quarta-feira, 25 de julho de 2012

O atraso de The Last Guardian


The Last Guardian já esteve nas listas dos mais esperados de 2011. Também já apareceu entre os esperados de 2012. Mas até agora nada de jogo, nada de nova data de lançamento, já estando entre os jogos lendários dessa geração, que prometem muito mas nunca saem.

Desde o seu adiamento, quando estava marcado pro final do ano passado, não tivemos nenhuma nova data de lançamento, nem mesmo uma vaga previsão de quando será esse dia.

Sendo assim o post de hoje é pra ver melhor essa enrolação que o desenvolvimento de TLG está sofrendo, e tentar entendê-la.

As novidades!


O último sinal de vida real do TLG foi em setembro do ano passado, onde juntamente com a Collection a Team Ico liberou algumas imagens e um trailer(se é que podemos chamar de trailer lol), tanto que na época eu até fiz um post sobre isso.

Desde então, nada. Se vermos a página do jogo no Baixaki Jogos por exemplo, vemos que novidade pra valer é só na página 2, todos esses 10 meses de lá pra cá a Sony apenas ficou confirmando que o jogo está vivo, boatos de cancelamento e eventualmente alguma notícia, mas notícias ruins.


Desde o meio do ano passado a Sony costuma mencionar TLG mas "sem novidades para partilhar". Não sei, mas considerando que até agora não foi mostrado muita coisa, gameplay mesmo apenas poucas cenas, é estranho não ter novidade nenhuma.

Qual é, pra mim até uma concept art dos inimigos maiores que enfrentarão o Toriko já seria uma ótima novidade!

Os problemas!

Obviamente, a Sony não fica dando detalhes do que está atrasando o game, mas já declararam que a equipe está enfrentando problemas técnicos. Nessa notícia de fevereiro eles comentam que a visão de Ueda é algo difícil para os produtores realizarem no game.

Para resolver isso, a Sony mandou reforços, engenheiros de vários estúdios, como os de Santa Monica, para acelerar a produção, uma notícia que melhorou um pouco as expectativas sobre o lançamento.

Mas após isso, nas notícias que vieram nos meses seguintes, eles continuam mencionando os problemas técnicos, que ainda atrapalham a produção mas que a equipe está concentrada em resolvê-los. Ou seja, os problemas devem ser bem sérios, já que mesmo depois de alguns meses com ajuda externa ainda não foi possível resolvê-los.

Canetas, muitas canetas lol
Outra coisa que mostra que a produção do jogo está problemática são as saídas. No final do ano passado um produtor executivo abandonou a equipe, e logo depois Ueda também confirmou que deixaria a Sony.

Pode não ser uma má influência em TLG, já que como eles esclareceram isso não mudou o trabalho do Ueda no game, mas certamente não é um bom sinal.

O lançamento!

E como é de se esperar pelo contexto, ninguém tem uma previsão para o lançamento do jogo.

Não adianta nem ter esperanças do lançamento pra esse ano, já disseram várias vezes que o jogo está progredindo, mas bem lentamente, e mesmo já estando num estado jogável, não dá pra falar em uma data de lançamento.

De fato, eles não sabem quando o jogo vai ser lançado, tanto que eles não dão nem mesmo a certeza de que sairá para o PlayStation 3!


Pra finalizar, acho que a demora do jogo não é o que mais preocupa. O fato que realmente causa uma má impressão é a produção problemática do jogo, já reclamaram várias vezes de problemas, já precisaram de ajuda de outros estúdios, e até mesmo já teve gente abandonando a equipe.

Mas felizmente eles estão empenhados em consertar esses problemas, e considerando o perfeccionismo do Ueda, como ele mesmo já disse, o jogo só será lançado quando estiver perfeito. Portanto pelo menos dá pra ficar tranquilo de que, quando o jogo for lançado, seja lá quando for, estará de acordo com as expectativas.

E se demorar muito, considerando que os jogos do PS4 já estão em desenvolvimento, não dá pra descartar a possibilidade de portarem o game pro PS4, demoraria ainda muito mais, mas pelo menos os problemas deveriam ser resolvidos mais facilmente lol




Mas não sejamos tão radicais, ainda tem todo 2013 pra chegar no PS3 lol, e vamos torcer pra que possamos ter novidades na Tokyo Game Show desse ano.

Enfim, o post de hoje fica por aqui, até semana que vem, quando talvez eu volte com a série Arquitetura de SotC!

3128 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   3201 – 3128 de 3128
«Mais antigas ‹Antigas   3201 – 3128 de 3128   Recentes› Mais recentes»