quarta-feira, 7 de março de 2012

Arquitetura de SotC: Shrine of Worship!


Mais uma vez falando da arquitetura de SotC e atendendo a sugestões, hoje é dia de falar da estrutura que sem dúvida é a mais importante do jogo, afinal é lá que vemos o começo e o final do jogo, onde falamos com Dormin, onde ficam os ídolos dos colossus, e etc. Sendo assim, é dia de falar da Shrine of Worship e Secret Garden!

No geral, a SoW e o Secret Garden parecem ser baseados em duas construções da mesma civilização, que sabemos da sua existência, mas foram destruídas há muito tempo, de forma que só dá pra imaginá-las pelas descrições antigas ou pinturas baseadas nelas.

A Shrine of Worship teria sido baseada na Torre de Babel. Obviamente o tamanho já é a principal semelhança, afinal a SoW é gigantesca, de longe a coisa mais alta das Forbidden Lands. Além disso a Torre de Babel também teria sido construída numa planície.


As pinturas da Torre geralmente não têm muita diferença, a maioria mostra a torre feita de "camadas", ou com uma rampa espiral até o topo. Forçando um pouco as semelhanças a rampa pode lembrar um pouco a rampa do Secret Garden, apesar do tamanho totalmente diferente.


A pintura da Torre de Babel mais parecida com a SoW foi essa da imagem, mas ela é uma concept art pra um Prince of Persia lol

Outro detalhe que se encaixa é Dormin ser Nimrod ao contrário. A Bíblia diz que Nimrod foi o primeiro homem a se tornar poderoso na Terra, e o seu reino incluía Babel, por isso o consideram o responsável pela construção da Torre.

Aliás, a Bíblia não diz nada daquela história de que ele matou um touro e colocou seus chifres na cabeça, que foi dividido em partes depois da sua morte e etc, isso eu sinceramente não sei de onde tiraram, porque eu só achei essa informação em fóruns de SotC lol

Quanto ao motivo da construção, a Bíblia diz que era fazer uma torre que tocasse nos céus, para espalhar seus nomes pela Terra. Dizem que isso era motivado pelo dilúvio que Deus havia feito anteriormente, pois pretendiam que a torre os livrassem caso ocorresse um novo dilúvio. Não sabemos nada de dilúvio em SotC(exceto na arena do Avion lol), mas pode ter servido de inspiração, afinal a Grande Ponte é uma coisa extravagante demais pra ser apenas uma passagem até a SoW...


Aliás, como dá pra ver na imagem alguns artistas incluem um balão ao redor da Torre de Babel, uma espécie de vigia. Outras teorias insanas de SotC dizem que o Black Bird está pra SoW como o tal balão pra Torre de Babel LOL

Já quanto ao Secret Garden podemos compará-lo facilmente com os Jardins suspensos da Babilônia. A principal característica também confere, pois como o nome diz, eles ficavam em andares superiores... no caso seriam vários andares pra vários jardins, diferente da SoW, mas bem, na SoW também existem mais andares além do SG, apesar de inacessíveis.


Mas enfim, como um bom jardim, os Jardins suspensos continham muitas àrvores frutíferas, além de cascatas, um sistema de irrigação, poços, e esculturas de deuses.


Ok, ignoremos as esculturas dos deuses, pois todo o resto confere. Árvores frutíferas existem de monte, temos  as cascatas e os canais, e o "poço", que apesar de ser vazio e dar acesso ao andar de baixo, ainda é uma espécie de poço lol

Alguns também mencionam que o Secret Garden pode ter sido inspirado no Jardim do Eden, mas nisso eu não vejo semelhanças, já que o Jardim do Eden era uma coisa natural, enquanto o SG e os Jardins Suspensos foram realmente construídos pelo homem.


Mas quanto às esculturas de deuses, podem não existir no Secret Garden, mas ainda assim temos os ídolos dos colossus no térreo! lol

Como eu já mencionei há muitas luas atrás, os ídolos dos colossus são bem parecidos com as esculturas egípcias, como os colossus de Memnon, da imagem acima, e os de Abu Simbel:

Os colossus dos egípcios são bem mais detalhados e têm forma humana, e isso diferencia um pouco, mas a posição deles é bem parecida, ainda mais os de Abu Simbel que estão encostados na parede e enfileirados.

Enfim, como a estrutura mais importante do jogo, a inspiração de construções lendárias como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos foi muito boa, dando o ar soberano e indestrutível, além da beleza e estilo do Secret Garden.

Bem, por hoje é só galera, até quarta que vem!

Outros posts da Arquitetura de Sotc:
Arquitetura de SotC: Lago do Avion
Arquitetura de SotC: Cidade do Cenobia
Arquitetura de SotC: Fortaleza do Argus

1928 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   2001 – 1928 de 1928
«Mais antigas ‹Antigas   2001 – 1928 de 1928   Recentes› Mais recentes»