quarta-feira, 27 de junho de 2012

Informações incertas em que já acreditamos!

Em jogos como os da Team ICO, onde a história acaba deixando lacunas a serem completadas pela nossa imaginação e muitas informações nunca são mencionadas, não é difícil acabar deduzindo informações, ou se levar por coisas que vemos alguém falar.

E nem sempre essas coisas estão certas, como o triste caso do Cuco e do Arachnis Letalis. Mas essa é apenas 1 coisa questionável, de várias outras que envolvem até mesmo grande controvérsia entre o jogo e a Team ICO.

Sendo assim o post de hoje é pra mostrar algumas dessas informações que não são tão certas, mas que muitos de nós já(ou ainda lol) acreditamos sobre os games da Team ICO.

A sexualidade do Agro

HOHO
É nisso que está a controvérsia. Essa questão gerou bastante confusão há tempos atrás, apesar de não ser algo realmente relevante, ninguém nunca tinha imaginado que "o" Agro poderia ser fêmea. Talvez pelo nome ninguém nunca imaginaria isso, mas levando em conta que o nome do Wander é "Wanda" no Japão, isso não era completamente improvável...


O fato controverso é que, como podem ver na imagem acima, o tutorial do jogo se refere ao Agro como macho, mas como podem ver nessa entrevista, Ueda diz que Agro é fêmea! O problema é que, como o Futurama menciona na entrevista, nem mesmo a equipe de produção foi informada disso, e no fim o(a) Agro acabou como macho na versão final.

Ou seja, todos nós que tratamos Agro como um "bom garoto" por todos esses anos, estávamos enganados! Pelo menos no ponto de vista do Ueda, afinal é sacanagem decidir isso e guardar pra si mesmo, agora o jogo diz que ele é um garoto, se quiser mudar ele tem que lançar uma Director's Cut LOL

E sabe de uma coisa, melhor considerarmos o Toriko como indefinido por enquanto, mesmo que o jogo venha a dizer que ele é macho lol

Yorda sobrevive no final de ICO



Pode parecer que quanto a isso não tem nada a errar, afinal Yorda aparece viva na praia no final do game, principalmente no final alternativo, onde até chega a comer melancia lol

Mas segundo Ueda, não existe certeza de que a Yorda sobrevive no final do ICO. Ele diz isso nessa entrevista, dizendo que deixou o final em aberto, sendo que ela poderia estar viva, ou tudo poderia ser apenas um sonho de Ico.

E eu não gosto de ser pessimista, mas sinceramente aquilo faz muito mais sentido se não passar de um sonho mesmo, pois as coisas acabam indo tão bem que até pela conveniência universal é difícil de explicá-las:

Se for realidade, a Yorda teria conseguido voltar a sua forma natural, escapar do Castelo em ruínas, vagar pelo mar sozinha por um bom tempo e distância, e encalhar EXATAMENTE na mesma praia em que Ico desembarcou! É muita coincidência!

Mas como diz o Ueda, é um final em aberto e qualquer um interpreta como quer, tanto que ele mesmo até já fez um desenho de Ico e Yorda após chegar à praia.

The Last Guardian se passa no mesmo mundo de ICO/SotC

http://www.pixiv.net/member_illust.php?mode=medium&illust_id=21909874
Já que ICO e SotC se passam no mesmo mundo e inclusive tem ligações nas histórias, ao ver que TLG continuava com a direção de arte seguindo no mesmo caminho todo mundo já imaginou que a história se relacionaria com SotC/ICO, que seria o passado das FL, o passado do Dormin, a infância do Emon, a infância do Agro, etc, etc, etc.


Mas o fato é que nem mesmo o Ueda sabe se TLG estará no mesmo mundo de ICO/SotC, como ele diz nessa entrevista. Isso não significa que o jogo não venha a estar, como ele mesmo disse SotC e ICO também não teriam ligações, mas no final tudo acabou se ligando.

Mas de qualquer forma, não é a situação pra ficar relacionando o que já mostraram com a mitologia de ICO e SotC, pode vir a ter relações, mas é algo que só saberemos ao jogar, por enquanto é só uma influência.

Colossus foram excluídos por causa de espaço no DVD


Esse é um mito que também se espalhou bastante, em posts antigos aqui do blog eu também já mencionei isso. Mas o espaço no DVD não foi a causa que levou a descartar os colossus.

Na verdade, como o Ueda diz nessa entrevista, inicialmente sua ideia era de 48 colossus. Isso realmente seria impossível para o PS2, mas depois de reduzir para a metade, 24, esse não era mais o problema.


Podemos dizer que o maior vilão nesse caso foi o prazo de lançamento. Claro que cada colosso descartado tinha seu problema particular, mas no prazo que eles tinham, não havia como concluir os 24 colossus com qualidade. Assim eles decidiram excluir mais colossus, que foram os 8 descartados que conhecemos, por não estarem tão completos quanto os outros 16, e pelos problemas de cada um.

Mas vejamos pelo lado bom, em TLG o prazo está longe de ser um problema LOL

Os nomes dos colossus são oficiais


Mesmo sem o jogo mencionar o nome dos colossus em nenhum momento, nenhum de nós os chama por outros nomes além dos já conhecidos Valus, Quadratus, Gaius, e etc (apelidos carinhosos não valem). Mas na verdade a Team ICO nunca deu esses nomes aos colossus, eles não são nada mais do que nomes dados por algum fã.

A Team Ico apenas se referia aos colossus por codinomes simples, usados na produção, como por exemplo, Turtle para o Basaran, Mammoth para o Quadratus, Gecko para o Kuromori, e o mais chato, Minotaur, Minotaur B e Minotaur C para Valus, Barba e Argus, respectivamente.

Apesar disso certos nomes ainda até soam bem, como Poseidon para o Pelagia, Cerberus para o Cenobia, e Naga para o Dirge, que na minha opinião é tão legal quanto Dirge.

Poderia começar a chamá-lo de Dirge Naga daqui pra frente LOL, mas certamente não conseguiria pegar esse hábito...


Enfim, o post de hoje fica por aqui. Não sei vocês, mas eu pelo menos considerava os nomes dos colossus como oficiais, e confiava totalmente no jogo em relação ao sexo do Agro. Mas nem tudo é como a gente pensa XP

Até semana que vem!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Teoria: A existência dos colossus antes do selo de Dormin


Eu não costumo defender teorias em SotC, pelo menos não quando não quando não existe nada no jogo para provar ou que dê grandes pistas sobre a questão. Mas num caso eu sem dúvida tenho a teoria preferida, que é no caso da existência dos colossus, se eles teriam sido criados no selo do Dormin para essa função ou se já existiam e foram apenas usados.

Bem, existem coisas do jogo que dão pistas, mas o maior motivo de preferir a teoria de que os colossus já deviam existir é que seria simplesmente AWESOME!

Sério, imaginar 16 seres gigantescos vivendo junto com uma civilização é simplesmente sensacional, não acho que a Team Ico usaria isso pra algo novo(apesar de que deveria XP), mas pelo menos as fanfics e fanarts deviam mostrar mais isso!

Mas enfim, de qualquer forma como post de especulações eu vou mostrar algumas coisas que me fazem preferir essa teoria de forma mais racional, então sem maiores delongas vamos à elas!


Muito bem, se os colossus tivessem sido criados a partir do selo do Dormin, para a função de levar consigo a sua essência, por que diabos eles carregariam também a função de proteger sua arena?

E pior que isso, por que diabos eles começariam a proteger um local que já foi abandonado por todo mundo?

No jogo temos 3 colossus que são apresentados como guardiões: Celosia, que é o guardião das chamas, Cenobia, que seria o guardião da cidade(apesar do Dormin não especificar), e Argus, que é o sentinela da fortaleza.

Agora imagine a seguinte cena: Um exército inimigo invade as Forbidden Lands(sei lá por onde lol), e ao chegar encontra o exército das FL com nada menos que o Argus entre eles!

Eu não disse que era awesome? Sério, seria algo épico demais!


Mas além dos colossus guardiões também seria legal a existência dos outros junto com o povo. Colossus como Basaran e Dirge por exemplo, que são mais agressivos, não deviam ser nada amigáveis com a população, uma boa explicação para o fato de suas arenas serem intactas de qualquer construção ou intervenção humana.


Depois disso ainda temos os ídolos dos colossus, algo que certamente também não foi construído só depois do selo do Dormin. Os colossus seriam criaturas adoradas, provavelmente abaixo de Dormin, talvez como semi-deuses, mesmo apenas alguns sendo realmente a favor do povo, poderia ser como na mitologia egípcia, onde também existiam deuses maus.

O que importa é que Argus seria o deus da guerra lol

Mas nessa parte a teoria de que os colossus foram criados também faz sentido. Antes eles poderiam existir apenas "espiritualmente", ganhando forma física apenas aí pra proteger a alma do Dormin.

E é sobre os ídolos que vem uma das únicas informações à respeito da origem dos colossus, pois Dormin menciona no começo do jogo que os colossus são "encarnações" dos ídolos.

Isso também pode passar uma impressão de que os colossus foram criados fisicamente apenas pra proteger a alma dele, mas não necessariamente, afinal ser uma encarnação não precisa significar que eles vieram depois dos ídolos, pode ser apenas que eles são a versão "carne e osso"(apesar de não serem de carne e osso lol) dos ídolos, afinal os ídolos são representações de cada colosso.


Apesar disso, ainda tem outra coisa que me faz ir mais pra teoria de que eles já existiam: A degradação de certos colossus.


Gaius é um bom exemplo disso, ele já não tem boa parte da armadura do peito, o bracelhete parcialmente quebrado, e faltando bastante armadura no braço.

Ainda no caso do Gaius há a possibilidade de que tudo isso seja causa de batalhas com outros guerreiros que chegaram às Forbidden Lands. Afinal ele é um colosso que ataca constantemente, e bater sua espada contra as partes de concreto da arena muitas vezes poderia destruí-lo aos poucos.


Mas outro caso mais certo é o Quadratus. Ele não pode ter sido enfrentado após o selo do Dormin, afinal ele ficou preso na caverna desde então. Mesmo assim ele também não está inteiro, o chifre direito já era e boa parte dos ossos das suas costas também estão destruídos.

E nem dá pra dizer que ele já foi feito desse jeito, afinal o ídolo dele tem os dois chifres, então se ele fosse criado a partir do ídolo teria que ter os dois também.

E levar a possibilidade dele ter quebrado isso tudo se mexendo dentro da caverna também é estranho, por isso o que mais faz sentido é que ele realmente já existisse antes, e esses danos fossem de algum momento desse passado.

Enfim, assim como as outras questões que merecem teorias, nada disso é revelado durante o jogo. Mas os vários indícios pelo jogo levam mais a crer que os colossus existem há muito mais tempo. E como eu disse no início do post, imaginar essa teoria é algo épico, bem que a Team Ico podia fazer mais um prólogo e mostrar um pouco mais desse mitologia dos colossus e do jogo, seria sensacional lol

O post de hoje fica por aqui, até semana que vem!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Novo Top10 arenas!

Assim como eu fiz com o Top16 colossus há um tempo atrás, hoje é dia de atualizar o Top10 arenas, que eu fiz há praticamente tanto tempo quanto o top10 colossus, e onde a coisa tá bem diferente hoje em dia. Mas não vou fazer um ranking das 16 arenas, as últimas colocações ficam confusas e não tenho muito a falar lol

Sendo assim sem maiores delongas vamos à elas!

10° lugar: Lago do Hydrus!
Começando pelo lago sem fundo!

O lago do Hydrus não tem muitas construções, mas as que tem são bem peculiares. A entrada da arena, por exemplo, na mina opinião é algo bem interessante, é algo simples, apenas um muro e algumas colunas, mas até que é algo bem enfeitado pra apenas uma ponte sobre o lago.

As partes destruídas da ponte também são interessantes, a parte da entrada que ainda não caiu por pouco, a  coluna espiral que é bem peculiar, e as outras espalhadas pelo lago, que inclusive nos fazem subir nelas pensando que teria algo legal no topo... o que não tem, mas são pontos de vista legais da arena lol


9° lugar: Plataforma do Gaius!




Uma arena que no visual não faz praticamente o menor sentido, mas mesmo assim é bem legal. Na verdade apesar dela não ter aparência de nada realmente útil para outros fins, na minha opinião aquela plataforma faria muito sentido como um altar, com o círculo central usado para colocar ou sacrificar as oferendas.

É uma das poucas coisas que fazem sentido além de ser um disco voador que caiu ai lol

Mas enfim, como cenário é uma arena interessante, além do círculo central não existe nada mais na plataforma, mas pra batalha isso é o certo, afinal muita coisa no caminho só é legal pra colossus pequenos como o Cenobia, ou pra colossus mais específicos como o Malus. Numa batalha cheia de ataques como a do Gaius uma arena plana e sem obstáculos é a melhor opção.


8° lugar:  Templo do Celosia!




Como acabei de falar, muita coisa no caminho só é legal em colossus pequenos. Mas além disso a arena do Celosia oferece os dois: a parte mais "apertada" e com coisas no caminho dentro do templo, e uma parte completamente aberta do lado de fora.

A parte de dentro é legal pelo estilo misterioso, as chamas iluminam a arena e deixam ela com um estilo único. E a parte de fora não tem nada de muito diferente visualmente, mas é um local legal pra fugir do colosso(ou não, depende das suas habilidades de esquiva lol)


7° lugar: Caverna do Dirge!
A arena do Dirge não tem a menor intervenção humana, mas consegue ser uma das mais belas só pela natureza mesmo. Afinal é um mini-deserto, e isso já é legal, mas por ser dentro de uma caverna o visual é bem diferente, por ser praticamente todo fechado(e o teto da caverna é estiloso lol), restando apenas o buraco no meio por onde a luz entra, e que é o que realmente deixa a arena bonita.

Também tem as rochas, que são interessantes, elas atrapalham quando a gente tá cavalgando e olhando pra trás, mas tem estilo também.


6° lugar: Templo do Barba!


O templo do Barba é praticamente como o deserto do Dirge, mas feito pela civilização. Também é todo fechado, exceto pelo buraco no teto que fornece a única entrada de luz no local.

O design do templo é cheio de detalhes, com muitas arquibancadas nas laterais, vários andares, certamente é um dos locais que ficaram mais preservados da destruição e um dos mais bonitos. Desde a entrada acoplada diretamente na montanha até a arena principal, merece esse 6° lugar!


5° lugar: Arena do Malus!




A arena de Malus também é uma plataforma circular sobre uma montanha, assim como a do Gaius, mas ela foi feita pra suportar todo o caos provocado por Malus!

É um dos locais mais imponentes do game, a arquitetura mais sombria, o fato de parte da caminhada ser dentro de túneis também colabora pra isso. E claro, isso aumenta ainda muito mais pelo fato da tempestade pós apocalíptica ao fundo.

E esse é o único caso que o colosso praticamente vira parte do cenário, já que é difícil imaginar a arena sem o Malus por lá...

...ok, os hacks já mostraram como seria, mas assim não vale lol


4° lugar: Arena do Kuromori!




A arena do Kuromori é a que mais passa a sensação de local feito para uma luta. Afinal vendo a estrutura do local não há dúvidas de que aquilo realmente era uma arena. Por isso ela é uma das mais legais, os vários andares circulares, os pedaços destruídos da arena, e a altura da arena encaixa perfeitamente na batalha do Kuromori. E ainda com as grades que fazem o Kuromori aparecer do nada na nossa frente lol

E assim como muitas outras, antes da arena principal existe muita coisa. E no caso a do Kuromori temos muita coisa, desde caverna, a cachoeira e a ponte natural, depois o oásis e todo o interior do templo até o covil do Kuromori, é o caminho mais bonito de se fazer, com vários cenários diferentes, por isso merece esse 4° lugar!


3° lugar: Lago do Avion!


http://www.electricblueskies.com/portfolio/shadow-of-the-colossus/avion-the-delta-phoenix-colossus-5/
O lago do Avion está entre as arenas mais bonitas do jogo. Uma cidade submersa, mas que mesmo assim ainda atravessa a superfície por suas diversas torres e pilares. A arquitetura das construções é bem interessante, com o estilo de construções verticais, cheias de pontas e colunas.

Mas além das construções em si, outra coisa é ainda mais importante pro clima legal da arena: a névoa.

Ela sim deixa o lago com um ar meio misterioso, com uma aparência gelada, e ver tudo isso a bordo do Avion enquanto ele atravessa toda a névoa da arena é o que faz da arena uma das mais marcantes. Sendo assim ela fica em terceira!


2° lugar: Fortaleza do Argus!




Como uma fortaleza, a arena do Argus tem o ar mais soberano das FL. Principalmente pela vista que temos ao chegar, as duas torres gigantescas, a ponte, e as colunas ao fundo, realmente passa a impressão de um local que era muito seguro.

E no interior da fortaleza ela continua tendo tanto estilo quanto antes. O pátio enorme, que até parece um antigo local de treino para os soldados, e as construções laterais têm muitos detalhes e como fazem parte da estratégia deixa a batalha ainda mais legal.

E pra completar tem o canyon no outro lado da arena, fazendo com que ela ficasse ainda mais segura, afinal o único local por onde um inimigo poderia entrar seria a frente, onde tem torres de observação. Mas principalmente pelo visual legal que tem. Então a arena do Argus fica com o segundo lugar!

1° lugar: Cidade do Cenobia!


Eu já disse outras vezes que a cidade do Cenobia é a minha arena favorita. Ela tem um ar de mistério assim como o lago do Avion, as construções já esverdeadas e cheias de plantas, também tem uma névoa apesar de mais fraca, e por ser o local que mais obviamente era habitado.

http://www.electricblueskies.com/portfolio/shadow-of-the-colossus/cenobia-the-destruction-luster-colossus-14/
E certamente a cidade do Cenobia é um dos locais mais únicos do jogo. Os outros parecem ter uma relação entre si, mas a arena do Cenobia parece tão isolada e diferente das outras que parece ser de uma outra civilização. O estilo das construções, o material que aparenta ser diferente, e até a tecnologia de irrigação, são coisas que deixam essa arena bem única.

A arena também é parte essencial da luta, e isso também valoriza. Por isso ela é pra mim a arena mais legal do jogo!

Aliás, só agora eu percebi isso, mas meus posts de arquitetura estão indo exatamente na ordem das arenas que eu mais gosto. Mas eu não pretendia falar da arena do Malus no próximo post lol

Enfim, o post de hoje fica por aqui, semana que vem eu volto, provavelmente com um post de teorias e especulações lol

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cosplays Team Ico - Volume 2!


...

LOL
Fique tranquilo, o resto do post não será estranho assim, só quis abrir o post de um jeito legal lol

Há alguns anos atrás eu fiz um singelo post mostrando alguns cosplays de Shadow of the Colossus. E seguindo as sugestões da Clarice, voltei pra continuação, dessa vez não só com os cosplays de SotC, mas também de ICO... e até The Last Guardian! Sendo assim vamos à eles!

Wander!

Achar bons cosplays do Wander é difícil. Geralmente quem faz os cosplays são garotas, e isso sempre fica muito estranho lol

Mas de vez em quando aparece um cosplay legal, como esse por exemplo. O japa tem uma cara de adolescente e combina com o estilo do Wander. E o cabelo não é bizarro como em alguns cosplays também...

E a roupa ficou bem feita, principalmente a camiseta por baixo, que é bem fiel à original do jogo.

Mono!
Essa certamente é uma das melhores cosplayers da Mono, fisicamente ela parece bastante com a Mono original e combina perfeitamente com o cosplay. O vestido também está bem fiel, com os desenhos e riscas muito parecidos.

 
Essa Mono também ficou legal. O vestido parece ainda mais fiel ao original, não sei porque. Mas ainda assim acho que a outra japonesinha combina mais com a Mono...

Ico!


Cosplays legais de Ico são ainda mais difíceis de achar do que do Wander. Boa parte de quem faz também são garotas, ou caras muito estranhos, não achei nenhum que realmente valesse a pena mostrar. Mas não tem problema, se não temos o lado bom temos o lado ruim, mas deixemos a imagem pra depois, ela merece fechar o psot com chave de ouro.

Yorda!


Algo legal dessa Yorda é que ela não fez só a roupa, ela também deu um jeito no cabelo e na pele pra parecer mais a Yorda original. A maioria só faz o vestido e no máximo o cabelo, mas a pele são poucas, e de longe essa foi a que ficou melhor.

E o vestido também não ficou nada mal, lembraram de colocar detalhes que quase nem aparecem, como a mancha preta ali do lado.

E como eu sou um cara legal, se quiserem continuar admirando a beleza da moça podem ver os outros cosplays dela aqui!

Toriko!

Isso é bizarro, mas é genial ao mesmo tempo! lol

As patas são a única coisa que ficou meia-boca, o resto ficou bem legal e por increça que parível realmente parece bastante com o Toriko original.

E além do trabalho pra montar o bichano temos que admirar a coragem do cara, afinal além de estar condenado a se exibir engatinhando, deve tá um inferno lá dentro, com tanto pêlo que essa fantasia tem!

E além de tudo ele tem uma cara de coitado eterna, como dá pra ver principalmente na primeira imagem do post. Apesar de que lá ele tem razão em ficar triste lol

Aliás, falando em TLG, a Sony voltou a falar dele essa semana, explicando o porque dele não ter aparecido na E3. Shuhei Yoshida diz que a equipe está com problemas técnicos, mas está concentrada em resolvê-los. A parte ruim é que ele não deu nem certeza de que o jogo será lançado no PS3! LOL, a coisa realmente tá enrolada, nem sonhando que chega em 2012... XP

E como prometido, pra fechar o post com chave de ouro os cosplays de todo o elenco de Ico reunido em apenas uma imagem:

VÉI, OLHA A YORDA, OLHA A QUEEN!!!

Nunca mais acharemos um cosplay da Team Ico como esse, já podemos abandonar as buscas, eu nunca mais terei coragem de procurar um cosplay da Queen lol

Até a semana que vem!