quarta-feira, 18 de julho de 2012

ICO - Análise!



De vez em quando eu falo de ICO por aqui, e como deu pra perceber por essas vezes, eu considero Shadow of the colossus bem superior ao ICO. São focos de gameplay diferentes, isso não há dúvida, mas de qualquer forma a Team Ico evoluiu bastante em todos os aspectos de um para o outro.

Mas claro que, com isso eu não quero dizer que Ico não é um grande jogo. Assim como SotC ele é um ótimo game, merecendo entrar no mesmo nível de jogo único, ou até mais único ainda. A essa altura boa parte dos conhecedores de SotC já devem ter jogado Ico, mas de qualquer forma, aproveitando essa minha semana de poucas ideias, é dia de analisar esse grande game!

ICO


Desenvolvedora: Team ICO


Plataforma: PS2


Lançamento: 2001


A história do game até quem não jogou já deve saber: Um garoto com chifres é levado pra ser morto em um castelo, por ser considerado uma maldição, mas acaba sobrevivendo e pra escapar de lá encontra Yorda, filha da rainha que é mantida presa para ser morta também, e assim os dois se juntam pra escapar do castelo, sendo que cada um precisa da ajuda do outro.

A forma como a história é contada é muito boa, assim como em SotC, pois a história vai sendo contada aos poucos pelo decorrer do jogo, com poucos diálogos, até porque Ico e Yorda nem falam a mesma língua, mas nas várias cenas durante o jogo.

E apesar da Yorda não ser melhor do que o Agro como parceira de jogo, a relação de amizade entre eles é algo legal de se ver, sendo que Ico não abandona Yorda mesmo quando não precisa mais dela, e mesmo Yorda sendo frágil também arrisca sua vida pra salvar Ico. E a inteligência artificial da Yorda foi um ótimo trabalho da Team Ico, sendo que ela pode nos indicar coisas quando empacamos em algum puzzle, reage diferente dependendo do que fazemos, e etc.

Aliás, apesar da história ser contada da mesma forma que em SotC, dá pra dizer que a história de fundo é até melhor. Não tem uma mitologia legal como a dos colossus e a das FL, mas é mais complexa.


O foco do gameplay são os puzzles. Geralmente o Ico pode chegar ao fim dos puzzles numa boa, pelas suas habilidades de escalada, mas ainda temos que montar um caminho para a Yorda. Os puzzles são bem variados e com soluções bem diferente. Alguns são simples, outros são complexos, mas sempre teremos um ou outro pra empacar por alguns minutos, o que é essencial pra um jogo de puzzle.


O outro lado do gameplay é nos combates, já que a Queen não quer que Ico e Yorda escapem os seus subordinados nos atacam constantemente.

Claro que, Ico é uma criança, e isso é demonstrado nos combates. Não temos combos de vários hits ou um hack and slash, nossos golpes são simples e só funcionam pela fragilidade das sombras, e ao levarmos dano também vemos como Ico também é frágil.

Mas isso não prejudica o gameplay, as sombras não são difíceis de matar, e muitas vezes temos outras opções, como abrir um portal próximo com a Yorda, exterminando as sombras, ou correr como se não houvesse amanhã!

E parte importante dos combates é a proteção da Yorda. Ico não morre nos combates, com exceção de poucas situações, pois o objetivo das sombras não é matar Ico, mas capturar novamente Yorda, e se conseguirem isso aí sim morremos. Temos que ficar sempre por perto, ou até mesmo lutar enquanto seguramos a mão dela, pois se bobearmos estaremos quase toda a luta puxando a Yorda dos buracos de sombras.


Os gráficos do jogo fizeram muito bom uso do PS2. Claro que temos que lembrar que Ico foi lançado em 2001, no começo de vida do PS2, comparar com jogos recentes como o próprio SotC é obviamente errado, mas ele não deve nada a outros games lançados em 2001.

Os cenários são o principal destaque dos gráficos. Todos muito detalhados, com ótimas texturas, e com o visual conhecido da Team Ico, como os efeitos de luz, que davam aos ambientes um ar mais misterioso, e deixava os locais abertos muito mais bonitos.

A câmera também é um ponto positivo. Ela não fica atrás da gente, fica em locais que proporcionam visões épicas do cenário, valorizando a construção dos ambiente. Mas ao mesmo tempo podemos movê-la muito, vendo coisas até distantes do cenário principal, o que também é legal.

As animações dos personagens também são bem fluídas. Tudo bem que não são muitos, mas foi um trabalho muito bem feito, a movimentação da capa do Ico e do vestido da Yorda no vento, por exemplo, é bem realista, e a personalidade de cada um também é demonstrada inteiramente na movimentação do personagem.

O único erro que podemos lembrar em relação aos gráficos é a detecção de colisão, que em certos momentos falha bastante. Quando nos balançamos em correntes, por exemplo, a cada movimento Ico atravessa a corrente inteira.


Sonoramente o jogo é fantástico. A trilha sonora é ótima, combina com o clima do game e é muito bonita. Quando as músicas não estão tocando, o jogo geralmente tem pássaros cantando, o som do vento e só de vez em quando as vozes dos personagens.

E falando nelas, assim como em SotC os idiomas fictícios ficaram muito naturais, tanto o da Yorda e Queen quanto do Ico. Os dubladores fizeram um ótimo trabalho, com destaque pra voz da Queen, que como uma vilã e personagem muito misteriosa ficou muito bem representada pela Misa Watanabe.


Mais do que SotC, Ico é curto, tanto que existe um troféu na Collection pra zerá-lo em menos de 2 horas! Claro que pelo menos na primeira vez não dá pra fazer tão rápido, principalmente se enroscarmos em algum puzzle, mas ainda assim é um game curto.

Mas isso está longe de tirar o brilho do jogo. O jogo nos prende bastante e o clima que passa é inesquecível, independente do tempo que demora. Assim como SotC é um jogo que se difere de qualquer outra coisa, sendo possível considerar arte em um game, e que também não é pra qualquer um. Os defeitos do jogo são poucos, e os que existem não fazem diferença na experiência.

Nota do KIQ: 10!

Eu posso ser muito mais fã de SotC do que de Ico, mas ainda assim Ico também merece uma nota 10.

Então o post de hoje fica por aqui, semana que vem eu volto, e daqui a alguns anos eu faço minha próxima análise pro blog, sobre o The Last Guardian lol

1562 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1401 – 1562 de 1562
Nemesis

Não Hnerriuqe,eu acho que aquilo é um pito "depenado" LOL

Nemesis

*pinto/pito

.

"Um obstáculo seria programação e processamento,já que há infinitos jeitos de os caras explodiram e infinitos lugares para os tiros acertarem."

Mas você quer algo TÃO realista que não tem como mesmo [why1].
Mas se eles quiserem tem um jeito, eles poderiam fazer as armas pequenas fazer um "furinho" no lugar em que atingiu (se rdr conseguiu isso um fps também conseguiria)na cabeça estoura.
E as armas grandes poderiam fazer buracos bem maiores do que no exato lugar em que atingiu (igual ao l4d2 , um tiro de 12 na barriga arrebenta toda a barriga, não só o lugarzinho que acertou ) e nas extremidades ocorreria o desmembramento .

Nemesis

Bem,o tempo dirá.

Davydson

http://screenshots.filesnetwork.com/12/others/headshot_1024.jpg

e-e

Nemesis

Nossa,supa realista Davy :O

Nemesis

Você viu as fotos do link? e-e

Davydson

Lol

Davydson

''Você viu as fotos do link? e-e''

Eu não hoho

.

"e-e"


Mas isso não é "realismo" , cade o cérebro ? A linguá ? Os olhos saltados para fora ?Só saiu aquilo de sangue, não é pouco pra quem levou um tiro de rifle na cabeça ?

Ditto

O Max Payne 3 tem as marcas de tiro

.

"Eu não hoho"

Isso explica tudo .

.

"O Max Payne 3 tem as marcas de tiro"

Mas não ocorre desmembramento .... ou ocorre ?

Ditto

Eu acho que não :P

Taborda

"Mas não ocorre desmembramento .... ou ocorre ?"

Não =P

.

Mais alguem já viu essa animação ?(ela já é antiga , mas acho que alguém ainda não viu)

http://www.youtube.com/watch?v=6QFwo57WKwg&feature=g-vrec



É muito legal , de boa, se tiverem sem nada pra fazer (geralmente ficamos na frente do pc por causa disso lol) deem uma olhada .

Nemesis

Malditta Rockstar,te dá a opção de fazer missões de policial,mas não tira a opção de ser procurado por fazer isso.
É IMPOSSIBRU

Nemesis

E a minha ereção acabou na hora que os caras começaram a explodir,Hnerriuqe.

.

"E a minha ereção acabou na hora que os caras começaram a explodir,Hnerriuqe."


lol, eu tambem fui enganado .

AntVaizard

Legal as imagens lol

Nemesis

"Polyana Souza Lima concordo plenamente Pattye Figueiredo.......ate o prof de violão axa agente meia loka,kkkk imagina se agente fosse irmã! kkkkkkkkkk"

Alguém tem que parar este homem!

Cesar (Wander)

""Polyana Souza Lima concordo plenamente Pattye Figueiredo.......ate o prof de violão axa agente meia loka,kkkk imagina se agente fosse irmã! kkkkkkkkkk"

Alguém tem que parar este homem!"

Tem um mais no começo, ``axa agente´´.

Só vim dizer isso,alow wi ús!

.

"Tem um mais no começo, ``axa agente´´.

Só vim dizer isso,alow wi ús!"

Disse tudo (Y).

AntVaizard

Olá galerinha!Está começando mais um pensamentos do dia por Vaizard!

AntVaizard

"Presume do teu amigo que algum dia o poderás ter como inimigo."

AntVaizard

"Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças."

Gustavo H.J

O professor de Violão acha Agente? Opa, acho que o Davy pode usar isso :D

AntVaizard

"Como é que um homem sem as virtudes que lhe são próprias pode cultivar a música?"

AntVaizard

"Deus é hábil, mas nunca enganador."

AntVaizard

"Maior sou e para maiores coisas nasci do que para ser escravo da minha carne."

.

"meia loka"

S2 eu gamo nesse português do gueto .

AntVaizard

"Enquanto protelamos a vida passa por nós a correr."

AntVaizard

"É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã."

AntVaizard

"Quem vive nas trevas não consegue ser visto, nem vê nada."

AntVaizard

"Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem."

AntVaizard

"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."

Nemesis

Wander tem cabelo rosa,Wander tem cabelo rosa,nhé nhé nhé nhé nhé nhééé e-e

AntVaizard

"A ignorância, ou melhor, a demência humana é tão grande que alguns são levados à morte justamente pelo medo da morte."

AntVaizard

"Quem é temido, teme: não pode ficar tranquilo quem é objecto do medo alheio."

.

Ninguem vai ver o comentário 1490 e-e.

AntVaizard

"Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito."

.

"Pra mim as coisas mais valiosas ainda são de graça; paz, amor, liberdade e uma mente educada."

.

"A gente colhe o que planta. Recebe o que merece."

.

"Nunca foi vergonha ajoelhar pra rezar, pedir proteção e levantar pra lutar."

Redmond Mann

Gardevoir = 2x Cosmo? dafaq.

AntVaizard

"Os homens que se tornam arrogantes com o sucesso têm o mau hábito de odiarem aqueles a quem ofenderam."

.

"A vida ensina, tenta aprender, vamos viver, o que de melhor tiver pra você."

AntVaizard

"As dores ligeiras exprimem-se; as grandes dores são mudas."

.

"E eu que me julguei forte, e eu que me senti. Serei um fraco quando outras delas vir."

AntVaizard

"Matar um homem para salvar o mundo não é atuar para o bem do mundo. Imolar-se a si mesmo, eis o que é agir bem."

.

"Talvez alguém não te enfrente pelo medo; talvez alguém nem se assuste com você."

AntVaizard

"Nunca a fortuna põe um homem em tal altura que não precise de um amigo."

.

“Quantas vezes evitei falar que te amava. Eu não sabia a importância dessas poucas palavras"

Redmond Mann

I have no idea what's going on here.

.

"Paz, liberdade...um rap pra ouvir. Uma família pra somar, já tá bom pra mim"

.

"Amor... sentimento abstrato. Você pode sentir, porém não pode tocar."

AntVaizard

"Comporta-te com o teu inferior como gostarias que o teu superior se comportasse contigo."

.

"Eu amo quem é real, morro de rir dos que não valem nem um real!"

.

"As muralhas que eu puder eu mesmo derrubo, aquelas que não der Deus põe no chão pra mim!"

AntVaizard

"Até um erro pode revelar-se um elemento necessário a um feito meritório."

.

"Mente farta de problemas e desgraças, se estamos abraçados isso tudo se acaba!"

AntVaizard

"Não estudamos para a vida, mas para a escola."

.

"Você não tem outra chance. A vida não é um jogo da Nitendo!"

AntVaizard

"O início da salvação é o conhecimento da culpa."

.

Não tenha medo de tentar, muitos de nós morremos com a porta da oportunidade aberta na nossa frente!"

AntVaizard

"Do mal não pode nascer o bem, assim como um figo não nasce de uma oliveira: o fruto corresponde à semente."

.

"Onde falta respeito, a amizade vai pro lixo!"

AntVaizard

"Comandar não significa dominar, mas cumprir um dever."

.

''Errar não é feio, persisti que é um horror.''

Nemesis

"O CÚ SÓ SE ABRE MESMO SE O PAU FOR GRANDE -Prostituta"

AntVaizard

"A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir."

.

"Não deve haver rancor onde já se teve amor."

AntVaizard

"Acredita na sua fidelidade: farás com que seja fiel."

.

CHEGA DESSA MERDA !

AntVaizard

"Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre."

AntVaizard

"Não ergas alto um edifício sem fortes alicerces, se o fizeres viverás com medo."

AntVaizard

"Não importa que você vá devagar, contanto que você não pare."

AntVaizard

E por hoje é só galerinha,até a próxima terça as 17:30,aqui,no Forbidden Lands!

AntVaizard

Exagerei?lol

AntVaizard

Ah é:

"Uma chave que abre várias portas é uma chave mestra.Uma fechadura que se abre pra qualquer chave não serve pra nada."

Nemesis

UUUUUUUU

Ditto

E então pessoal, já começaram a fazer os "presentes" do amigo secreto? xD

AntVaizard

Eu ainda não lol

.

Puts, eu nem o que vou fazer pro meu amogo , eu não posso chegar pra ele e perguntar do que ele gosta , então fudeu :X

MrRehac

Eu também não lol

MrRehac

LOL É mesmo,nem todos os viados fizeram a ficha e-e

.

"LOL É mesmo,nem todos os viados fizeram a ficha e-e"

Ui, mesmo assim todos (até quem já fez) tem que comentar de novo e-e.

MrRehac

É só procurar nos coments de não muito tempo atrás lol

Ditto

http://lpmagal.com.br/cyanide/tiras/2516.png

Caralho, ri muito disso

AntVaizard

Gosto de Bleach.

Só isso que tenho a dizer...

.

"Caralho, ri muito disso"

Cyanide é legal, acho melhor que DrPepper.

.

Do jeito que sou sortudo aposto que deu um erro e ninguém me tirou no amigo secreto .

.
Este comentário foi removido pelo autor.
Davydson

''Nova versão do Slender já disponível \o/.


http://www.4shared.com/zip/RUMATS8Z/Slender_v0_9_4.html''

Existe um site oficial desse jogo?
Tipo... Mostrando requisitos, etc.
E tem alguma coisa assustadora lá? e-e

Ditto

Bom, vou botando aqui algumas coisas que gosto :P

Batman, Star Wars, Beatles, Assassin's Creed...

.

"Existe um site oficial desse jogo?
Tipo... Mostrando requisitos, etc.
E tem alguma coisa assustadora lá? e-e"

Não.
Ter um computador com pelo menos 60 mega livre , não precisa nem de placa de vídeo (pelo menos é o que me parece).
Sim,o slender man '.'

Davydson

Eu já falei do que eu gosto aqui, espero que todos tenham lido negrojo

.

"Eu já falei do que eu gosto aqui, espero que todos tenham lido negrojo"

Eu não li, tenta achar nos comentários antigos e coloca aqui de novo .

Anônimo

Este comentário foi removido pelo autor.

Davydson
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo

Fala povo!
O/

Davydson

''Eu não li, tenta achar nos comentários antigos e coloca aqui de novo .''

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Davydson

Olá Yuri

Anônimo

Fala povo!
O/

Anônimo

Lol

Anônimo

Fala povo!
O/

.

" Comentário excluído disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

24 de julho de 2012 18:23"

Um comentário excluído impostor e-e.

.

É o Nemesis.

Anônimo

Não sou o Nemesis, Henrique ._.

.

"FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU"


Nossa, meme mais morto da história .

.

"Não sou o Nemesis, Henrique ._."


O Nemesis tentava pra caramba fazer um comentário excluído impostor.

Anônimo

Mas não sou o Nemesis
Feiojo

Ditto

Sou eu :P

Nemesis

EI,já não basta as entediantes missões de trem?
Me deixe em paz,não fui eu lol

Anônimo

É, sou eu =)

Anônimo

Okay, não teve graça.
Eu sou o Davy e;e

Davydson

E Nemesis, Battlefield 1942 rodou no MAX aqui, tu poderia tentar e;e

Davydson

É bem legal pilotar um jato LOL

Davydson

Forever a Davy

Gustavo H.J

Forever a Marrom

Gustavo H.J

Algum MMO bom pra jogar? O DBO é um puto.

Davydson

Tobey Maguire>Andrew Garfield haha

Gustavo H.J

True Story

Taborda

True Story²

Anônimo

Era uma vez...

Um blog que estava sem assunto nos comentarios...

Ditto

Aí caiu um meteoro nele. Que de dentro saiu um...

Gustavo H.J

...Tio Cláudio perguntando das namoradinhas

Taborda

E daí ele morreu de ataque cardíaco

Gustavo H.J

Ele quem? :O

Anônimo

Era uma vez um guitarista...

Gustavo H.J

Que levou um tiro na parte esquerda da bunda

Ditto

E não podia cagar direito

Anônimo

Um dia ele foi peiar...

Gustavo H.J

E acabou recebeu uma ligação, justo nessa hora, quem estava ligando era...

Ditto

O Batman, que queria que ele...

Taborda

Fosse pra China

Anônimo

O barack obama... Que diziz entender o sofrimento pelo qual o guitarrista passava...

Davydson

LOL eu ri
Vou sair, flw lol
Boa noite à todos =)

Taborda

Era uma vez um Niko...

Ditto

Que era o jogador dois de Ico

Anônimo

Mas vivia armado e com 3 estrelas de procurado..

Ditto

Até que um lobo comeu sua orelha

Náh Conti

IT!
Quando você ver, vai saber quem é o palhaço

Nemesis

e-e

Nemesis

e-e

Nemesis
Este comentário foi removido pelo autor.
Nemesis

============================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================

Nemesis

============================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================

Espírito do Homem de um braço só

biuhgi

Espírito do Homem de um braço só

uigiu

Nemesis
Este comentário foi removido pelo autor.
Nemesis
Este comentário foi removido pelo autor.
legalmente

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas será que a música do final do jogo não tem "pistas" sobre ele?

Tipo, os dois últimos versos dizem que "uma brisa silenciosa suspira nas árvores, a única chave para o mistério."

E na música a menina se pergunta se está sonhando pra sempre...poderia ser que o final é um sonho?

Cada um tem uma teoria, né? u-u

Gustavo H.J

gaaaaaaaaaaaaaay

.

HOHO

Gustavo H.J

LOL eu não tinha comentado aqui? ಠ_ಠ

.

COMO É QUE EU VOU SABER ?

Gustavo H.J

Sei lá, tu é o Henriuqe , devia saber das paradas

.

Verdade,verdade, mas dessa vez me distrai, mals :( .

Nemesis

============================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================

.

<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>
<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>

BIG

nossa duas horas.Meu save já ta em 6 e ainda to na parte que consigo a espada

«Mais antigas ‹Antigas   1401 – 1562 de 1562   Recentes› Mais recentes»