quarta-feira, 28 de março de 2012

Terrenos descartados!

Uma das coisas legais da Forbidden Lands é a diversidade de ambientes. Desertos, planícies, florestas, criando cenários completamente diferentes e únicos em cada parte do mapa.

Mas, assim como a versão beta tinha mais cenários, ela tinha ainda outros ambientes e terrenos, e seguindo à sugestão do Suxgotav(Valeu Sux! lol), hoje o post é sobre eles!

Neve!


A neve é de longe o cenário que mais contrastaria com a FL final, e realmente foi uma decisão sábia descartá-la.

Claro que um cenário gelado seria AWESOME, provavelmente numa montanha bem alta, fazendo um longo caminho desde a SoW, talvez em caminhos à beira do penhasco. Seria bacana ver essa "transição" entre os cenários, assim como é legal na versão final entre desertos e planícies.

Mas como veremos no resto do post, talvez nas FL antigas até houvesse espaço pra um terreno gelado, mas já na versão final não ficaria natural, o local mais capaz seria o noroeste, mas seria preciso uma montanha muito alta mesmo, afinal logo ao lado existe um imenso deserto.

Terrenos vulcânicos!


Não é muita certeza que a arena do Adar Flam é em terreno vulcânico, mas tudo leva a crer que sim, e não é preciso que os rios de lava sejam acessíveis, só o chão de lava solidificada e as árvores queimadas já formariam o ambiente.

Na minha opinião um vulcão é o terreno que seria mais legal pra ser incluído, por ter um estilo mais sombrio. Mas tanto isso quanto a neve só fariam sentido se abrigassem um colosso, não necessariamente um Adar Flam ou algo com um "tema", mas um colosso qualquer. E já que não tinham quem abrigar, não teriam utilidade na versão final...

Desertos ainda maiores!


A versão final já dá bastante ênfase em desertos, tendo 3 espalhados pelo mapa. Mas na produção os desertos eram muito maiores. Esse da imagem por exemplo, que seria o Northern Span atual, é tão gigante que não dá pra ver nada no horizonte.


O trailer do Nico mostra ainda mais como o tal deserto era grande. O trailer todo é no deserto, com o colosso andando e a galera o perseguindo, e mesmo depois de alguns minutos de batalha, o deserto continua parecendo infinito, pois até vemos algumas montanhas, mas o horizonte não mostra um fim pra ele.

E em certos trechos do trailer é possível ver a Grande Ponte e as montanhas da outra imagem ao fundo, mostrando que o ainda era o mesmo deserto.

Pelos outros trailers e imagens dá pra ver que a ênfase em desertos era muito maior, tanto que tirando Valus e Basaran, todos os colossus mostrados ficavam em desertos, incluindo Gaius, Avion e Quadratus, além do Phalanx e Avus.


Outra curiosidade sobre os desertos do jogo é que o deserto do Phalanx era praticamente a arena do Dirge ao ar livre, pois as rochas gigantescas eram idênticas.

Ou até essa podia ser a própria arena do Dirge, pois pelo que dá a impressão a areia era cercada por pedra, então também funcionaria pra estratégia dele.


Aliás, além do deserto, esse terreno da imagem lembra mais uma savana, pela vegetação rasteira, e no final a FL não teve nada nesse estilo.


Planícies ainda maiores!(e mais planas) lol




Da mesma forma que os desertos, as planícies também eram ainda maiores, também sumiam no horizonte e eram bem vazias no geral. Dá a impressão que essa era a ponte pra SoW, apesar de que aparentemente a SoW ficava no deserto, pois na outra imagem o fim da Ponte fica logo atrás de uma das montanhas do deserto.

Mas além do tamanho não tinha mais nada de especial, então prossigamos lol


Ico Rocks! lol




Na versão final temos os Ico Rings, mas na versão beta também existiam as Ico Rocks! lol

Ou talvez fossem Ico Columns, faria mais sentido XP

Enfim, seriam apenas rochas(ou colunas), mas não dá pra negar que elas têm um formato muito estranho. Elas lembram muito o "I" do ICO, eram um easter egg interessante, mas sem dúvida os Ico Rings são mais bacanas, apesar de que eles também aparecem em vídeos da produção.

E eu sei que isso não se encaixa como terreno, mas eu nunca falei delas, e pelo menos faz parte da natureza.

Bom, por hoje é só, o post ficou mais longo do que eu imaginava lol, mas talvez eu poste mais alguma coisa no fim de semana. Até o próximo post!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Porque não acreditar em um segredo!

Imagino que a maioria de vocês não acredita mais em segredos em SotC, afinal já são fãs há um bom tempo e já viram todas as teorias indo por água abaixo. Mas, já que essa semana percebemos que os caçadores  de segredo ainda existem, hoje o post é pra eles, e espero que isso sirva pra acabar com as esperanças de alguém lol

E como eu vi há um tempo atrás num fórum sobre o segredo dizendo que eu sou cético demais, hoje é dia de fazer jús ao meu novo título, e mostrar porque O SEGREDO NÃO EXISTE!

Já fazem quase 7 anos que o jogo foi lançado!



Nos primeiros anos era ok acreditar num segredo, ainda havia muita coisa que não havia sido descoberta ou testada. Mas hoje já fazem mais de 6 anos que o jogo foi lançado, com milhares de jogadores pelo mundo e dezenas de teorias.

Com o tanto de jornadas que fizeram, as tentativas diferentes, já tiram boa parte da possibilidade de um suposto segredo. Você ainda pode achar que o segredo foi escondido num quebra-cabeça gigantesco, então vamos aos outros motivos.

A lendária entrevista não existe!


Apesar de que poucas teorias foram sensatas e não usaram essa entrevista, boa parte delas eram totalmente baseadas nela, sobre o "segredo nos céus" ou o "segredo na capa do jogo".

Primeiro que essas duas versões já denunciam a mentira, afinal só falam de uma entrevista, mas falam de duas declarações, então alguém já estaria mentindo, ou seria burro a ponto de não ver que ele dava duas pistas e não uma.

E se realmente existisse uma entrevista em que o Ueda falasse isso, vocês não acham que pelo menos um ser teria achado o link pro vídeo, ou pras scans da revista? Se pelo menos um tivesse achado ela já estaria em todo canto pra comprovar a história. Ou por que acham que esse lenga-lenga só rola nos fóruns brasileiros e nenhum gringo se baseia nisso? 

Simplesmente algum brasileiro criou essa história, muitos acreditaram, e se alastrou tanto que nem dá mais pra saber onde foi o primeiro lugar onde postaram isso.


Aliás, eu já vi rumores de outra entrevista onde Ueda dizia que os jogadores já haviam encontrado tudo do jogo... também acho que seja inventada, mas eu não os culpo, é um bom jeito de parar as teorias alucinadas lol

Mas se o segredo que você acredita não tem a ver com a tal entrevista, vamos pro terceiro motivo! 

Até os hackers reviraram o jogo e não acharam nada!


Além de tantos jogadores "comuns" terem buscado o segredo, já faz um bom tempo que os hackers também reviraram o jogo, não necessariamente em busca de algo secreto, mas se existisse algo secreto, não acham que algum deles já teria descoberto?

Não importa o quanto o segredo fosse complexo de se ativar por meios normais, com hacks seria simples! No mínimo o segredo precisaria estar em algum arquivo do jogo, e se ele existisse o "Dormin editor" já seria mais que o suficiente pra encontrá-lo!


E pra finalizar...

Coisas estranhas não significam nada!


Shadow of the Colossus sem dúvida é um game misterioso e muitas coisas deixam dúvidas no ar. Mas um problema que jogadores de SotC pegaram é achar que qualquer coisa estranha que aparece é uma pista para o segredo. 

Seja um desenho estranho em uma pedra, um barulho estranho em algum lugar, uma textura fora do lugar, são só bugs ou coisas aleatórias, não é porque a Team ICO é uma desenvolvedora detalhista que ela planeja cada risco que coloca nas montanhas, às vezes as texturas estão espelhadas ou se repetem, e simplesmente formam padrões, não é nada demais!

Até mesmo o Black Bird, não passa de um bug que talvez apareça eventualmente e sem motivo. Se realmente fosse um segredo, ele teria um modelo e texturas, e como falei antes elas seriam encontradas no Dormin Editor!
Enfim, tecnicamente nunca houve motivos pra acreditar num segredo, mas as primeiras mentiras acabaram desencadeando essa busca. Mas ainda assim hoje já não tem mais motivo pra acreditar nisso, afinal qualquer coisa escondida já teria sido revelada depois de tanto tempo e tantas maneiras. O único real segredo do game era o Jardim Secreto, qualquer outro segredo simplesmente não existe.


Mas caso nada disso tenha feito você mudar de ideia e perder as esperanças de um segredo, só resta uma coisa: Perca as esperanças de que você vai encontrar o segredo, pois se nem Pikol, Nomad, WWWarea, além dos outros milhares de jogadores pelo mundo, conseguiram, simplesmente você não vai conseguir lol


Então o post de hoje fica por aqui, até semana que vem quando eu talvez poste sobre mais alguma construção da FL!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Teoria - Dilúvio nas Forbidden Lands!


No post passado, enquanto eu falava das semelhanças entre a SoW e a Torre de Babel, eu mencionei o dilúvio que motivou a construção da Torre, e que ela podia ter influenciado a visão que a Team ICO teve sobre as Forbidden Lands.

Parece meio insano a princípio, mas algumas coisas das FL se encaixariam totalmente em um povo que construiu seu império após um dilúvio, ou que foram construídas antes e sofreram a inundação... e depois que o Nemesis e o Suxgotav incentivaram a ideia ela ficou na cabeça lol. Sendo assim vamos à teoria!

Começando pelo principal, como vimos no post passado a SoW e a Torre de Babel tem muita coisa em comum. A Torre de Babel seria feita para enfrentar um novo dilúvio caso acontecesse, e pela estrutura da SoW tudo leva a crer que ela também seria capaz disso.


Claro que dependeria da intensidade do dilúvio, caso a água não passasse da metade da SoW, as pessoas teriam tempo de subir a rampa espiral até o Secret Garden, um lugar que seria capaz de abrigá-los por um tempo, já que tem comida e água.


Mas além disso temos a Grande Ponte, que pode muito bem servir como um escape. Porque vendo bem, não existiria uma grande necessidade de construir algo tão gigantesco como ela, não seria preciso ligar a entrada direto à SoW, e apesar da Fenda do Vento estar a uma grande altura do chão, seria muito mais prático construir uma rampa.

Porém vendo pelo lado de um dilúvio teria uma explicação, já que caso o SG não desse conta, a ponte seria o único modo de ir pra outro lugar.

Outra estrutura que poderia ter sido feita pra prevenir seria a Represa do Pikol. Apesar de não estar na versão final e não fazer diferença oficialmente, ela reforça a ideia de que a Team ICO teve essa ideia na hora de fazer as Forbidden Lands.


Pois como o Nomad provou e mostra nessa imagem e nesse vídeo, a localização da Represa seria em I2.

E o mapa beta mostra que em I2 não existe nenhum sinal de água, somente as montanhas. E obviamente uma represa sem água não faz o menor sentido, por isso poderia ser só uma precaução do povo das FL pra impedir ou amenizar um novo dilúvio.


Além dessas estruturas que parecem ter sido feitas após o dilúvio, algumas ainda parecem ter sido feitas antes, e sofrido as consequências, como principalmente a arena do Avion. É o único local completamente inundado, e certamente é preciso algo bem mais grave que chuvas normais pra inundá-lo, mesmo já sendo um buraco.

Mesmo as construções que estão acima da superfície do lago mostram sinais de degradação pela água, e considerando que o lago está quase no nível do restante das FL, seria preciso um dilúvio muito maior para deixar essas construções debaixo d'água.

Aliás, algo curioso é que pelo mapa beta, a arena do Avion era completamente seca, apenas com uma plataforma ou uma rocha no centro. Talvez seja na época do Avion Black Bird


Outro lugar que na minha opinião não devia ter água no "projeto inicial" é a plataforma do Gaius... não sabemos como o povo subia até lá, mas eu não acho que eles construiriam uma passagem desde a parte seca, devia existir algo mais perto do centro quando não existia o lago.


Outro lugar que devia ficar inundado mesmo após o dilúvio certamente seria o canyon do Celosia, mas talvez por ser um lugar no meio do deserto, enquanto os outros são locais gelados e feitos basicamente de pedra, foi o motivo pra voltar ao normal. Apesar de que lá ainda existe aquele lago, que também não me parece fazer parte do projeto inicial, afinal a rampa sai exatamente nele, e fazer o povo nadar em um trecho do caminho seria estranho lol

E além disso tudo ainda existem aqueles lugares que parecem ter saído debaixo d'água, como a cidade do Cenobia, que até juntaram plantas e lodo...

Enfim, claro que tudo isso é especulação, e não fazem a menor diferença no modo como vemos o jogo, mas seria interessante se as inspirações na Torre de Babel realmente fossem além da construção em si, mas envolvesse todo um acontecimento em todas as Forbidden Lands... e por esses indícios realmente dá essa impressão.

Até semana que vem galera o/

quarta-feira, 7 de março de 2012

Arquitetura de SotC: Shrine of Worship!


Mais uma vez falando da arquitetura de SotC e atendendo a sugestões, hoje é dia de falar da estrutura que sem dúvida é a mais importante do jogo, afinal é lá que vemos o começo e o final do jogo, onde falamos com Dormin, onde ficam os ídolos dos colossus, e etc. Sendo assim, é dia de falar da Shrine of Worship e Secret Garden!

No geral, a SoW e o Secret Garden parecem ser baseados em duas construções da mesma civilização, que sabemos da sua existência, mas foram destruídas há muito tempo, de forma que só dá pra imaginá-las pelas descrições antigas ou pinturas baseadas nelas.

A Shrine of Worship teria sido baseada na Torre de Babel. Obviamente o tamanho já é a principal semelhança, afinal a SoW é gigantesca, de longe a coisa mais alta das Forbidden Lands. Além disso a Torre de Babel também teria sido construída numa planície.


As pinturas da Torre geralmente não têm muita diferença, a maioria mostra a torre feita de "camadas", ou com uma rampa espiral até o topo. Forçando um pouco as semelhanças a rampa pode lembrar um pouco a rampa do Secret Garden, apesar do tamanho totalmente diferente.


A pintura da Torre de Babel mais parecida com a SoW foi essa da imagem, mas ela é uma concept art pra um Prince of Persia lol

Outro detalhe que se encaixa é Dormin ser Nimrod ao contrário. A Bíblia diz que Nimrod foi o primeiro homem a se tornar poderoso na Terra, e o seu reino incluía Babel, por isso o consideram o responsável pela construção da Torre.

Aliás, a Bíblia não diz nada daquela história de que ele matou um touro e colocou seus chifres na cabeça, que foi dividido em partes depois da sua morte e etc, isso eu sinceramente não sei de onde tiraram, porque eu só achei essa informação em fóruns de SotC lol

Quanto ao motivo da construção, a Bíblia diz que era fazer uma torre que tocasse nos céus, para espalhar seus nomes pela Terra. Dizem que isso era motivado pelo dilúvio que Deus havia feito anteriormente, pois pretendiam que a torre os livrassem caso ocorresse um novo dilúvio. Não sabemos nada de dilúvio em SotC(exceto na arena do Avion lol), mas pode ter servido de inspiração, afinal a Grande Ponte é uma coisa extravagante demais pra ser apenas uma passagem até a SoW...


Aliás, como dá pra ver na imagem alguns artistas incluem um balão ao redor da Torre de Babel, uma espécie de vigia. Outras teorias insanas de SotC dizem que o Black Bird está pra SoW como o tal balão pra Torre de Babel LOL

Já quanto ao Secret Garden podemos compará-lo facilmente com os Jardins suspensos da Babilônia. A principal característica também confere, pois como o nome diz, eles ficavam em andares superiores... no caso seriam vários andares pra vários jardins, diferente da SoW, mas bem, na SoW também existem mais andares além do SG, apesar de inacessíveis.


Mas enfim, como um bom jardim, os Jardins suspensos continham muitas àrvores frutíferas, além de cascatas, um sistema de irrigação, poços, e esculturas de deuses.


Ok, ignoremos as esculturas dos deuses, pois todo o resto confere. Árvores frutíferas existem de monte, temos  as cascatas e os canais, e o "poço", que apesar de ser vazio e dar acesso ao andar de baixo, ainda é uma espécie de poço lol

Alguns também mencionam que o Secret Garden pode ter sido inspirado no Jardim do Eden, mas nisso eu não vejo semelhanças, já que o Jardim do Eden era uma coisa natural, enquanto o SG e os Jardins Suspensos foram realmente construídos pelo homem.


Mas quanto às esculturas de deuses, podem não existir no Secret Garden, mas ainda assim temos os ídolos dos colossus no térreo! lol

Como eu já mencionei há muitas luas atrás, os ídolos dos colossus são bem parecidos com as esculturas egípcias, como os colossus de Memnon, da imagem acima, e os de Abu Simbel:

Os colossus dos egípcios são bem mais detalhados e têm forma humana, e isso diferencia um pouco, mas a posição deles é bem parecida, ainda mais os de Abu Simbel que estão encostados na parede e enfileirados.

Enfim, como a estrutura mais importante do jogo, a inspiração de construções lendárias como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos foi muito boa, dando o ar soberano e indestrutível, além da beleza e estilo do Secret Garden.

Bem, por hoje é só galera, até quarta que vem!

Outros posts da Arquitetura de Sotc:
Arquitetura de SotC: Lago do Avion
Arquitetura de SotC: Cidade do Cenobia
Arquitetura de SotC: Fortaleza do Argus