Esse é um aspecto que tem muita importância, já era muito presente em Shadow of the Colossus, mas parece que em TLG estão focando ainda mais nisso, com vários fatores. Então vamos analisar o que vimos!
Estamos bem no alto
Ok, começando pelo motivo principal e mais óbvio: O lugar é realmente alto.
Na parte que vimos do gameplay, por exemplo, nem mesmo é possível ver o chão, as plataformas chegam a sumir na neblina. E olhando ao redor, as ruínas vão ainda mais longe, várias delas são muito mais altas, e é muito provável que as visitemos em algum momento.
E vamos descer muito também
Já dizia um velho sábio, "Você só conhece a verdadeira altura depois de passar pelo ponto mais baixo."
...
Ok, inventei isso agora, mas não importa, o que importa é que apesar de ter cenários absurdamente altos, também devemos passar momentos bem mais perto do chão. A prisão do Toriko, por exemplo, que está no começo do jogo, é um calabouço dentro de uma caverna, o que eu suponho que seja na base da montanha que cerca as ruínas.
Sem falar nas cavernas subterrâneas, que muito provavelmente estão localizadas em um ponto bem baixo. Ou seja, momentos diferentes do jogo se passarão em locais com altitude bem diferentes, e ao menos que a história "pule" algumas cenas e mude o cenário, teremos que subir/descer grandes distâncias, o que nos leva a...
Escalada
Escalar é sempre uma mecânica nos jogos da Team Ico, e continua aqui, afinal escalar o Toriko é uma das coisas que mais vamos fazer.
Ao que vimos, o garoto escala muito bem. Ele escala o Toriko com mais agilidade que Wander escala os colossus. Ainda não o vimos em ação escalando o cenário, mas imagens já o mostraram agarrado em beiradas.
E nos momentos em que a câmera gira no novo gameplay, é possível ver locais que parecem ser feitos para seções de plataforma com o garoto. Podem ser apenas partes do cenário, mas caso sejam locais acessíveis eles colocariam em prática a agilidade do garoto na escalada.
Vento
Como dá pra ver, o pessoal da Team Ico (Ok, GenDesign, ainda vamos nos acostumar) colocou uma atenção especial ao modo que as penas do Toriko interagem com o ambiente. E o resultado final vale o esforço, pois as penas se movimentando constantemente com o vento criam a sensação de um local alto demais.
De fato, entre os locais que a equipe visitou como referência para o jogo estão arranha-céus, para melhor representar essa sensação.
E além da parte visual, a música é bem sutil, assim como em SotC, e como resultado o som que ouvimos na maior parte do tempo é o vento soprando e balançando a vegetação.
Saltos de fé
Em Ico, saltos de fé eram conosco de um lado estendendo a mão e Yorda do outro lado relutante em pular. Em TLG os saltos continuam, mas nós é que temos que confiar no Toriko, e pular sabendo que ele vai dar um jeito de nos salvar do abismo.
Diferente do que eu imaginei, o resultado desses saltos não é scriptado, assim como vemos resultados diferentes nas duas ocasiões do gameplay, também podemos ter resultados diferentes durante nosso jogo, e claro, até mesmo morrer.
Então o receio de pular e realmente cair no abismo é real, pois é uma possibilidade. Vamos ter que pular com tudo e realmente confiar que o Toriko estará lá pra nos pegar.
E eu duvido que alguém poderia ser pego pelo colarinho no meio de uma queda e não sofrer nada, mas hey, quantos resgates de super heróis não entrariam nessa mesma questão?
Estruturas frágeis
Mais uma para aumentar nossa insegurança. Porque andar nas alturas em estruturas maciças de pedra é bem tranquilo, mas atravessar pontes de madeira sustentadas nas alturas por colunas finas de metal com um grifo de toneladas é outra história.
E se elas começam a desabar bem diante de nós, o que resta é CORRER COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ! E acham que eles perderiam essas chances de derrubar tudo e nos obrigar a sair correndo até a próxima plataforma?
Por mais que provavelmente sejam da mesma seção, inúmeras imagens mostraram momentos desse tipo, então é certeza que será uma ação bem explorada no jogo.
Será que...
Com tanto foco na altura me vem uma dúvida: Será que com o passar do jogo, com Toriko crescendo, as asas também crescerão? As asas são uma adição complexa ao design do Toriko para a animação, eu acharia estranho que estivessem lá só como um adorno ao bicho.
Já vimos algumas diferenças no tamanho dos chifres do Toriko, e até agora nada nas asas, mas como poderia ser um ponto importante na história, faria sentido que a Team Ico escondesse isso para não estragar a surpresa. E caramba, chegar no final do game e vê-lo totalmente crescido com asas que podem realmente levantá-lo do chão seria sensacional!
Ora bolas, ensiná-lo a voar demais! Imaginem só isso!
E por hoje é só galera, até a próxima!
Fontes:
The Guardian
Eurogamer
GameInformer