quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Semelhanças entre Shadow of the Colossus e a Bíblia!

A inspiração por trás de SotC nunca foi um assunto comentado pelo Ueda. Claro que SotC é um jogo bem único, e é difícil pensar em outros games que tenham inspirado Ueda pra isso, mas ainda assim muitas coisas parecem ter sido inspiradas por coisas além dos games, como eu já comentei nos posts da arquitetura de SotC, por exemplo.

Mas na história SotC também parece se inspirar em histórias antigas. No caso, muitas semelhanças com ocasiões e personagens bíblicos já foram notadas por muita gente, principalmente entre Dormin e Nimrod. E como eu nunca cheguei a falar muito desse assunto, o post de hoje é sobre isso!

Dormin e Nimrod


A primeira semelhança entre Dormin e Nimrod, e provavelmente a que mais nos levou a procurar as outras semelhanças, é no próprio nome, que são invertidos. Apesar de ser realmente um personagem bíblico, pouca coisa é dita sobre Nimrod na Bíblia, apenas alguns versículos em Genesis 10:

8: E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.

9: E este foi poderoso caçador diante da face do SENHOR, por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR.

10: E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

11: Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,

12: E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).

Como dá pra ver, nada do que é dito sobre Nimrod na Bíblia tem realmente semelhanças com Dormin. Mas existem outros relatos históricos sobre ele, que é onde vemos as semelhanças.

Primeiro, como diz na Bíblia Nimrod era um grande caçador. Certas representações suas, como a da imagem acima, o mostram com chifres na cabeça, que ele teria conseguido matando um touro, algo que seria sua marca e símbolo do seu poder.


Essa já é uma semelhança. A história de Dormin também envolve muito a simbologia dos chifres, ele tem, uma boa parte dos colossus também, além de ser a marca que fica em Wander e na sua descendência por sua causa.


Depois disso, a Bíblia também fala que o início do seu reino foi Babel. Logo no capítulo 11 de Genesis já temos a história da Torre de Babel, que apesar de não mencionar em momento algum Nimrod, ele é considerado o responsável pela construção da torre.


Sobre as semelhanças entre a Torre de Babel e a Shrine of Worship eu até mesmo já fiz um post há tempos atrás, são muitas semelhanças e seria difícil ser apenas coincidência, além da teoria de que as FL já foram inundadas, assim como a Terra um pouco antes da Torre de Babel, como eu falei nesse post.


Outras semelhanças interessantes envolvem a morte de Nimrod. Não existe muita certeza de como foi e são várias versões, mas lendas da Babilônia dizem que Nimrod foi morto, esquartejado, e teve seus pedaços enviados pelo mundo.

Há quem diga que a passagem bíblica de Juízes 19 confirma essa versão. Nela, uma concubina é morta e despedaçada em 12 partes, que são enviadas para cada tribo de Israel. No último versículo é dito que  "Nunca tal se fez, nem se viu desde o dia em que os filhos de Israel subiram da terra do Egito, até ao dia de hoje;" o que significa que alguém já havia sido morto assim antes.

Mas sendo assim ou não, o que importa é que SotC também tem algo parecido. Nada de enviar as partes pelo mundo, mas Dormin também foi dividido e teve cada parte colocada em um colosso, uma situação que lembra bastante a suposta morte de Nimrod.

Após a morte de Nimrod, sua esposa Semiramis, que estava grávida, decidiu encobrir a verdade e inventar algumas coisas, entre elas:


Nimrod ressurgiria novamente por meios místicos. A mesma coisa que ocorre com Dormin, que tudo dando certo também teria ressurgido com o sacrifício de Wander.


Ela também dizia que Nimrod a visitou em um feixe de luz dizendo que o bebê que ela esperava seria sua reencarnação. Em SotC o bebê não se torna uma reencarnação de Dormin, mas ainda assim carrega um pouco dele, é uma situação semelhante.


Assim seu filho foi considerado um deus, mais especificamente o "deus Sol", como foi afirmado por ela.

Outra coisa que lembra muito Dormin. Assim como a suposta visita pelo feixe de luz, Dormin só fala conosco pela luz do Sol, tanto que os lugares fechados precisam da abertura no teto, ou seja, a relação entre o seu poder e o Sol também é grande.


Com essas mentiras, Semiramis conquistou o governo do reino que Nimrod tinha, e também passou a ser adorada como uma deusa.

No que também podemos ver semelhanças com a história de SotC/ICO. A parte masculina de Dormin acaba morta ou aprisionada novamente no final, enquanto no futuro a parte feminina dele alcança o poder novamente e se torna a Queen.



Além da história de Nimrod, podemos também ver uma certa semelhança na premissa de SotC, mesmo que com um certo "exagero", com a história de Davi e Golias. Nas duas temos um inimigo considerado invencível contra um guerreiro inexperiente e aparentemente sem nenhuma chance de vitória. Nesse caso, dá pra dizer que é só uma coincidência, mas entre todas as outras, talvez não seja lol

E o post de hoje fica por aqui, até o próximo!

Fontes:
BaptistBibleBelievers
Koinonia-All

3037 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   3001 – 3037 de 3037
.

LOL, funcionou, que saudades desse avatar.

.

Já me vou, só queria testar o avatar.

AntVaizard

lol

Flw

Nemesis

"Como você NÃO gostaria de morrer,meu caro amigo?"

Assassinado,ou afogado.

AntVaizard

Hmmm...eu prefiro ter uma morte horrível e dolorosa

Nemesis

Masoquistas [kbelojo]

AntVaizard

É que uma morte calma me faria pensar no que vivi e no que não vivi,e me faria desejar viver mais,uma morte horrível me faria querer morrer mesmo lol

Nemesis

Eu sei lá,não consigo me imaginar querendo morrer

AntVaizard

Eu também não,mas o sofrimento faz milagres...

Nemesis

Só sei que não quero ter que comprovar isso

AntVaizard

É....a morte é legal

AntVaizard

Hei
Foi tudo tão de repente
Simplesmente não mais
Ficaria sem você
Sem você, não mais

Hei
Tem coisas que a gente
Faz e diz tanto faz
Só diria pra você:
Sem você, não mais

Sem você
Eu era sozinho sem saber
Sem você
Nada inesquecível pra viver
Sem você, não mais
Não mais

Nemesis

Só que não

AntVaizard

Como não?O que seria da vida sem a morte?

Nemesis

Boa lol

AntVaizard

Mas é a morte que dá sentido a vida

Nemesis

Bem,isso depende do ponto de vista.
Não vejo sentido em viver,aprender,e passar por tanta coisa,pra simplesmente desaparecer.

AntVaizard

E o que isso importa?O importante é viver o momento,poderia não existir nada,mas existe tudo.Você existe no momento,sinta-se feliz por isso,vc teve a sorte de poder se admirar com as maravilhas do universo.

Nemesis

Só que eu queria conhecer mais delas

AntVaizard

Fala como se já estivesse morto.Vc ainda é jovem,e o progresso da ciência talvez nos permita viver por um LONGO tempo.

Nemesis

Isso é a única coisa que me anima.
Mas falo assim porque sei que vou morrer,e não dá pra ver em 70 anos o que a humanidade inteira não viu em sei lá quantos mil anos.

.

Do you love me
Do you hate me
Do you wanna believe me
Do you think that you don't need me
Do you wanna deceive me
I can't think that it's all over
Don't wanna forget
I can't take the disappointment
That I wanna repress you're

Goodbye, goodbye
The design we broke the mold
The dreams when you see
That goodbyes aren't for long

Nemesis

Josechi

.

Você me ama? Você me odeia?
Você quer acreditar em mim?
Você acha que não precisa de mim?
Você quer enganar-me?

Eu posso aceitar que está tudo acabado
Não quero esquecer
Eu posso aguentar o desapontamento
E eu não quero reprimir o seu adeus
Adeus

O desenho que você trouxe a todos eles
Os sonhos quando você vê
Que as despedidas são duradouras

Gustavo H.J

xau post

vai ter alguém aqui em baixo depois, eu sei, mas foda-c

AntVaizard

Esse cara sou eu

MrRehac

nem é

Unknown

bitch please...

Gustavo H.J

lol

Unknown

Não me corta e-e

AntVaizard

.....
......
.....
............
.............
............
.....
......
.....

.

Velhos hábitos nunca morrem.

Unknown

Nunca...

LOL

D.YURY

Winner! \o/

Cath

LOL
Mas eu já tinha percebido antes. :x
Achei que era coisa minha,mas juntando todas as coisas ,realmente faz sentido. e__e

Unknown

porra lol e minha palavra tipo wtaf

Unknown

Obrigado pelo post e agora já faz muito tempo mais eu realmente adorei zerar esse jogo mais adorei a historia simples no entanto complexa ....

«Mais antigas ‹Antigas   3001 – 3037 de 3037   Recentes› Mais recentes»