quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O que Dormin fez para ser selado?


O passado de Dormin, assim como o de muitas coisas no jogo, é deixado quase às escuras. Na verdade o jogo nem fala sobre um selo até as suas cenas finais. Quem joga pela primeira pode nem mesmo saber que Dormin está preso até aquele ponto.

Mas ainda assim, depois que o selo é revelado, não é dado nenhum detalhe do motivo. Lord Emon teme com todas as suas forças a ressurreição de Dormin, e ao vermos, ele realmente parece um ser maligno, mas o que Dormin fez no passado para ser aprisionado e temido dessa forma?


Como não há informações no jogo, qualquer teoria é válida. Por exemplo, Dormin poderia ser um tirano sobre as Forbidden Lands, ou poderia simplesmente ser uma criatura temida pelo povo, que pelo medo do seu poder maior decidiu aprisioná-lo de uma vez.


Mas fora do jogo existe uma informação um pouco mais específica. No artbook é dito que Dormin cometeu um ato proibido no passado, e esse foi o motivo para sua prisão. Se esse é um ato específico, a teoria que mais faz sentido para mim é de que ele tenha sido aprisionado exatamente por ressuscitar pessoas. O jogo não fala nada, mas analisando algumas coisas, faria sentido.

Primeiramente, esse é quase o único poder mencionado sobre Dormin. Nem mesmo Emon, que seria o mais entendido do assunto, fala outras características de Dormin, e as lendas sobre seu poder sobreviveram a todo esse tempo, e são de conhecimento das pessoas, então ele já praticava isso na antiguidade.

Vale lembrar que Emon não apenas fala sobre a terra ser proibida, também fala sobre um "feitiço proibido", ou uma "técnica proibida" no japonês. Claro que isso pode ser uma referência ao ritual todo, mas também pode valer para o ato em si.


No lado de Dormin da história, temos uma fala interessante.

Ao chegar na Shrine, Wander faz o seu pedido para ressuscitar Mono. Dormin então dá uma risada sinistra e diz:

"A alma dessa donzela? Almas uma vez perdidas não podem ser recuperadas, não é essa a lei dos mortais? Com essa espada, entretanto... isso pode não ser impossível."

É totalmente possível para Dormin ressuscitar Mono, mas ele faz questão de enfatizar que na "lei dos mortais", almas perdidas não podem ser recuperadas. Ele estaria apenas afirmando que isso é impossível para os humanos e ele é muito superior?

Eu acho que não, principalmente pela risada sinistra que antecede essas frases, uma atitude bem incomum para Dormin. O que eu entendo dessa atitude é que Dormin está zombando dos humanos, que condenaram essa prática, mas ainda assim precisam dela.


Outra informação interessante no artbook é que o povo que aprisionou Dormin poderia simplesmente destruir a ponte, bloqueando a entrada das Forbidden Lands, mas não fizeram isso porque os humanos precisam daquele local.

Por que os humanos precisariam das Forbidden Lands? Em nenhum caso seria inteligente libertar Dormin. Eles precisam dali justamente pelos poderes de Dormin, ressuscitar alguém poderia ser útil para eles, então eles deixaram essa saída de emergência, e caso precisassem, Dormin estaria lá com seus poderes.

Seja lá como eles planejavam eu duvido que daria certo, mas de qualquer forma eles deixaram essa possibilidade à disposição.


Mas isso nos leva a outro questionamento. Durante o jogo é compreensível, o ritual de ressurreição é proibido porque ao completá-lo Dormin seria liberto, mas e antes, quando Dormin era livre, por que condenar essa prática e aprisioná-lo?

Será que ao ressuscitar alguém algo acontecia com essa pessoa? Dormin é conhecido por "controlar as almas dos mortos", será que ele era capaz de controlar cada alma mesmo depois de devolvê-la ao seu corpo? Assim como especulamos que aconteceu com a Mono/Queen?

Isso seria algo interessante, Dormin poderia ser uma entidade adorada por causa dos seus poderes sobre a vida e a morte, o que levou ao povo a adorá-lo e criar estruturas majestosas para ele, como a Shrine of Worship, mas com o tempo os efeitos negativos dos seus poderes foram ficando mais aparentes, e então o povo decidiu que ele precisava parar.


Enfim, essas são algumas reflexões sobre o passado de Dormin e das Forbidden Lands em si, falem também o que vocês pensam, e até o próximo post!

12 comentários:

Ditto

Vai ver ele foi aprisionado por criar os colossus lol

Dodô

É realmente um mistério! E eu finalmente comprei a collection e vou poder jogar ICO \o/

Kaique

Aí sim \o/

Aproveite, é um ótimo jogo!

Unknown

Opa, ótimo jogo para vc, Dodô. Eu também tenho :D
Queria ICO e SotC Collection sair para PS4 :(

Kaique

"Queria ICO e SotC Collection sair para PS4 :("

Só pra fazer um let's play dos jogos pra colocar aqui no blog eu já compraria de novo lol

Mas pelo menos com o The Last Guardian vai dar pra fazer XD

Dodô

Vou começar a jogar ICO amanhã, já zerei o SotC! O legal é que teve uma época que o SotC remasterizado estava de graça na PSN, então eu baixei e zerei duas vezes. O meu pai acabou desinstalando o SotC, e quando fui ver estava com preço novamente. E sexta quando eu fui abrir o SotC todos os meus saves estavam lá. Foi uma surpresa xD

Unknown

ahuahauauauahha siiiim compramos tutututututututu *O*~

"O meu pai acabou desinstalando o SotC..."

Como? looool é por que ele quer vc para de jogar??? kkkk

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Na Coleção HD podiam ter colocado a opção de usar Wander em Ico e vice-versa, só como skin mesmo, como bônus liberável. Vacilaram.
Ass. Seu Cuca.

Dirge

Oi,sou um leitor fantasma do blog á 2 anos,e queria dizer que essa teoria tem tudo pra fazer sentido,há um tempo atráz eu achava que o Dormin era mal por natureza,e Lord Emon decidu selá-lo.Espero que futuramente lancem uma prequela de Sotc explicando tudo isso.

Dodô

"Como? looool é por que ele quer vc para de jogar??? kkkk"
Ele desinstalou para baixar um jogo de Naruto para o meu irmão xp

Unknown

Ah, tá. Nossa, dificil ver o pai sabe mexer PS xD que raro, mas legal