domingo, 22 de junho de 2014

Será The Last Guardian o fim da Team Ico?


Há algumas semanas rolou a E3 e em 3 dias tivemos um pequeno resumo da situação de The Last Guardian nos últimos anos. A IGN disse que ele havia sido cancelado, a Sony desmentiu logo depois, disse que ainda estava em produção, e então quando os mais confiantes acharam que essa era a situação certa para uma re-revelação na E3, a reação que nos acompanha por todos esses anos continuou:


Mas na verdade, eu não me preocupo tanto com TLG. Por mais que demore, acredito que eles conseguirão terminar. O problema é: O que vai restar pra Team Ico depois que ele for lançado?


Antes de especular sobre o futuro, a Team Ico já sofreu alguns desfalques desde que os problemas começaram. O primeiro a abandonar foi Yoshifusa Hayama, que era o produtor executivo, depois o próprio Fumito Ueda, que só está com a Sony até o projeto acabar, e depois Kenji Kaido, que saiu da Sony em 2012.

Acho que ninguém se importa muito com o Hayama, mas Ueda e Kaido eram os principais nomes da equipe. Sem eles, mesmo que a Team Ico continue, seria sem os responsáveis pela direção de arte que faz dos seus jogos o que eles são.


Mas começando a especular sobre o futuro, eu diria que depois de lançar The Last Guardian, é bem provável que a Team Ico "acabe", com o resto da equipe se dividindo entre outras equipes da Sony. Vale lembrar que a Team Ico não é um estúdio, mas uma equipe do Japan Studios, responsável por vários outros exclusivos da Sony, desde Ape Escape até Gravity Rush e Knack.

De fato, em uma das declarações de "nada mudou, continuem esperando", Ueda comentou que Knack e Puppeteer estavam com a prioridade sobre The Last Guardian, ou seja, as equipes do estúdio trabalham juntas, então uma divisão dos membros da Team Ico para as outras equipes do estúdio seria uma coisa muito simples.


Mas vendo por um lado positivo, não sabemos como The Last Guardian vai se sair quando lançado. Duvido muito que consiga cobrir o investimento de todos esses anos, mas vendendo bem, o IP é da Sony, assim como os outros da Team Ico, e caso a Sony quisesse continuar com a série deixando na mão de outra equipe da Japan Studios, eu não duvidaria da qualidade. Talvez a inovação não seria no mesmo nível da Team Ico, mas seguindo a arte já conhecida eu confiaria que eles fariam um bom trabalho.

E ainda pelo outro lado positivo, Ueda é um nome respeitado na indústria, seria muito improvável que ele não fosse pra outra empresa depois de sair da Sony, ou mesmo começasse seu próprio estúdio (talvez até com o Kaido, já que pelo que sei ele não está em nenhum outro estúdio até agora), e quando isso acontecesse, é daí que poderíamos esperar um jogo na altura de SotC e Ico.

É como aconteceu com o Keiji Inafune e o Mighty no. 9, se a Capcom não se importa mais com o Megaman, ele sai e faz um sucessor a sua altura. Eu nunca ajudei e nem pretendo ajudar algo no Kickstarter, mas se o Ueda aparecesse com um projeto na linha de SotC, eu seria o mais generoso possível lol

Mas bom, talvez seja um pouco cedo pra pensar nisso tudo, então pensando num futuro próximo, a única coisa esperançosa é a:

BELIEVE!

E por hoje é só, até logo!

...
E dessa vez é sério, é provável que em algum momento das próximas duas semanas eu tenha algo novo pra postar! lol