caso, sempre que usamos um espelho para refletir a luz. Esse espelho é interessante e também mostra ter um certo poder hipnótico sobre Trico.


Em outras palavras, ele é basicamente um laser pointer para bichanos gigantes!



O jogo é muito bonito. Tem os seus problemas técnicos, como o frame rate e a câmera, mas ele é muito bem feito e a atmosfera é simplesmente sensacional! Os locais são detalhados, com um ar de mistério, magia e nos enchem de vontade de explorar ainda mais o universo do jogo.

Enfim, essa primeira hora atendeu minhas expectativas. Duvido que substitua SotC como meu jogo favorito, mas sem dúvida será mais uma ótima experiência. Voltarei para o jogo e em breve reapareço com mais novidades!

Até a próxima!

18 comentários:

Ditto

Que saudade que eu tava desses posts <3

Quero muito jogar TLG, mas PS4 kd

Kaique

Valeu Ditto, é muito bom ouvir isso XD

E acho que vou ter que fazer um post para minha segunda hora no jogo, coisas mais legais acontecem nela lol

HolyCross9

You know Nomad Colossus, right? Well I can definitely assure you that if anyone can find and point out any possible Easter Eggs from Shadow of the Colossus in The Last Guardian, it will be him. I mean look at all videos he's done in analyzing Shadow of the Colossus.

Dodô

Eu não vou ler porque quero evitar saber de qualquer coisa sobre a história e etc. Quero ter uma primeiro experiência sem vídeos no youtube como foi com SotC.
Mas enfim, o comentário do maluco de cima é genial, só que deve ser muito mais difícil de mexer em um jogo de PS4 do jeito que o Nomad mexia em jogos do PS2...

Kaique

Até porque o Nomad usa emulador, só para termos um emulador funcional de PS4 já vai um bom tempo.

Ditto

Só quero ver quando chegar na hora dos posts das curiosidades e mistérios do jogo!

Raul Lee

Zerei o meu hoje, sem ler nada antes para ter minhas conclusões! Quando acabei corri pra cá, depois de muitos anos lembrei o tratamento especial que este blog tem com a "franquia". Já tenho minhas teorias de conexões, uma delas referente a capa de SOTC.
Sobre The Last Guardian, com exceção da câmera que falha muito, o jogo é muito bom também, não deixa a desejar em nada para os outros dois e o ato final do jogo é incrível! Sensacional a parte final do jogo!

Raul Lee

Zerei o meu hoje, sem ler nada antes para ter minhas conclusões! Quando acabei corri pra cá, depois de muitos anos lembrei o tratamento especial que este blog tem com a "franquia". Já tenho minhas teorias de conexões, uma delas referente a capa de SOTC.
Sobre The Last Guardian, com exceção da câmera que falha muito, o jogo é muito bom também, não deixa a desejar em nada para os outros dois e o ato final do jogo é incrível! Sensacional a parte final do jogo!

Dodô

To no menu inicial do jogo. A espera acabou.

Ditto

Queria tanto jogar ;-;

Unknown

a vontade de jogar e grande mas e o ps4? ,-,

Dodô

O jogo ta incrível! O estilo do jogo e as arquiteturas lembram muito ICO, a ambientação me lembra SotC.

Kaique

Terminei o jogo hoje \o/

Ditto

Revieeeew \o/


Sem spoilers :P

Dodô

Feliz natal rapaziada

Ditto

Feliz natal amogos <3

Unknown

Feliz natal ^^

Snowflower

Feliz Natal