segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Analisando as imagens misteriosas


Nessa virada de ano a GenDesign revelou duas imagens de uma cena misteriosa (essa e essa, caso você não tenha visto). Considerando que eles já estão trabalhando em um novo jogo, é de se esperar que essas imagens sejam teasers do que vem por aí.

Não sabemos o que cada elemento da imagem significa, mas se compararmos com outros teasers (como o do próprio The Last Guardian) ela mostra bastante coisa. O que nos resta é especular enquanto não temos mais informações, e é isso que faremos aqui!



A garota

A figura feminina sobre o altar lembra muito as outras garotas que já apareceram nos jogos da Team ICO:

- Sua pele é muito branca e seu cabelo é curto e acinzentado (assim como Yorda)

- Está sobre um altar (assim como Mono)

- Usa vestido branco e está descalça (assim como ambas)

Apesar de ser uma garota aparentemente frágil, tudo indica que ela deve ser a protagonista do jogo. Também é possível que ela tenha poderes como Yorda, julgando pela sua aparência surreal.

Sabemos que Ueda já queria ter colocado uma protagonista feminina em The Last Guardian, mas mudou de ideia porque um garoto teria mais resistência para as escaladas e por causa dos ângulos da câmera, que poderiam ficar inapropriados se fosse uma garota de saia/vestido.

E o motivo para Ueda gostar da ideia de uma garota no jogo era contrastar a delicadeza dela com a ferocidade e força de Trico. Isso encaixaria aqui da mesma forma, já que também temos uma criatura gigante.



A criatura

Não vemos quase nada da criatura, mas podemos concluir que a única semelhança dela com os colossos e com Trico é a proporção. Esse gigante não parece ter a elegância de um colosso nem a aparência dócil de um trico, parece algo muito mais monstruoso e grotesco.

E isso daria muito mais força ao contraste que Ueda queria em TLG. A garota é mais frágil e graciosa que o garoto, enquanto a criatura é mais feia que Trico, alcançando extremos bem mais distantes um do outro.

Ao que podemos ver, a criatura tem membros curtos e mãos humanóides, com cinco dedos. O tronco é coberto de pelos, mas o braço não tem nada. Pela segunda imagem ele me parece um quadrúpede baixo, como um rato ou uma toupeira, mas também poderia ser um humanóide deitado.


A conexão entre eles

Nas duas imagens a fera está deitada no chão tranquilamente - na segunda até com a pata sobre a barriga - e a garota não está nem um pouco assustada com a presença da criatura, mostrando que existe uma amizade entre os dois.

Um ponto interessante é que olhando no código da imagem descobriram o nome "Beauty and the Beast".

Durante o desenvolvimento Ueda tinha um final diferente em mente: a transformação de Wander ao matar colossos seria mais intensa e, no final, sem a interrupção de Lorde Emon, Mono ressuscitaria e encontraria Wander deformado, como uma fera, mas o reconheceria e eles partiriam num final feliz. Ele se refere à esse final como "Beauty and the Beast".

Claro, Wander não seria gigante (eles iriam embora cavalgando com Agro), mas a ideia se assemelha ao que vemos aqui, uma garota bonita e uma fera horrenda.

E Ueda também diz que parte dele ainda desejava que tivessem feito o jogo com esse final. Então não seria estranho que ele tentasse reutilizar o conceito agora, em um novo jogo. Não precisa fazer uma relação romântica entre os personagens, apenas que eles sejam ligados de alguma forma.



A relação com os outros jogos

Não dá para olhar essas imagens sem perceber semelhanças gritantes com Ico e Shadow of the Colossus.

- A garota, como dito anteriormente, parece uma mistura da Yorda com a Mono.

- O altar é muito parecido com o da Shrine of Worship: o formato, o tamanho, a escada em frente e até a fonte de luz.

- E a cena é muito semelhante ao final de Shadow of the Colossus, com Mono se levantando do altar.

Dessa forma, é difícil acreditar que não seja um jogo ligado fortemente ao universo de Ico e SotC. Não sei até que ponto eles poderiam ir sem estar vinculados à Sony, já que ela é a dona das IPs, mas é possível que eles tenham feito um acordo, permitindo assim que Ueda use o quanto quiser da mitologia do universo que já criou.

Eu sempre gostei da ideia de ver as Forbidden Lands no seu passado. Não seria um outro Shadow of the Colossus nem incluiria lutas com gigantes, apenas expandiria o universo de uma forma diferente, assim como SotC fez com Ico. Se essa for a premissa do novo jogo eu ficarei muito empolgado.

Ou, quem sabe, essa pode ser uma versão alternativa do universo de SotC? Quando Ueda fala da piscina de TLG, ele menciona que outro mundo poderia existir do outro lado, seja o mundo de SotC ou um mundo de coisas que não aconteceram. Ele poderia seguir dessa ideia e criar uma versão alternativa da história que conhecemos.


O jogo

Em algumas entrevistas Ueda comentou sobre o que faria depois de The Last Guardian.

Ele disse, por exemplo, que poderia voltar para a fórmula de mundo aberto. Depois de fazer Ico em um espaço fechado, ele quis experimentar um mundo aberto em SotC. E agora que ele passou tanto tempo nos espaços fechados de TLG ele poderia voltar para o estilo de SotC.

Ele também disse que deveria fazer algo bem diferente dessa vez. As semelhanças entre os outros jogos não eram intencionais inicialmente, apenas aconteceram, e da mesma forma ele começaria o próximo pensando em algo bem diferente (Isso já dá para ver que não deu certo, o jogo está parecendo muito com os outros três).

E se a garota for mesmo a protagonista também dá para imaginar que o jogo não vai ter escalada, pois se tivesse geraria os mesmos problemas de colocar uma garota em TLG.

E uma coisa importante: ele espera lançar esse novo jogo bem rápido, diferente de The Last Guardian.


Imagino que a revelação oficial deve estar próxima, então vamos esperar e ver o que eles estão preparando! Por enquanto comentem quais são as suas expectativas!

Até a próxima!

4 comentários:

Ditto

Ótimo post Kiq!

Só consigo imaginar a criatura sendo o bicho da historia sem fim HUEHUEU

Kaique

lol, a Team Ico sempre dá dessas

Obrigado Ditto o/

Nathalia Olivi de Moura

Pulei de felicidade quando vi a imagem da garota na luz com o braço da criatura um tempo atrás. Foi no dia seis de janeiro, lá pelas cinco da manhã, tinha terminado Ico mais cedo. Cara, eu fiquei feliz demais quando vi que uma imagem totalmente nova de um jogo totalmente novo tinha saído naquela mesma semana.
Hoje fui procurar sobre TLG por um motivo bobinho - uma matéria de um site de curiosidades tentando assimilar os tricos com alguma criatura mitológica. Voltei aqui pra dar uma olhada no post sobre os desenhos do início de The Last Guardian e sou recebida por nada menos que nove (nove!) posts em 2018, incluindo um publicado ontem, e de quebra uma imagem nova!
Uma coisa que me deixa bem melancólica é gostar de um blog e perceber que ele foi abandonado. É horrível pensar que alguém colocou tanto empenho num conteúdo tão bom (não vou ficar de luto por blog ruim, né...) e depois simplesmente desapareceu. Saber que isso não aconteceu com esse blog me deixa extremamente feliz. Assim que terminei Shadow of the Colossus pela primeira vez - 2016 -, revirei a internet toda em busca de teorias e acabei caindo aqui. Em uns dois ou três dias devorei todos os oito anos de blog.
Só fico feliz por estar ativo até hoje - e com muito conteúdo pra continuar explorando.
Que frescura a minha. Acabou virando um textão :v
Sobre as imagens em si: na primeira, os pássaros parecem carregar algo pra garota. Dá zoom nos pés deles, tem algo nas patinhas.
E acho que adoraria ver uma criatura mais humanóide e feinha no jogo! Aquele arquétipo de personagem feioso, bobão e muito bonzinho, sabe? O número um da lista de quem pode morrer pra deixar todo mundo triste no final!

Kaique

Fico muito feliz pelo seu comentário Nathalia! Escrever sobre SotC é muito prazeroso para mim e é sempre gratificante ver que os fãs do jogo estão aproveitando o conteúdo! Obrigado por comentar! XD

E realmente, eles parecem ter algo logo embaixo do corpo, muito bem observado!