quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A arquitetura de SotC - Cidade do Cenobia!


Particularmente, o cenário de SotC é um dos aspectos que mais me faz gostar do game, atrás apenas dos colossus em si. É uma civilização inteira abandonada há muito tempo, e isso é o tipo de coisa que dá lugar à muitas ideias, que a Team ICO soube aproveitar muito bem, principalmente com a extensão das Forbidden Lands, pois assim dá pra ter vários estilos diferentes de arquitetura, algo que dá um ar único à cada ruína que vemos.

E hoje o post será especialmente sobre a arquitetura das Forbidden Lands, e as influências reais que os produtores puderam ter na hora de criá-las. Eu pretendia falar de várias arenas, mas eu comecei pela do Cenobia por ser a mais legal, e só dela já deu bastante coisa, então as outras ficam pra outro dia... XD


A cidade do Cenobia provavelmente é o lugar onde mais se nota as influências de civilizações reais. No caso, a influência veio muito das civilizações americanas, como os maias e astecas.


O templo principal onde Cenobia fica nos esperando, por exemplo, segue o mesmo modelo das pirâmides astecas e maias, com uma grande escadaria no meio e é feita de várias "camadas" até o topo. O fato de ser pequena e cercada pelas montanhas disfarça um pouco esse modelo, mas é só reparar que dá pra ver as semelhanças.

No caso de cidades mais importantes para os maias, à frente da pirâmide principal eram construídos pilares. Exatamente como fizeram na cidade do Cenobia, que também tem aquelas duas fileiras de pilares que sem dúvida aumentam muito a imponência do lugar.


As pirâmides eram usadas para a religião, como culto aos deuses, incluindo sacrifícios humanos. Isso já é algo que não dá pra definir no SotC, mas a população das Forbidden Lands também cultuava à deuses, então seria possível. Talvez o próprio Cenobia fosse a criatura adorada, é algo possível.


Além das pirâmides, os astecas também tinham um grande conhecimento na agricultura, e desenvolveram um sistema complexo de irrigação, usando aquedutos e canais. E nas Forbidden Lands a cidade do Cenobia é um dos únicos locais que vemos esse tipo de tecnologia, com vários canais de água que cercam a cidade. E levando em conta que além da cidade existe uma área vazia na arena, faria muito sentido que lá fosse uma área para plantações...


Em relação às outras construções do lugar, que possivelmente seriam casas, não achei nada específico. Mas a cidade maia de Uxmal me lembrou um pouco, pelas construções compridas que ficavam próximas à pirâmide. São mais quadradonas em relação às do game, mas o modo como elas estão na cidade lembra um pouco.


As colunas já são coisas mais genéricas, mas ainda dá pra comparar. Os maias têm até uma certa fama no quesito das colunas, pois a cidade de Chichen Itza tem um pátio com mil colunas.

As colunas do Cenobia também estão espalhadas de um jeito sem motivo aparente, e apesar de serem muito maiores, o modelo lembra um pouco os maias, principalmente as divisões horizontais.


Esse lugar da imagem é o palácio Palenque, ruínas maias. De cara o estilo já lembra muito a arena do Cenobia, sem falar naquela torre maior, que também me lembrou aquela torre que passamos logo antes de derrubar a parede da arena:

Mas, sem contar os próprios designs das construções, a cidade do Cenobia não tem nenhuma decoração, não existem esculturas e nenhuma das paredes têm gravuras ou sinais de escrita...
Já as construções maias e astecas normalmente exibem gravuras muito detalhadas, sem falar de esculturas e coisas do gênero. Talvez a Team ICO quis parar um pouco com a inspiração pra não ficar tão igual assim XP

O legal é que mesmo com as fortes influências astecas e maias, algumas coisas fazem a arena do Cenobia única, acho que principalmente o tom esverdeado cheio de musgo, que faz parecer uma coisa mais mistica(ou que veio do fundo do mar lol), e pra mim é a arena mais legal do jogo.

E antes do post acabar, uma notícia: As versões em HD do ICO e SotC agora estão disponíveis também na PSN, inclusive a brasileira, por R$64,99 cada. Pra quem prefere o formato digital e ainda não pegou, é uma boa oportunidade, além de que eles estão separados, então dá pra economizar caso só um lhe interesse.

Até a semana que vem, quando eu provavelmente postarei o especial do Kyos!


Outros posts da Arquitetura de Sotc:
Arquitetura de SotC: Lago do Avion
Arquitetura de SotC: Fortaleza do Argus
Arquitetura de SotC: Shrine of Worship

2263 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   2401 – 2263 de 2263
«Mais antigas ‹Antigas   2401 – 2263 de 2263   Recentes› Mais recentes»