quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ICO and SotC Collection - Análise!


Como falei no post passado, eu já estou com a Collection há algum tempo, e agora eu já zerei ICO, já zerei SotC algumas vezes, e...

... ainda não platinei, mas de qualquer forma já tá na hora do veredito final, então vamos à análise!

Mas antes de irmos, só esclarecendo que obviamente eu só vou analisar a remasterização, e não os jogos em si, afinal é óbvio que eu sou um fã incondicional de SotC XD


Foram praticamente 10 anos entre a versão original e a remasterizada do ICO, então em relação aos gráficos ele tem as maiores mudanças.

As cores estão com um contraste maior, deixando os ambientes mais diversificados e mais atraentes. Os efeitos também ficaram mais legais, um dos que eu mais gostei foi a chuva que aparece nos últimos momentos do game. O efeito das gotas chegando ao chão ficou bem legal, sem falar no som dos trovões, que também tá muito realista...

As únicas coisas que ainda ficaram estranhas são as que tem poucos polígonos, como algumas pedras, e as coisas que continuam sendo em 2D, como muitas árvores em volta do castelo. Mas são coisas que aparecem em poucos momentos, e às vezes até passam despercebidas...

Claro que a Collection é totalmente fiel aos games originais (embora a gente quisesse extras XP), mas pra nós que tivemos a versão americana dos games existem algumas novidades. Principalmente no ICO, pois como sabemos a versão japonesa e europeia tem muita coisa a mais...

Aliás, mesmo no ICO eu não vi as tais coisas das outras versões... eu não procurei as armas secretas porque queria zerar o jogo em 2 horas e ganhar o troféu (o que não deu certo XP), e na praia do final eu simplesmente não achei as melancias! Vai ver elas só aparecem na 2° zerada XP

Já no SotC, só tem 1 coisa que realmente é novidade, que é a câmera lenta no nosso último golpe! Pode ser meio insignificante, mas é um efeito bem legal, eu acho que dá uma emoção a mais no último momento.


Shadow of the Colossus tem apenas 6 anos de vida, e como foi lançado nos últimos anos do PlayStation2, os gráficos já aproveitavam o máximo do console. Mas com isso, um dos problemas que eram mais graves é se dúvida o "frame-rate" que caía em muitos momentos de ação.

Sendo assim, esse foi um dos focos da remasterização, e foi muito bem resolvido. Podemos estar cavalgando com Agro na frente de um colosso e levando chumbo ao mesmo tempo, que o frame-rate não sofre essas quedas.

Outro incômodo eram os cenários que carregavam enquanto a gente cavalgava. Isso eles até reduziram um pouco, mas ainda é muito comum. As montanhas, as árvores, continuam carregando só com a nossa aproximação, algo que pode ser chato muitas vezes...

Aliás, as colunas da ponte também sofrem disso, eu até achei que fosse coisa nova (lol), mas o Rehac confirmou que isso já existia no PS2 XD


Mas vamos de volta às coisas boas! Uma das coisas que pra mim mais melhorou foi a água, em muitos aspectos...

Primeiro, a movimentação dela tá bem melhor, no Hydrus não é tão notável, mas com os movimentos do Pelagia dá pra ver muito bem, tem muito mais detalhes, e parecem bem mais realistas.

E outra melhoria foi na visão debaixo d'água. Claro que não dá pra ver muito, já que não dá pra mexer a câmera direito lá embaixo, mas mesmo assim tudo que tá no nosso campo de visão dá pra ver claramente, desde a parte submersa da rampa do Gaius até os peixes do lago do Kuromori.

Na batalha do Hydrus isso é muito útil, pois dá pra ver onde ele tá indo muito mais facilmente...


Outros efeitos também ficaram melhores, como a areia, a névoa, a luz, os pêlos dos colossus, etc. A fumaça do Kuromori também está bem mais legal, eu tive a impressão de que ela ficou mais forte, dando uma impressão ainda maior de perigo...


Algo interessante é que isso fez até com que alguns personagens parecessem bem diferentes em HD. Principalmente a Queen, que tá com a pele bem diferente, e o Dormin, que não parece estar "completo", pois tem vários feixes de luz atravessando seu corpo.

E as mudanças do Wander durante o jogo são bem mais visíveis, a pele dele parece mais ressecada, queimada, é bem mais detalhado...

E além disso, outra coisa boa foi a correção de muitos bugs do SotC, como por exemplo:

Os mergulhos em lugares rasos não fazem mais o jogo resetar, a Mono tá na cena do redemoinho no final, quando os "tentáculos" dos colossus te pegam num pulo dentro d'água (lol, que bug chato de explicar XP) você não afunda, etc...


A dificuldade foi alterada em alguns momentos. Alguns colossus se balançam muito mais que na versão do PS2, e praticamente nem deixam tempo pra gente carregar a espadada...

Sérião, tô começando a pegar birra do Gaius no Time Attack Hard lol



Mas alguma coisa foi suavizada também. O Basaran, por exemplo, não começa já mandando chumbo, ele dá um tempinho, dá até pra subir no Agro, e cavalgar um pouco pra longe...

Como falei antes, infelizmente não existem os tão desejados extras, que certamente fariam a felicidade de todos nós. E os vídeos extras me decepcionaram um pouco, achei que pelo menos mostrariam coisa realmente inédita sobre a produção dos jogos, e não só coisas que já haviam sido mostradas antes...

Infelizmente eu não pude ver como fica em 3D, mas pelo menos no SotC deve ficar realmente muito bom...


Nota do KIQ:9,0

Ok, não levou 10, mas pra mim só a chance de voltar a jogar Shadow of the Colossus depois de tanto tempo já é algo AWESOME! Mas como juiz imparcial, a remasterização fica com esse 9!

Até semana que vem!

4953 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   5001 – 4953 de 4953
«Mais antigas ‹Antigas   5001 – 4953 de 4953   Recentes› Mais recentes»