quarta-feira, 23 de maio de 2012

Arquitetura de SotC: Arena do Kuromori!


Hoje acabam minhas férias! E como antes de sair de férias eu tava enrolando o post da arquitetura por não ter muito tempo, as férias resolveram isso e eu tive tempo pra fazer mais um post da série, dessa vez sobre a arena do Kuromori.

Eu pretendia falar da arena do Barba dessa vez, mas enquanto procurava acabei indo pra arena do Kuromori por achar coisas incrivelmente mais parecidas. E assim como a fortaleza do Argus, algo legal da arena do Kuromori é que ao todo a construção é muito maior que o local da batalha em si.

No caso do Floresta Negra, o campo de batalha em si é a minoria em relação ao resto do templo, que inclui muita coisa legal no caminho, sem falar na parte da natureza antes de chegar ao templo. Sendo assim, o post de hoje é sobre a arena do Kuromori!


A parte exterior do templo foi a que me chamou a atenção, ela é muito parecida com a arquitetura do sudoeste da Ásia, no caso do Camboja, com os templos de Angkor, Preah kan, e etc:


São vários templos nessa região de Angkor e todos são bem parecidos com o estilo da arena de Kuromori, e alguns parecem ainda mais, como o da primeira imagem. A entrada quadradona, o degrau, a parte de cima mais alta, ele seria capaz de ser cenário pro filme de SotC lol


A parte interior tem muitas gravuras nas paredes. Algumas formas geométricas, desenhos que mais parecem mapas, e etc. Nos templos do Camboja a maior parte das gravuras representam deuses ou criaturas, algo que é raro em SotC, mas ainda assim vez ou outra aparecem gravuras diferentes:
Não é algo parecido, mas dá pra comparar com os padrões de algumas partes da arena.

Já esse círculo é bem parecido. Círculos nesse estilo existem aos montes em SotC, na arena do Kuromori, Barba, Celosia e no portal do Malus, e também existe na vida real, no templo de Ta Prohm.

No caminho até a arena eu não achei muita coisa relacionada, apenas essa coluna que parece com os pilares com fogo:

Ela é bem menor que a coluna do jogo, mas também é um octágono e tem "bordas", que usamos pra escalar.

Aliás, isso certamente é apenas coincidência, mas por serem feitos no meio da selva, esses templos do Camboja foram invadidos pelas árvores num efeito meio Jumanji lol, quebrando tetos, cobrindo paredes e etc. E no jogo a arena do Kuromori provavelmente é a que mais tem vegetação invadindo, principalmente perto da entrada e no buraco do teto na lateral.

Já a arena em si já não tem mais nada a ver com esses templos do Camboja.


É óbvia a inspiração em arenas romanas, como Coliseu e etc, apenas com as diferenças importantes do tamanho reduzido e da falta de arquibancadas. Mas no geral tem o estilo bem parecido. As portas, por exemplo, que eram quadradas na entrada do templo, na arena são arredondadas, assim como as janelas, no padrão romano.

Nesse sentido, a arena do Kuromori é a mais óbvia em questão do que seria numa época povoada, mas ao mesmo tempo tem coisas que tiram um pouco do sentido de tudo. O pátio central tem o estilo de uma arena de combates, mas por ser pequeno e pela falta de arquibancadas, questionamos essa teoria, pois seria impossível de se observar a arena pelas aberturas dos andares superiores.

Poderia ser um local de cerimônias e rituais, que aconteciam no centro, mas não precisariam ser realmente assistidas pelo público nos outros andares.



Aliás, algo que quase não se vê, é que no topo da arena existem vários pilares que conectam no centro. É provável que seja inspirado no "velarium" do Coliseu, uma estrutura usada para estender lonas no topo da arena, para proteger os espectadores do Sol.

E mesmo tendo uma arena bem fechada, por essa abertura o Kuromori poderia sair da arena facilmente com sua habilidade de escalada, sendo um dos poucos que poderia fazer isso além do Avion e Phalanx.

Enfim, a arena do Kuromori sem dúvida está entre as mais bonitas do jogo, e também é uma das que mais tiveram inspirações em construções reais, já que não dá pra negar que a arena teve influências das arenas romanas e a parte exterior que é muito parecida com os templos do Camboja. E junto com a cidade do Cenobia, a arena do Kuromori é a que eu mais tenho curiosidade de ver como era no desenvolvimento, talvez não teve nada diferente, mas seria algo interessante pra ver.

Bom, o post de hoje fica por aqui, até semana que vem!

1155 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1201 – 1155 de 1155
«Mais antigas ‹Antigas   1201 – 1155 de 1155   Recentes› Mais recentes»